quarta-feira, outubro 21, 2009

Brownies de chocolate com um toque de laranja

English version

Midnight chocolate brownies / Brownies de chocolate com um toque de laranja

Há alguns dias, recebi um baita puxão de orelha, bem parecido com os que a minha avó Frida adorava dar quando eu era pequena – minha mãe ficava furiosa com ela por causa disso. :D

A bronca veio da Lola, a maior chocólatra que conheço. Ela não quer saber de receita sem chocolate – e se for com banana, pior ainda! Pois Lola, querida, esta post é especialmente para você – espero que goste! :D

Adoraria saber a opinião dos meus outros leitores: qual é o sabor que vocês mais gostam de ver por aqui? Estou curiosa!

Midnight chocolate brownies / Brownies de chocolate com um toque de laranja

Brownies de chocolate com um toque de laranja
um nadinha alterado daqui

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (113g) de manteiga sem sal + um pouquinho extra para untar a forma
225g de chocolate amargo, picadinho – usei com 70% de cacau
¾ xícara (131g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de Cointreau
raspas da casca de 2 laranjas
2 ovos
¼ xícara (22g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
1/8 colher (chá) de sal

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm e forre-a com papel alumínio, com uma sobra de aproximadamente 2,5cm, formando alças. Unte o papel com manteiga, também.

Derreta a manteiga e o chocolate numa tigela média, de vidro ou metal, em banho-maria, até obter um creme homogêneo. Junte o açúcar mascavo e misture bem até dissolver. Retire do fogo e acrescente a baunilha e o Cointreau, seguidos das raspas de laranja. Adicione os ovos, um a um, e misture até incorporar completamente e a misture ficar brilhante e homogênea (neste ponto, ela também ficará mais espessa).

Peneire juntos o cacau, a farinha e o sal, junte-os à massa e misture. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície com uma espátula. Asse por 35-40 minutos ou até que estufe e quase firme – não asse demais, para não ressecar; o meu brownie precisou de apenas 25 minutos de forno. Deixe esfriar dentro da forma, sobre uma gradinha.

Levante os brownies da forma, usando as alças de papel alumínio, e corte em quadradinhos. Retire o papel cuidadosamente.

Rend.: 16 unidades

35 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Delícia Pat! Eu também sou chocólatra e por isso adoro as receitas com chocolate, mas gosto também das cítricas, das com frutas....rs
Beijos

sophia disse...

Oi Patricia, eu amo chocolate e sou muito chocolatra, (queria ser menos)e adoro esses seus brownies... gosto de ver coisas diferentes por aqui como esse bolinho divino de maça ou o bolo de banana com maracuja, coisas que nao faria sozinha.
Mas respondendo sua pergunta, sim prefiro chocolate!!!!
bjs
Sophia

Lau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lau Verrengia disse...

Humm, impossível resistir. Parece muito bom.

Meio suspeito falar, mas amo baunilha e chocolate (é o nome do meu blog) rs.
É legal ver sempre uma receita diferente, com sabores diferentes, mas se for pra escolher uma: chocolate. :D

Beijos!

Carol disse...

Eu amo brownie!! Adoro suas receitas, mas acima de tudo eu amo suas FOTOS!!! Acho todas muito "românticas"... agora me diz, qual parte da sua casa tem essa cor rosa linda?!?!?!
AHHHHH eu quero guardanapos de bolinhas assim!!! rs..
Bjos

Ah, vc viu que seu blog saiu no SCRAP mtv?!?!?! Achei o máximo!!! rs..

Fabiana disse...

Oi Patricia,
Que brownies maravilhosos!!!!
eu amo chocolate!!!
Tudo que vai o chocolate me encanta.
E também, foi graças a ele, que entrei para o mundo dos blogs.
Estava a procura de uma receita de bolo de chocolate diferente, digitei a palavra "bolo de chocolate" no google, apareceu o blog da Simone(chocolatria), daí por diante, conheci vários blogs,até chegar ao seu, que é uma delicia

Tina Lopes disse...

Ah, Pati, eu adoro chocolate mas também adoro tudo que vc faz, principalmente as coisas que me surpreendem, os sabores que eu não conheço e fico imaginando com água na boca... mas se é pra dar opinião, sinto falta de coisas salgadas. Ando assim, salgada e apimentada ultimamente.

Flávia disse...

Já que você perguntou eu gostaria que você publicasse mais receitas que não utilizem a batedeira - como essa de hoje! Eu sei que a batedeira é um ítem essencial mas sabe, né? Eu ainda não tenho uma e fico babando em umas receitas que vc publica - guardo tudo pra posteridade! hehehe

Quando comprar minha batedeira, venho te visitar pra escolher a receita da inauguração.

Mari disse...

Pat querida, sobre suas receitas, sou suspeita para falar, pois amo tudinho o que você faz aqui, seja doce, salgado, chocolate, cítrico, frutas vermelhas, caramelo... esse brownie, por exemplo, está uma perdição... chocolate e laranja é uma mistura boa demais!
Como é para escolher alguma coisa (e tendo em vista que sou de gêmeos, e ainda por cima estou grávida), me dou o direito de escolher dois tipos de receitas: tudo o que você faz com cítricos e com frutas vermelhas, me leva ao delírio total" risos..
Super beijo,

Mari

lola aronovich disse...

Obrigada, Pat! O que as pessoas não fazem pra não ter um troll nos comentários, hein?!
Não, brincadeira, claro. Eu gosto de tudo que vc coloca aqui, adoro as fotos, mesmo das coisas bananosas e limão-citianescas. E adoro o seu jeito de escrever também. Eu realmente não sou o público-alvo de um blog de receitas, porque não sou nenhum primor na cozinha e por ser muito conservadora (eu e o maridão comemos quase sempre as mesmas coisas por aqui). Sem falar que, nas sobremesas, eu sou radical. Só gosto de sobremesas com chocolate. Tá, pudim de leite, pudim de café, tudo bem. E talvez alguma coisinha com morango. Mas sou do tipo que se tiver um chocolate de um lado e uma fruta (qualquer uma, ou qualquer outro doce) do outro, eu nem olho pro outro lado.
O seu blog de receitas é o único que leio nesse segmento. E acho que ele não duraria todos os anos que tem se vc seguisse conselhos trollentos de pessoas como eu, que tem uma "one-track mind".
Mas se vc colocar mais receitas (salgadas) com queijo, eu prometo executá-las!
E o meu chocolate eu prefiro sem laranja pra contaminar, obrigada.
Vc sabe que eu te adoro, Pat!

Unknown disse...

Eu gosto de queijo. Fiz algumas das suas receitas com esse ingrediente (ricota assadac/ salada de azeitona; salada de rúculia+pêra+parmesão; coalho/haloumi com pimentão assado; salada de tomate c/ queijo de cabra crocante) e ficaram todas muito, muito boas. Resultado: + queijo, por favor! Abs, Joyce

manjericota disse...

Ola Patricia,

Esta semana fiz Brownie, não com a laranja, mas com aquele Lindt amargo com laranja, vc deve conhecer. Fica mto bom, o sabor fica parecido com Contreau. Acho q este seu deve ser maravilhoso. Gosto bastante de um toque de laranja nos doces e sobremesas. Depois de uma olhada no blog. Meu marido não gosta, mas eu sempre coloco escondida..kk

Bjs,
Dani

ameixa seca disse...

Esses brownies com toque de laranja devem ser divinos!!!
Gosto muito de receitas com frutas mas não digo que não ao chocolate :)
Mas por exemplo, faço mais depressa os bolinhos de maçã do que estes brownies. É impossível resistir à maçã e canela :)

Anônimo disse...

Não sou muito fã de chocolate. Prefiro o frescor das frutas.
Abraços,
Cláudia

Valentina disse...

Agora voce me pegou. banana e maça amiga. estamos em sintonia com os brownies. também andei fazendo os danados.fiquei so sonhando com o sabor de laranja do teu

Ana Matusita disse...

Chocolate é sempre benvindo, claro. Mas adoro suas receitas cítricas. E hoje até pensei em fazer o bolo com ganache branca e maracujá (é niver do maridão), mas acabei fazendo a receita preferida dele: torta de pêra com massa de nozes, bem boa!
Bjs

Bruna Ribeiro disse...

Gosto de receitas que levem frutas, seja como ingrediente principal ou como simples toque, como esses brownies. Ao contrário da Lola, não sou muito fã de chocolate =P

Anônimo disse...

Hahaha, tinha achado o comentário dela super engraçado, amei o post pra acalmar a braveza da Lola!
Quanto aos sabores, estou numa fase amando caramelo.
bjs
Paula

Fernanda Trapp disse...

Acho que o que me impressiona mais nos doces são as nozes, praticamente todas. Você tem uma quedinha pelas amêndoas que me encanta.
Beijos, lindos brownies!

Sabrina Romano disse...

LIMÃO, com certesa é o LIMÃO!!! Mas mais do que ingredientes eu fico louca com os seus bolos... Na semana passada tentei fazer um lindo bolo com recheio de limão, mas acabei estragando tudo... Postei exatamente sobre isso hoje no blog... Snif! Em contrspartida, os BOLINHOS CÌTRICOS foram os mais fáceis e deliciosos que já fiz; ri muito pois você comentou sobre a dificuldade de tirá-los da forma e quando espetei o palito eles saíram grudados a este... Um viva para as forminhas de silicone, às quais eu não dava o devido crédito, mas que passei a idolatrar!
Bem, finalisando, pq eu falo mais que a boca, se é para reivindicar, eu quero mais bolos com limão! Abraços!

Lílian disse...

Oh que gentileza! Já que perguntou... eu respondo. O que gosto é exatamente o assunto deste post: chocolate com laranja.
Abs

Flávia(Recife) disse...

Eu gosto de todas as receitas que você faz com produtos acessíveis!
Quando leva limão siciliano e frutas vermelhas eu fico só olhando pq deve ser delicioso mas aqui em Recife limão siciliano é um fortuna (não vou dar 10 reais em 4 limões, com licença) e não tem em canto algum frutas vermelhas pra vender... Por isso tb faço mais suas receitas de chocolate, algo que sempre acho em qqr lugar!
Tb sinto falta de algum prato salgado e/ou light .. Depois de uma temporada fazendo todas suas receitas de cookie aqui do site estou precisando perder 5kg O_O
beijo beijo, obrigada pelo delicioso site!

Anônimo disse...

Adooooro chocolate, vc já sabe,rs!!!
Mais não resisto a receitas de limão, maracujá e banana! hummm!
Bjos da Prô

Paula

tatiane disse...

Brownie está na minha fila de receitas a fazer, nunca me ocorreu de colocar álcool, deve ficar bom!
Quanto aos sabores, as frutas cítricas moram no meu coração :)

Anônimo disse...

banana, maçã e baunilha. se possível juntos, rs.
mas adoraria uma receita especial com abóboras!

Patricia Scarpin disse...

Andrea, adorei saber, querida!
Beijo!

Sophia, que bom que gostou dos bolinhos, também!
Beijo!

Lau, a baunilha é muito subestimada, você não acha?
Um beijo!

Carol, obrigada! O fundo foi feito com uma cartolina. :)
Quanto à MTV, só soube por sua causa, viu? Obrigada!
xx

Fabiana, então o bolo de chocolate é bem especial para você, né? ;)
Obrigada!

Tina, hoje vou colocar uma receitinha salgada e bem prática.
Beijo!

Flávia, eu sou apaixonada pela minha Kitchen Aid, então sempre quero uma "desculpa" para usá-la! :D

Mari, eu morri de rir contigo - pode escolher quantos sabores quiser, querida! Você pode. ;)
Beijão!

Lola, você é muito danada! :D
E me sinto super honrada por ter você como leitora, viu?
Também te adoro e te admiro pra caramba!
Pode deixar que eu vou sempre publicar receitinhas com chocolate - e queijo!!
xoxo

Joyce, tudo bem? Adorei saber que você gostou das receitas! Pode deixar que vou continuar publicando receitas com queijo, sim, pois também adoro.
Beijo!

Dani, aquele Lindt é super gostoso - na verdade, todos os Lindts são, né? :D
Ah, não entendi - o seu marido não gosta de doce ou não gosta que você publique? :D
Beijo!

Ameixa, concordo contigo - sou mais os bolinhos de maçã do que os brownies, também... ;)

Cláudia, também adoro sobremesa com fruta.
Um beijo!

Tina, tô de olho naqueles seus turnovers de maçã. E estou curiosa pra ver os teus brownies. ;)

Ana, esta torta de pêra me parece sublime!
Um beijo!

Bruna, eu prefiro sobremesas com frutas às com chocolate, também, mas não conta pra Lola. :D

Paula, a Lola é muito figura. ;)
Caramelo é bom demais, né?
Beijão!

Fernanda, tenho mesmo - amêndoas são maravilhosas!
Beijoca!

Sabrina, você é das minhas - limão forever! :D
Pena o bolo não ter dado certo... Mas se os pequeninos funcionaram, fico mais tranqüila.
Beijo!

Lílian, que bom - acertei contigo! :D
Beijo!

Flávia, as receitas com limão siciliano também podem ser feitas com o verdinho, já troquei algumas vezes, dá super certo.
Hoje vou publicar uma receita salgada.
Beijo a você, querida!

Paula, também adoro os três sabores!
Beijo!

Tati, os cítricos ainda vão dominar o mundo. ;)

Berenice, obrigada pela visita!
E baunilha - a verdadeira - é uma delícia, mesmo.
Adorei a sugestão das abóboras.

Sabrina Romano disse...

Patrícia, não se preocupe nem um pouco pois o bolo não deu certo por total desídia da cozinheira; em que pese vc tenha avisado que ele cresceria muito na batedeira, resolvi desligar a Kit muito antes do que deveria... A maldita pressa... Bjs

manjericota disse...

ai ai ai, fiz uma confusão ...kkk..
Me expressei mal. O maridao não gosta de laranja nos doces....kkkk

bju,
Dani

carladuc disse...

Oi Patricia,

Vou ter que te dizer que sou formiga daquelas que chocolate, frutas, cítricas ou não, não tem tempo feio.

Meu paladar pra doces é bem amplo e os que você publica por aqui são absolutamente tentadores!

Os potinhos de limão siciliano eu já comprovei e agora já tenho mais esses brownies na fila. Fora o panetone com pistache e cranberries que estou me organizando pra prepará-lo. :)

Eu nunca fiz brownies. Fiz essa semana blondies que a Simone do Chocolatria publicou. Adorei! Agora a combinação de chocolate e laranja nessa sua receita parece ser ótima. Acho que vou *ter* que experimentar. :)

Obrigada,

Beijo,

Priscila Beneducci disse...

Esse brownie fiquei com vontade, alias a sua linguiça assada da de 10 nas minhas, saiu linda do forno, as minhas saem horriveis de estoricadas, tai uma coisa para aprender a fazer direito com vc. Linguiça assada para mim é almoço de semana, mas esta tua ficou com cara de domingão... Que mão... Parabens Priscila

Enebreh Art Design disse...

HUM...(sempre leio, mas nunca comento, desssa vez não resisti!)adorei a receita dos brownies, Patrícia!, fds passado meu marido me faz aqui uns brownies com chocolate belga e castanha do pará tb que estavam de morrer!Chocolate será sempre o nosso favorito!Bjos e parabéns pelo bom gosto (e pelo gosto bom tb!) rsrs

cybelle disse...

Adoro todas as receitas, pena que ñ dá para fazer todas.

Anônimo disse...

Só para dizer que já fiz duas vezes esta receita e sai sempre deliciosa (diz quem come).Não dura mais de um dia em casa. Muitos parabéns pelo blog que é uma fonte inesgotável de delicias. Inês

Patricia Scarpin disse...

Inês, que notícia boa! Adorei saber que a receita deu certo pra vc, obrigada por me contar!
Beijo!

Unknown disse...

Final de ano é difícil fazer dieta ainda mais eu que sempre estou procurando na net receitas novas. Adorei essa do brownie. Acho uma boa p o natal! Tenho um blog tb.
www.ensaiosobreabeleza.blogspot.com.br. Da uma olhada la.