segunda-feira, outubro 26, 2009

Amanteigados de pecã

English version

Butter pecan cookies / Amanteigados de pecã

Cheguei das férias com uma vontade enorme de preparar alguma coisinha gostosa – vocês vão me achar doida de pedra se eu disser que estava com saudade da minha Kitchen Aid? Se acharem, por favor, não me digam. :D

Bem, a despensa estava bem vazia, por isso as opções eram limitadas – por sorte encontrei impressa uma página do site da Martha Stewart e umas pecãs na geladeira. A receita não pedia ovos, o que era ótimo, já que eu não tinha nenhunzinho em casa.

Tentei encontrar o link da receita para postar, mas só consegui esta mensagem de erro aqui. :(

Butter pecan cookies / Amanteigados de pecã

Amanteigados de pecã

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (83g) de pecãs
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/3 xícara (67g) de açúcar refinado + um pouquinho extra para polvilhar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara (140g) de farinha de trigo

Pré-aqueça o forno a 180ºC; coloque as pecãs numa assadeira de beiradas baixas e leve-as ao forno até que tostem levemente, cerca de 6 minutos. Retire do forno, transfira para um prato (para que não continuem tostando na assadeira quente) e deixe esfriar completamente. Pique-as finamente.
Forre duas assadeiras de beiradas baixas com papel manteiga.

Com a batedeira, bata a manteiga e o 1/3 xícara de açúcar até obter um creme claro, cerca de 1 minuto. Em velocidade baixa, acrescente a baunilha, o sal e a farinha, raspando as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone. Com a espátula, misture as pecãs.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa e passe-as pelo açúcar extra. Coloque-as nas assadeiras preparadas deixando 5cm de distância entre uma bolinha e outra.
Achate ligeiramente cada bolinha com o fundo de um copo (dê uma ajeitadinha nas laterais se for necessário). Polvilhe com mais açúcar e asse até que dourem, cerca de 15 minutos, girando a assadeira na metade do tempo de forno.
Retire do forno, polvilhe com mais açúcar e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 22 unidades

29 comentários:

Yvone disse...

Essa receita é facinha mesmo! Vou experimentar. Tenho uma dúvida: eu tava dando uma olhadinha em algumas das receitas do blog que tivesse limão. Mas a maioria delas leva limão siciliano, e eu só tenho o comum. Gostaria de saber se posso trocar um pelo outro e ter o mesmo resultado. Beijinhos.

Aninha Padredi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aninha Padredi disse...

Ah!! Peguei essa mesma receita numa das mini-edições da revista Claudia Cozinha.. fiz num almoço no ano passado quando a minha sogra foi conhecer meu apto novo. Fiz eles tiny-size (tipo 2cm de diâmetro) pra acompanhar o cafezinho.
Ficaram bem gostosos!
Beijocas!

Andrea Dohashi disse...

Que bonitinhos Pat, e acompanhdos de uma xícara de café é tudo de bom! Fiz a receita das lingüiças assadas e só acrescentei uma porção de shimeji refogados com shoyo! Ficaram deliciosas! Mais uma vez obrigada por compartilhar!
beijocas

Pierre Corneille disse...

Problema é comer sem parar. Uma delícia!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Adorei esta receita pelas pecãs - que amo - e pela simplicidade! As fotos ficaram belissimas, parabéns!
Léia

Joy Cerimonial disse...

Que delícia de blog!
Se me permite, vou linkar ao meu.
E se souber de alguém que faça as receitas por encomenda pra ganhar uma graninha extra (ou se você mesma faz), me avise que eu coloco um post por lá.
Estou começando, mas nunca é demais, não é mesmo?rsrs

Parabéns!

Anônimo disse...

Eu amo suas fotos!
Eu tinha marcado essa receita no delicious e o link não funciona mais, mesmo - ainda bem que agora tem no seu blog. E esses copinhos mimosos... *suspiros*

Cinthya Rachel disse...

AMO peca! ja anotei, delicia!

ameixa seca disse...

Ainda bem que não vai ovo, óptimo para quando não tiver ovos em casa :)
Ficaram com óptimo aspecto! Adoro pecãs :)

Camila disse...

Se eu tivesse uma KitchenAid tb ficaria com saudades, ainda mais se fosse a rosinha do câncer de mama :P

Fabiana disse...

Patricia,
Que amanteigados charmosos....
Sempre fico a procura de uma receita parecida com um mantecal que eu comia quando era pequena....saudades!!!
Os seus, devem estar deliciosos!
bjs

Ana disse...

Nossa Patricia, sao exatamente os mesmos cookies q eu ja postei uma vez no meu blog: http://kitchenspace.blogspot.com/2008/10/butter-pecan-cookies-i-made-these.html
Sao uma delicia nao? A professora do Matheus do ano passado amava esses cookies, depois de presentea-la uma vez com os cookies eu fiz mais umas tres vezes pois toda vez q eu a via ela comentava sobre essa receita!
Beijos!
Ana

Lua Limaverde disse...

Que ótima receita! Deve derreter na boca! :D

Gourmandisebrasil disse...

outro dia, indiquei o seu blog para duas pessoas que perguntaram sobre livros de cookie.

bjo

Carol disse...

Para variar fotos linas e receitas maravilhosas!!!
Adorei!!!

Cupcakeria disse...

Acho que a receita tá nesse link agora: http://www.marthastewart.com/recipe/butter-pecan-cookies

Tenho umas pecãs aqui e agora tô na dúvida entre esse biscoito e o pecan dreams da Paula Deen. hmmm, dúvida cruel. :P

Valentina disse...

Pat, pecas sao as minhas favoritas. nao to nem ai para walnuts..mas pecass..e pecan pie( haha..lembra??) amo..vou fazer os biscoitos. e estou apaixonada pelas fotos tambem

tatiane disse...

Agora me dei conta de que nunca comi pecã, acho que preciso consertar isso. Como sempre, as fotos estão lindas, nem na minha janela mais iluminada consigo fotos assim...

Brechó SAPATOS 35 disse...

Adorei o blog e já "favoritei"!!!!

Aiii que gostosuras....

Bjs.

Fernanda disse...

Patricia querida,
sou fã de carteirinha do seu blog e do seu talento. Como sei que você tem sempre uma receita boa na manga gostaria de te pedir uma ajuda. O aniversário da minha sobrinha esta chegando e ela pediu para que eu fizesse o bolo, mas como eu terei um dia corrido no aniversário dela e so sei receitas complicadas pensei que poderia me ajudar. Queria a receita de um bolo de chocolate que seja "rápida" e mais pra úmido do que pra fofo, e que combine com ganache de chocolate branco (que será o recheio). Espero que possa me ajudar, agradeço desde então.
Beijos, Fernanda

Evy disse...

Oi Patricia! Adoro cookies, principalmente se tiver pecas, amêndoas & cia. Eu já fiz uma receita bem parecida com essa, só que era com castanha-do-pará.

Carol Maximino disse...

Nossa tenho que te parabenizar pelo site, sempre entro mas nunca deixei um comentário! Além das receitas maravilhosas as fotos são espetaculares, sempre fico do olha na produção como esses copinhos de bolinhas que são lindos, essas coisinhas são made in USA?! Parabéns pelo capricho!
Abraços

Patricia Scarpin disse...

Oi, Yvone, tudo bem?
O resultado não vai ser exatamente igual, porque o limão verdinho é mais ácido do que o siciliano. Mas dá para substituir, sim.
Beijo!

Aninha, que idéia boa!
Beijo!

Andrea, eu adorei o toque que você deu à receita da lingüiça!
Um beijo, querida!

Pierre, é um problema, mesmo! :D

Léia, também sou doida por pecãs.
Obrigada!

Carol, obrigada!
Eu não faço para vender, não. :D

Paula, obrigada, querida!
A sorte foi tê-la impresso há um tempão, senão nem teria como postar.
Beijo!

Cinthya, eu também! Como todas, um perigo. :D

Ameixa, receita sem ovo é um achado e bem útil. :)
Obrigada!

Camila, a minha é cromada, tão linda. :)

Fabiana, espero que você goste destes!
Beijo!

Ana, são os mesmos, sim! Eu entendo o porquê de a professora dele ter ficado viciada... :)
Beijo!

Luna, derretem, sim!

Nina, obrigada!
Um beijo!

Carol, obrigada!

Cupcakeria, obrigada pelo link. Não conheço a receita da Paula Deen, mas já ouvi maravilhas de tudo o que ela faz. ;)

Tina, também sou mais pecãs a walnuts, são muito mais gostosas!
Ah, preciso fazer logo uma pecan pie em sua homenagem. :)

Tati, você PRECISA, correndo - vai amar, tenho certeza, querida!
Ah, eu tenho uma boa porta de vidro que ajuda muito, mas o Picasa ou o Picnic dão um help quando a luz não colabora. :D

Renatinha, obrigada!

Fernanda, me pegou agora. Acho que todas são boas para este recheio, mas das que tenho aqui as mais úmidas seriam a do bolo de chocolate com Coca-cola ou a do bolo de chocolate trufado. Dê uma olhadinha no índice.
Boa sorte!

Evy, a idéia de usar castanha do Pará é ótima!

Carol, estes aqui são made in UK. :D
Obrigada pela visita!

Eduardo Luz disse...

Só uma coisinha: uma Kitchen Aid foi feita pra se ter saudades!! rs
Abs.

Samanta disse...

Olá Patricia, você pode indicar um conjunto de xícaras medidoras BOM pra comprar? (marca - medidas)
se tiver algum link pra poder visualizar seria legal!

:)

(um que se encaixe nas suas receitas)

Obrigada, Sam

moranguita disse...

aqi que maravilha.
para quem tinha pouca coisa na despensa saíram uams belas bolachinhas.
ainda bem sem ovos que la em casa tambem nao nada neste momento.
beijinhos

Ana Paula disse...

Oi Patricia!

Essa sua receita é simplesmente maravilhosa!
Estava buscando receitinha para fazer para o café e me dei com essa sua. Tudo bem que eu não tinha a pecã em casa (que imagino que tenha ficado muito melhor com elas), mas substitui por nozes e ficou muito bom!
Amo seu blog! Bjocas!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ana Paula! Que bom saber que a receita deu certo - e adorei a idéia de usar nozes!
Obrigada por me contar - um super beijo!