quarta-feira, junho 23, 2010

Brownies de cacau

English version

Best cocoa brownies / Brownies de cacau

Perdi a conta de quantas vezes já repeti esta receita – minha irmã de 16 anos ama estes brownies e ficou surpresa com o quão fáceis de fazer eles são quando me viu preparando-os pela primeira vez. Eles fizeram sucesso com o meu irmão e no trabalho, também. Deixei um comentário no post do Chuck em junho de 2008 – foi a primeira vez que fiz estes brownies.
Então por que demorei ume eternidade para publicar aqui uma receita tão fantástica? Porque todas as vezes que assei estes brownies eles desapareceram tão rápido que foi impossível fotografá-los. :)

Brownies de cacau

- xícara medidora de 240ml

10 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal, de preferência não muito gelada
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar refinado – usei açúcar armazenado com favas de baunilha
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 80g - de cacau em pó, sem adição de açúcar
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes gelados
½ xícara (70g) de farinha de trigo
2/3 xícara (74g) de nozes ou pecãs picadas (opcional)

Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.
Coloque a manteiga em uma tigela refratária média e leve ao banho-maria até derretê-la. Acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Em seguida, acrescente o cacau em pó e misture até obter uma massa homogênea e quente o bastante para que você queira remover a pontinha do dedo rapidamente a mergulhá-la na mistura para testar. Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.
Adicione a baunilha e misture com uma colher de pau (prefiro uma espátula de silicone). Acrescente os ovos, uma um, mexendo vigorosamente a cada adição – quando a massa estiver espessa, brilhante e homogênea, junte a farinha e misture até que você não consiga mais ver o ingrediente na massa. Aí bata vigorosamente – dê 40 boas batidas na massa usando uma colher de pau ou uma espátula de borracha/silicone. Acrescente as nozes, se for usá-las. Espalhe a massa uniformemente na forma preparada.
Asse por 20-25 minutos ou até que um palito mergulhado no centro do brownie saia úmido com um pouquinho de massa. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Retire o brownie da assadeira com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos (16 ou 25). Remova o papel com cuidado, pois estes brownies são bem úmidos.

Rend.: 16 brownies grandes ou 25 pequeninos

71 comentários:

manjericota disse...

Pat, repetiria esta receita umas 1000 vezes, sem pensar...rs

Bjo gde, Dani :)

Quéroul disse...

oba, mais brownie.
adoro. acho que copiei a maioria de suas receitas de brownie, obviamente farei esse tb.

mas ultimamente eu tenho errado o ponto dos meus: parece que eles saem um tantico menos assados do que deveriam, sobretudo no meio... teve um último que eu fiz que o meinho foi comido na colher. tava boooom, mas né?

beijo de brownie.

Ana E.G. Granziera disse...

Pat, na hora que eu vi o título, imediatamente pensei: "Ah, certeza que são da Alice Medrich, my chocolate hero!". Fui lá no outro blog e pimba! Em cheio! Se você ainda não tem esse livro, Bittersweet, COMPRE. Você vai amar. E o outro dela, o Pure Dessert tem coisinhas bem legais com limão, que você adora. :)

Bjs

levi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
levi disse...

Mais uma delícia de brownie... o de chocolate triplo é maravilhoso... imagina esse meio amargo (por causa do cacau)com noze... Jesus misericórdia!!! rsrs
bjoOos, querida.

Manoela Bertelli disse...

Deve ser muito deleciosa!!!
Preciso experimentar, e vai ser hoje mesmo =D

Karol Sales disse...

Amei o blog!

Tudo lindo! Fotos maravilhosas e o conteudo nem se fala!

Parabéns,Parabéns e Parabéns!

Um dia eu chego neste estagio de perfeição!

Karol Sales disse...

Amei o blog!

Tudo lindo! Fotos maravilhosas e o conteudo nem se fala!

Parabéns,Parabéns e Parabéns!

Um dia eu chego neste estagio de perfeição!

Ana Paula disse...

OI Pat,
Já disse por aqui umas trocentas vezes que amo seu blog! Quanto capricho!
Amo brownies de paixão, e cheguei a conclusão que não tem limites de receitas para uma pessoa fazer deles...hehehe. E lógico que irei reproduzir essa sua receita!
Uma vez disse por aqui que estava criando coragem p fazer um blog... finalmente criei! Ainda tenho muito a aprender, mas pelo menos já foi um começo!
Quando "crescer" quero conseguir fazer posts tão bonitos quanto os seus!!
Se puder , dá uma passadinha lá no meu... fiz aquele seu último bolo de maça! www.cozinhabyana.com!
Bjos!

moranguita disse...

mAS QUE maravilha puxa eu nao posso ca vir engordo com os olhos
hehe
beijinhos

Luciana disse...

Pat, qual o tamanho da forma usada?
venho sempre por aqui, adoro suas receitas de cookie e as citricas tbem.
Parabens pelo capricho.
Beijos,
Luciana

Lílian disse...

Pat, me conta seu segredo!!! Por que você trabalha o dia inteiro e cozinha coisas fantásticas que, convenhamos, suja uma louça razoável, por mais simples que sejam as receitas. Ainda se esmera nas fotos e assiste uma porção de filmes. Tem diarista ou máquina de lavar louças? Ou super poderes? hehe Tô sondando a eficiência das máquinas de lavar louças. Atualmente desejo loucamente. Abs

Paula F M disse...

;) não sei como as outras delícias duram para a fotografia! Mas ainda bem que este blog tem fotografias tão bonitas! Como sempre ando em atraso nas receitas, tenho que experimentar estes brownies, os éclairs de baixo e por aí fora! ;)

Trainee de Cozinheira disse...

Pat eu adorei a receita, meus filhos adoram Brownie, eu já faço uns que eles adoram, e vou adorar experimentar esse só com cacau em pó, parecem ótimos, mas me fala possso substituir o açúcar refinado por mascavo?, na verdade prefiro usar açúcar mascavo nos brownies que faço, bjs
Maura

Anônimo disse...

Oi Patricia
Tenho visitado seu blog quase q diariamente, e é literalmente uma inspiração para mim sua dedicação e respeito pelo seu público. Adoro sobrmesas e quero me tornar uma profissional nessa área sem perder o "Q" de caseira. Vou me aventurar pela primeira vez nos brownies com essa sua receita, depois passo para contar como foi. Um gde bjo. Kátia Aguiar.

Catarina disse...

Quero um! Manda para Portugal, vá lá!

Clara disse...

Pati, vou fazer esta receita, deliciosaaaa! ;) Queria te fazer uma pergunta: Você tem batedeira planetária? Acha que vale a pena ter uma para adora cozinhar, doces principalmente? E se sim, qual é a melhor marca nacional?

Várias perguntinhas, né?!rs Mas adoro suas receitas e suas dicas, confio na sua opinião!

Beijos e obrigada!

Clara disse...

ooops, para quem adora cozinhar!

Nicneven disse...

Eu fiz!! São maravilhosos e simples, apesar da estranheza em se fazer mais da metade da receita em banho-maria ;-)

SUELY PERES disse...

Amei seu blog e ja estou te seguindo, com certeza voltarei muitas vezes. Eu te convido para conhecer os meus também. beijinhos

http://culinariasaborecor.blogspot.com

http:/culinariadosamigos.blogspot.com

Aqui na Cozinha disse...

Patricia
Quero te chamar para uma Blogagem Coletiva, a #SOSOPERNAMBUCO. Faça um post e divulgue, todas as informações aqui: http://goo.gl/fb/uUbzg
A situação está caótica e milhares de pessoas precisando de ajuda por aqui. Peça a seus leitores p divulgar, ajudar e doar.
Beijos
Patty Martins

argas disse...

Devem ser tão bons! Vou fazer| bjinho

tatiane disse...

Pat, que sintonia! Estou com uma receita dessas para experimentar, com cacau. Só estou esperando o final de semana para distribuir alegremente as calorias, e não comer tudo sozinha.
A composição das suas fotos é sempre de uma delicadeza ímpar!
beijos querida!

Daniel disse...

Estão com uma aparencia muito boa, e.. afinal, é pela aperencia que se vê se está bom! não é?! hehe

Daniel disse...

Estão com uma aparencia muito boa, e.. afinal, é pela aperencia que se vê se está bom! não é?! hehe

Rita disse...

Estou completamente apaixonada por brownies. Vou fazer esses com certeza. Questão de dias.

:*
Rita

Deni! disse...

Oi!
Cheguei aqui meio por acaso e fiquei horas me deliciando com tanta delicadeza! Adoro quando encontro pessoas assim, com tamanha dedicação às coisas mais gostosas da vida. E aí, me refiro não só às comidinhas maravilhosas, mas à esse seu cuidado com a imagem, essa coisa que transborda de amor! Lindo, tudo! Parabéns!

GraceSnows disse...

Brownies Brownies como eu vos adoro!!!
E os seus estão o máximo!!!
Bjos

Geórgia disse...

Tenho um bloqueio com brownies, amo esse danadinho e não consigo fazê-lo, sempre fica grudado, mole no meio, ou duro demais, mas como quase tudo assim mesmo. Os seus estão perfeitos, tão bem cortados! Não consigo nem cortá-los, pois eles grudam na faca e quebra tudo. Mas, sou teimosa e vou testar essa receita. Bjs.

Milena disse...

Pati,

Era essa receita que eu procurava!!!

Qual a marca do cacau que utiliza?

Parabens pelo blog!

ameixa seca disse...

Para os dias em que precisamos urgentemente de chocolate :)

Jean Y. disse...

amo brownies!!!
haha, antes de comentar aqui, pensei: pq q agt sempre gosta de coisas gordurosas?
é uma friturinha, um chocolatinho e pronto! apaixone-se!

parabéns pelos brownies patrícia!
parecem estar muito bons!

Preta disse...

Não sei se gosto mais das receitas ou das fotos.
Lindos!
Farei com orgulho.

Beijos.
;]

Renata disse...

Pat, que brownies lindos.. E densos do jeito que eu gosto! Essa com certeza vou tentar aqui em casa!

Hoje fiz aquela sopa que você postou com o omelete.. Todos amaram, é uma delícia mesmo! Pena que foi tarde demais para tirarmos fotos.. Hahahah!

Beijão!

Roberta disse...

O querida, td bem? Ontem fiz fudge de chocolate com pimenta (postarei em breve) e meu marido perguntou a minha filha: Não é o melhor doce do mundo? ela disse não, o melhor é sempre o brownie, então advinha... essa já vai pro forno hoje...maravilhosa e simples, como as melhores coisas.parabéns
beijos.

Patricia Scarpin disse...

Dani, que bom, querida! :)
Beijão!

Quéroul, brownie de colher é delicioso! Que tamanho de forma vc usa, querida?
Beijão!

Ana, já coloquei os dois no carrinho da Amazon - e estou me segurando para finalizar a compra. Bandida! Me fazendo gastar! :)
Beijo!

Levi, que bom que gostou! Obrigada, beijo!

Manoela, obrigada! Espero que goste!

Karol, obrigada pela visita!

Ana Paula, obrigada!
O teu bolo ficou lindo, fiquei super feliz por você ter gostado da receita!
Beijo!

Moranguita, obrigada!:)

Luciana, tá lá na receita, forma quadrada de 20cm.
Beijo e obrigada!

Lílian, morri de rir com o teu comentário - menina, sou normalzinha, normalzinha. :)
Máquina de lavar louças não tenho, não, pois a minha cozinha é pequena e não comporta. Tenho uma ajudante, sim, que vai três vezes por semana em casa. Mas as gostosuras são feitas no final de semana, quando não tenho ajuda - e limpo tudo sozinha, sim. :)
Beijo!

Paula, você é um doce, obrigada! Eu dou um jeitinho de fotografar tudo antes de ser devorado. :)
Beijão!

Maura, se vc mudar o açúcar vai mudar a textura e o sabor dos brownies, não recomendo...
Beijo!

Oi, Kátia! Tudo bem? Muito obrigada pela visita!
Ah, me conta depois, sim!
Beijo!

Catarina, adoraria te mandar! :)

Clara, eu tenho uma Kitchen Aid que valeu cada centavo - uso muito!
Já as planetárias nacionais nunca usei, não saberia qual te indicar...
Beijo!

Oi, querida! Adorei te ver aqui!
xoxo

Suely, obrigada pela visita.

Patty, obrigada pelo convite, mas eu não vou publicar nada aqui não.

Argas, tomara que vc goste!

Tati, querida, que bom que gostou da foto, obrigada! Depois me conta do brownie!
Beijão!

Daniel, obrigada! A gente come com os olhos tb, né? :)

Rita, me conta depois, queridinha?
Beijo!

Deni, seja bem-vinda! Volte mais vezes! Obrigada pelo comentário tão doce - um beijo!

GaceSnows, obrigada!

Geórgia, que pena! Talvez seja o seu forno que esteja desregulado - se a temperatura não estiver correta e for constante, não só os brownies como cookies e bolos podem ficar comprometidos... :(
Corte os seus brownies com uma faca pincelada levemente com óleo.
Beijo!

Milena, usei Garoto.
Obrigada!

Ameixa, é isso mesmo! :)

Jean, nem fale! A gente adora tudo que engorda. :)
Obrigada!

Preta, muito obrigada! Faça sim!
Beijo!

Rê, que bom que gostou da sopa - amei saber! Aqueles omeletinhos ficam bons com vários tipos de sopa, eu acho.
Beijão e obrigada por me contar!

Roberta, tudo bem, e vc? Vou torcer pra sua filha gostar!
Um beijo e obrigada!

chkel disse...

acabamos de fazer um destes. obrigada! ficou ótimo! a massa fica linda!

ELIANE TAVEIRA disse...

Que maravilha!!! Linda apresentação...

Bjs,

Eliane

Tays Rocha disse...

Que delícia deve ser isso e parece mesmo muito fácil de fazer, separei aqui prá fazer na primeira oportunidade! Linkei teu blog pq gosta daqui de verdade, no Quarteto das Artes. Beijos e boa semana.

Patricia Scarpin disse...

Chkel, que bom saber - obrigada por me contar!

Eliane, obrigada!
Beijoca!

Tays, faça sim! E obrigada pelo link!

Milena disse...

Oi, Pat!

Fiz a receita!!! Muito bom e beeeem cremoso no centro, nao? E assim mesmo ou devo deixar mais tempo no forno? Achei muito bom! Nao e muito doce tb...

gde bjo,

Patricia Scarpin disse...

Oi, Milena!
Ele é bem úmido, sim, mas não cremoso - talvez um tantinho mais de forno resolvesse o problema.
Beijo!

Valentina disse...

Brownies são mágicos. adoro sempre. Tem receitas que são assim irresistíveis,né?

rapidasreceitas disse...

eu já fiz esse brownie duas vezes e ele não fica durinho, ele fica parecendo um brigadeiro, sendo que a primeira vez que eu fiz eu deixei quase uma hora no forno, eu não sei oque acontece, ele fica muuuuito gostoso, mais não fica durinho...

Patricia Scarpin disse...

Tina, tb adoro brownies, apesar de não ser chocólatra. :D

Rápidas..., não sei o que pode ser - a quantidade dos ingredientes está correta? E a temperatura do seu forno?

clara disse...

patricia todas suas receitas são lindas, sempre faço alguma, mas essa ficou assim S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L
bjuu e continue sempre assim...

Patricia Scarpin disse...

Clara, que bom saber que a receita deu certo contigo! Obrigada por vir me contar - beijo!

rapidasreceitas disse...

Pat, você não vai acreditar, você falou sobre a quantidade dos ingredientes, e eu fiquei olhando pra receita e pensando, e me toquei que eu nunca tinha feito com a receita em xícaras, e sempre em gramas,
foi batata! ficou super durinho a massa rendeu bem mais, e todos adoraram!! acho bom você dar uma revisada porque a quantidade em gramas não está correspondendo a medida em xíc., e eu usei aquelas xíc medidoras mesmo!
espero que seja uma notícia util, mais eu fiquei muito feliz em enfim conseguir fazer o brownie!

Beijos.

Patricia Scarpin disse...

Que bom que vc gostou da receita! Mas as medidas estão corretas - vc usou xícara medidora ou copo medidor?
Beijo!

Carolina Ritzmann disse...

Patricia, tenho uma pergunta.. Não tenho forma desse tamanho, se eu assar em um pirex de vidro influencia no resultado final? Seria melhor do que em uma forma de outro tamanho, não?
Parabéns pelo blog!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Carolina,
O ideal é usar o tamanho de forma indicado na receita. Vidro geralmente assa mais rápido do que metal, tem que ficar de olho para não assar demais.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Agradeço a Patrícia Scarpin por mais uma receita alcançada. Levei os brownies pra minha aula e todos amaram! Acho que ganhei pontos com a professora :)
Um beijão,
Neyara

Patricia Scarpin disse...

Neyara, querida, que bom! Isso me deixa tão feliz, viu? Obrigada por vir me contar. Beijão pra vc!

Julia C. disse...

Pat *olha a intimidade rs*,eu seempre fiz esses brownies,mas estou guardando para um amigo que só verei daqui há alguns dias e tenho medo deles estragarem.Quanto tempo duram na geladeira (embalados em papel filme) ?
Adoooro esse brownie e já fiz várias rreceitas do blog,todas deram certo. Parabéns,você cozinha muito :3

Patricia Scarpin disse...

Julia, tudo bem?
Você pode congelá-los! Embale bem em uma camada de filme PVC e depois com outra de papel alumínio, duram um mês assim. Reaqueça levemente se quiser servir morninho com sorvete).
Beijo!

Larissa Ferreira disse...

Oi Pat, tudo bom ?
Li todos os comentários e estou louca para fazer este brownie porém tenho uma dúvida : minha forma mede 30 cm , e a sua receita fica perfeito para uma forma de 20 cm , como poderia alterar as quantidades na receita para que o brownie fique com essa altura que o seu ficou ?
Ao invés de cacau em pó eu tenho aqui em casa uma barra de cacau de 180g .
Algum problema ?
beijo grande !

Temperaria - Vivian Luiz disse...

Patrícia, que receita maravilhosa, principalmente para essa época de Páscoa! Vou testar!

Laynara Voos disse...

Vou testar com tooda certeza! adoro sue blog, e acho muito delicado você sempre responder a tantos comentários! Vi que você perguntou pra uma leitora se ela usou xícara medidora ou copo medidor. Qual a diferença na receita? eu sempre faço em gramas... mas gostaria de saber.

Beijos

Laynara Voos disse...

uma peguntinha bem boba, mas fiquei na dúvida... se eu dobrar a receita. Posso assar numa forma quadrada de 40cm?

Patricia Scarpin disse...

Laynara, perguntei das medidas porque nem sempre usar xícaras pode funcionar - em gramas é muito mais certo.
Uma forma de 40cm é muito grande - provavelmente as extremidades vão assar em demasia antes que o centro esteja assado. Eu não recomendo.

Bárbara Coelho disse...

Maravilhosos! Fiz meia receita só pra provar (nunca tinha comido brownies na vida) e já acabaram (fiz ontem à tarde)! Não gosto de nada muito doce, e esses são doce na medida certa. Minha mãe, grande fã do gosto forte do cacau, irá amar!

Patricia Scarpin disse...

Bárbara, que notícia boa, menina! Tomara que a sua mãe goste, sim!
Bj!

Mari Filizola disse...

Patricia, faço essa receita ha uns bons 2 anos aqui em casa. já virou o 'brownie da mari', e todos amam. hoje fazendo pela milésima fez, me dei conta de que nunca vim aqui te agradecer pelo post! então fica aqui meu muito obrigada pela receita. e também pelo blog que sempre me inspira muito! bjss

Patricia Scarpin disse...

Mari, nossa, que notícia maravilhosa! Adorei saber que o brownie é sucesso há tanto tempo aí contigo! \0/
Obrigada a você pelo carinho e por vir aqui me contar da receita. Beijo!

Anônimo disse...

Olá Patrícia,

Fiz essa receita pela primeira vez num aniversário há três anos e eles ficaram seco e "durinho". Mais ainda assim ficaram DELICIOSOS. Mesmo "durinho" as pessoas gostaram e levaram para casa rs. Foi nesta época que iniciou meu amor pelo brownie e ainda influenciei mais umas quatro amigas. Nunca tentei fazer outra receita porque pra mim a sua é a MELHOR! E olha que eu já experimentei muito brownies por aí.
beijo,
Iara

Patricia Scarpin disse...

Iara, tudo bem?
Será que vc assou os brownies demais, ou o forno estava muito quente? Talvez seja por isso que eles tenham ficado secos. Mas de qualquer forma, que bom que vc gostou da receita! Obrigada por vir aqui me contar!
Bjs!

Andreia disse...

Querida Patricia, adorei seu brownie e todas as vezes que fazia, usava um cacau que ganhei (vindo de Ilheus). Bem, acabou-se esse cacau de Ilheus e fui comprar no mercado. Usei da marca "Gerbeaud" (cacau natural) e não ficou gostoso como ficava com o de Ilheus. Bem, fui comprar la na zona cerealista e dancei de novo. Tem algum cacau bom que vc pode me recomendar? E eu devo usar o alcalino? Me ajuda? Abraço, adoro seu blog. Demais!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Andreia! Tudo bem?
Eu uso o alcalinizado da Callebaut, acho excelente e tem um custo-benefício ótimo. Compro o pacote de 1kg, coloco em um vidro e vou usando, dura bastante. Sempre encontro na Chocolândia (no Ipiranga) e na Barra Doce (em Moema). Aliás, os chocolates da marca são ótimos e recomendo.
Bjs e obrigada pelo carinho!

Andreia disse...

Patrícia, obrigada pela sua rápida resposta...estava ansiosa. Valeu! Ótimo domingo!!!

Cristiane disse...

Patrícia, muito obrigada por compartilhar as receitas. Conheci seu site ontem e já fiz esse brownie (meu primeiro) como um carinho pro maridinho já que vou precisar viajar no fim de semana. Cozinhar é amor, né?

Patricia Scarpin disse...

Cris, tudo bem?
Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado do brownie, amei saber!
Cozinhar é amor, sim, concordo!
Beijos!

Related Posts with Thumbnails