quarta-feira, junho 02, 2010

Panna cotta de Nutella

English version

Nutella panna cotta / Panna cotta de Nutella

Almocei com uma amiga há alguns dias e ela pediu cheesecake de Nutella de sobremesa – “nunca comi cheesecake de Nutella na vida, mas tem que ser gostoso – tudo com Nutella é bom”, ela disse.

Bem, tenho que concordar com a Luciane, tudo com Nutella é mesmo bom – incluindo panna cotta. :)

Panna cotta de Nutella
um nadica adaptado do The Craft of Baking

- xícara medidora de 240ml

1 colher (sopa) de gelatina sem sabor em pó
1 xícara de Nutella
¼ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras (360ml) de creme de leite fresco
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de leite integral

Numa tigela média, misture a gelatina e 3 colheres (sopa) de água fria.
Em outra tigela, coloque a Nutella e o sal e reserve.
Numa panela média, leve o creme de leite e a baunilha ao fogo até ferver. Retire do fogo e despeje 1/3 desta mistura sobre a gelatina, misturando bem para dissolver. Verta a gelatina de volta para a panela e misture.
Despeje 1/3 da mistura de creme de leite sobre a Nutella e misture bem até obter uma pasta homogênea. Acrescente o creme restante e misture novamente para incorporar. Junte o leite.
Passe a mistura por uma peneira fina e divida-a entre 8 ramequins, xícaras, copos ou potinhos. Leve à geladeira até firmar, cerca de 3 horas – a panna cotta pode ser guardada na geladeira por até 2 dias, coberta levemente com um pedaço de filme plástico.
Você pode servir a sobremesa nos potinhos ou desenformá-la num pratinho (mergulhe o fundo do potinho em água fervente).

Rend.: 8 porções

27 comentários:

Tays Rocha disse...

Bom dia! Que delícia deve ser isso, agora quero fazer... heheheh. Vou fazer tua receitinha de cookies pro chá de baby da Mariana, mas vou testar antes... a minha é diferente e a sua me pareceu bem melhor. Beijos de bom feriado ;o)

p* disse...

Tudo com Nutella é delicioso! E gosto tanto de panna cotta, é lógico que vou experimentar tal coisa! huuummm... ;)

Quéroul disse...

nham!

Ana disse...

Oh God, amo panna cotta, amo nutella! E aqui ainda sao 8 da manha...
Estou com a sua amiga, nutella eh bom demais!
Ana

Salsa Verde disse...

Ficaram lindas e devem mesmo ser uma delícia!
Beijocas,
Lia.

Bá Maglia disse...

Realmente, me parece impossível não ficar gostoso! E que combinação mais delícia: panna cotta e nutella...

Thássia disse...

Nossa Patricia, que delícia! rimou....:P

Isabel Salvador disse...

Amiga que bom que deve ser com nutella excelente,bom mas bom a sério,jinhoss

Rafael disse...

Depois de quase um ano, eu tomo vergonha na cara e comento pela primeira vez!

A respeito do Panna cotta, deve ser uma delícia! Tô curioso pra testar! =)

Já que estou finalmente comentando, apenas mais um comentário bobo: uma vez houve um post com uma foto com algumas amigas suas, dentre elas a Lidiane. Tive aulas com ela há um tempo atrás. Fiquei feliz de ver que uma pessoa que gosto tanto conhecia a dona de um dos meus blogs favoritos!

Ah, sim! Eu ADORO seu blog! Encontrei-o enquanto procurava receita de cookies... e a partir daí nunca mais parei de dar uma olhada por aqui!
E eu sou viciado em cookies... adoro fazer esses biscoitinhos, mas até hoje não consegui fazer um "perfeito" (no meu julgamento...) e nem tão bonito como os seus ficam! Um dia conseguirei! =)

Abraços.

Unknown disse...

Vou testar a receita logo no feriado! ADORO panna cotta!!

Rafael disse...

Arrrg... desculpas. Confundi o blog que tinha a foto!
E este é um dos meus blogs favoritos! Confundi entre meus blogs favoritos que nunca tive coragem de comentar.

Sophia disse...

Pat, eu comi panna cotta quando morava na Italia e realmente nao tinha gosto de nada mas com nutella...yummy yummy deve ser uma delicía!!!
Beijos

Daniela disse...

Meu Deussssssssssss!!!!
Vou me jogar na Nutella!!!! :)
Nham! Nham!

Babette disse...

Panna cotta e nutella parece um casamento perfeito!!!
babette

tatiane disse...

Nunca fiz panna cotta, mas como estou na fase de sobremesas de colher, acho que vou experimentar. Achei as xícaras lindas!
beijão e ótimo feriado!

Noelia disse...

Jesuuuuuuuus! Pati, o que é isso??!?!?! I looove Nutella. Vou testar a receita assim que puder!!! Bjs e bom feriado.

moranguita disse...

que bom eu gostava de comer no pao
beijinhos

Anônimo disse...

Esqueci de pedir pra vc postar uma receita de cheese cake de nutella tb...deve ser dos Deuses..beijos..

sophia

Lulu disse...

Que delícia!

Levi Pereira disse...

Nutella??? AmOOoo
bjos

Patricia Scarpin disse...

Tays, obrigada! Espero que os cookies dêem certo!
Beijo!

Paula, espero que goste!

Quéroul, xx

Ana, agora me deu vontade de comer Nutella com pão... :)
Beijo!

Lia, obrigada!
Um beijo!

Bá Maglia, que bom que gostou, obrigada!

Thássia, obrigada! :)
Morri de rir com a sua rima. :)

Belinha, obrigada!

Rafael, obrigada pela visita - e eu sabia que não podia ser eu, não conheço nenhuma Lidiane... :)
Sem problema!

Ju, depois me conta?

Sophia, se a panna cotta for feita com baunilha de verdade fica gostosa, sim! :)
Espero que esta aqui mude o seu pensamento! :)
Beijo!

Daniela, jogue-se, sim! :)

Babette, combinaram bem, sim!
Obrigada!

Tati, as xícaras foram presente de casamento!
Beijo, querida!

Noelia, teste, sim!
Beijo e obrigada!

Moraguita, também adoro Nutella no pão.
Beijo!

Sophia, vou ter que procurar a receita! :)
Beijo!

Lulu, obrigada!

Levi, obrigada!
Beijo!

Mari disse...

Eu fiz! Recebi uns amigos em casa e fiz essa panna cotta, além de arroz doce e pão de mel. Todo mundo adorou! Obrigada pela receita =)

PS: ainda tenho uns 2 potinhos em casa, que devorarei hoje em frente à TV hehehe

Anônimo disse...

Muito gostoso.
Fiz no domingo em um almoço de amigos.
Achei que ficou parecendo um Danette de Nutella...rs
Bjos.
Gabi

Patricia Scarpin disse...

Mari, que notícia boa! Amei saber - obrigada por vir me contar!

Gabi, eba! Que bom que vc gostou da receita, obrigada por vir me contar!
Beijo!

Selma disse...

Olá Patricia,

Fazia muito tempo que não te visitava, sempre anonimamente. Mas desta vez não resisti. Estas últimas receitas dão água na boca. Sempre quis experimentar uma receita de panna cotta e agora encontrei uma perfeita. Parabéns!

Abraços,
Selma
Curitiba.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Selma! Tudo bem?
Que bom que está curtindo o blog, fico contente!
Espero que goste da receita.
Beijo e obrigada!

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Oi Pat...eu fiz esta receita e AMEEEIIII
Tá lá no blog....
Beijos