sexta-feira, junho 05, 2009

Brigadeiro de lavanda

English version

Lavender brigadeiro

Algo aconteceu e acho que ficarei traumatizada para sempre... Não consigo mais fazer brigadeiro! :(

As últimas vezes que preparei brigadeiro a massa não firmou o suficiente para ser enrolada. E desta vez foi a mesma coisa – tive essa idéia doida de trocar o chocolate por lavanda e ficou até gostoso, mas assim que eu colocava as bolinhas nas forminhas de papel elas começavam a achatar... Nada bom. :(

Tentei salvar a receita ao colocar a massa de brigadeiro em potinhos, como fiz no aniversário da minha irmã – exceto que daquela vez era essa a intenção.

Mas ainda tenho esperança: depois de ver essas crianças muito fofas fazendo brigadeiro estou pronta para tentar de novo. :)

Lavender brigadeiro

Brigadeiro de lavanda
receita minha

1 lata de leite condensado
2 colheres (chá) de lavanda seca comestível
1 colher (sopa) de manteiga sem sal + um pouquinho extra para untar

Unte um prato fundo grande com manteiga e reserve.
Usando um pilãozinho, amasse/triture bem os botõezinhos de lavanda.
Misture o leite condensado, a lavanda moída e a manteiga numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até que solte do fundo da panela. Transfira para o prato preparado e deixe esfriar completamente.
Para servir, coloque porções de cerca de 1 colher (sopa) em mini copinhos ou tigelinhas.

Rend.: 10 porções

Lavender brigadeiro

52 comentários:

Fabi disse...

Pat, mas ficaram tão lindos assim nos potinhos!! Pra quê bolinhas quando se tem potinhos tão charmosos... Bjos!

Gina disse...

Fiquei imaginando o sabor desse brigadeiro!
Bjs.

Glau disse...

Pat, olha que maluco.. estava preparando os brigadeiros para o Quitandoca e olhei lá no cantinho um pote de lavanda e fiquei pensando que sabor ficaria.. e se ficaria bom! Vou testar..
Bjo querida e bom final de semana,
Glau

Unknown disse...

Pat,

Pra que enrolar? Eu comeria até na panela =)

Olguinha disse...

Ficaram bonitos e o feitio não interessa nada!!

Vivian disse...

Mas essa apresentação tbem fica legal. Será q vc não está cozinhando pouco o brigadeiro. Eu costumo, depois de desligar o fogo, ainda mexer por 5 minutos a massa, dessa forma ela fica bem luminosa e o brigadeiro fica durinho por fora e macio por dentro.


bjks

Manuela © disse...

Acho que o brigadeiro ainda não estava no ponto, devias deixar cozinhar mais até ficar uma massa mais grossa. Depois eu costumo untar as mãos com óleo ou manteiga para moldar os brigadeiros.

Só fiz de chocolate, mas gostei desta versão assim branquinha e com lavanda devem ficar muito perfumados :)

Margarete disse...

Pat, não falei que eu tinha virado uma viciada no seu blog. Fiz as madeleines...Não ficaram com os 'calombos', apesar de eu tê-las deixado + de 1 h na geladeira..SNif, Snif. Mas ficaram boas, tanto que a Sofia comeu 2.
Só mais uma dúvida.. Onde você encontra lavanda?
Bjs.
Margarete

cucchiaiopieno.com.br disse...

Fiquei imaginando o perfume e o sabor... voce é realmente admiravel! Bjim com karim
Léia

Mari disse...

Que sabor fantástico este brigadeiro deve ter. Beijos.

Monica Hering disse...

Sendo de lavanda pode ser qualquer comidinha...e em qualquer consistência!!! Eu ADORO lavanda!
E seus brigadeiros estão parecendo deliciosos!
A propósito, onde você encontra a lavanda? A que eu trouxe está acabando...
Beijos

Verena disse...

Bem trabalho com docinhos e principalmente com brigaideiro...Tente colocar uma colher a mais de manteiga, cozinhando até ficar bem duro, depois coloque algumas colheres de creme de leite, dá maior suavidade ao brigadiero e fica bem facil de enrolar.

Fafah disse...

Oi Patricia

Olha, é a gordura hidrogenada contida no leite condensado, para cada lata vc coloca 2 colheres de farinha de trigo , então estará resolvido o seu problema.
bj

ameixa seca disse...

Que pena terem baixado mas o sabor deve ter ficado óptimo :)

Valeria disse...

Patricia ,Linda a sua receita de brigadeiro de Lavanda!!Nunca provei lavanda em nenhum prato mas esse brigadeiro parece tentador!!
Beijinhos
Valeria
Papos de Anjo

Miriam Levy disse...

Concordo com as meninas que o segredo é o ponto, mas não gosto muito do brigadeiro puxa-puxa. Prefiro ele molinho. O que eu faço é deixar no ponto que eu gosto, passar para um prato e deixar no freezer por uns 10 minutos. Assim dá para fazer as bolinhas e manter a consistência que eu gosto.

Agora mesmo vou tirar o meu prato do freezer e enrolar, acredita?

Boa sorte!

Claudia Lima disse...

Brigadeiro ou Negrinho, como se diz na minha terra, é meu docinho favorito.
A receita que tenho manda cozinhar 10 minutos por lata de leite condensado.
Da última vez que fiz errei, pois deixei o dobro do tempo e ficaram muito duros.
Com lavanda é uma novidade!
Bjs :)

Anônimo disse...

Oi, Patrícia! Parabéns pela excelente idéia do brigadeiro de lavanda... Nós fazemos muuuuito brigadeiro aqui, especialmente meu marido, que é um profundo conhecedor de "ponto de brigadeiro", e posso te dizer com toda certeza que o ponto varia de acordo com a marca do leite condensado. Ultimamente, por exemplo, tenho comprado o da Itambé, que está com uma boa consistência, e o ponto dele é totalmente diferente de todas as outras marcas... Ele tem que sair um pouco mole da panela, pra poder ficar macio... se esperar o tradicional ponto de desgrudar da panela, ele fica horripilantemente duro! É o único até agora que tem esse ponto... normalmente acontece o contrário, como o Moça, da Nestlé, que deu uma afinada na consistência... ele, e algumas outras marcas, além de deixar desgrudar da panela, você tem que dar uma boa colherada no doce, levantar a colher e despejar do alto, de volta na panela... Se estiver desgrudando, mas o doce ainda cair tipo uma calda em fio beeem grosso, ainda não está bom. Tem que cair aos "ploft, ploft", como eu explico?? Tipo uma papa... aí sim, estará bom!! Espero ter ajudado!!!

Anônimo disse...

Aaah!! Você vai saber se o seu doce ficou mole, se ao despejar no prato, as ondinhas que se formam, desaparecerem...

Mari disse...

Pat, também não é sempre que eu acerto o ponto do brigadeiro. O brigadeiro branco (costumo colocar um pouco de leite em pó na massa) eu acerto o ponto numa boa, mas o negrinho não é sempre, e o bicho de pé então, é uma tragédia... risos... fica com o formato da forminha, todo achatado!
Como tenho lavanda dando pinta por aqui (desde que vc me viciou nela, nunca mais larguei, rsrsrs), vou fazer (pois fiquei curiosíssima sobre o sabor), mas os farei nos potinhos como vc fez, pois achei a coisa mais linda!
Super beijo

Mari

renata disse...

meus brigadeiros sempre ficam muito bons, não importa de qual tipo, com algo muito simples: eu faço num dia, e deixo ele dormir na geladeira pra enrolar no dia seguinte. :)

assim que o brigadeiro soltar do fundo da panela, eu coloco num refratário e deixo ele lá quieto até esfriar e em seguida coloco na geladeira pra ele descansar de um dia para o outro, pra estrutura dele se alinhar.

depois desse descanso, ele vira uma bolinha linda, linda. :)

monica disse...

Oi Patricia,mais uma vez obrigado pela sua imaginaçao que so nos traz coisas deliciosas!Gostaria de participar com vc tbm a minha experiencia em brigadeiros:Vc deve acrescentar duas colheres cheia das de sopa de leite em pó a esta mistura de leite condensado e margarina,nao coloque manteiga pois contem agua e desanda o ponto;vc vera q com o leite em pó ate o sabor fica melhor..Pra saber o ponto de enrolar vc deve fazer como faz pra achar o ponto de bala,ou seja,colocar um pouco da massa em um copo d´agua ai se desgrudar e fizer uma bolinha esta pronto!Pode colocar em um prato untado e esperar esfriar bem pra poder dar forma.Beijos.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog... ainda não conhecia... fiquei fã...
Esses brigadeiros devem ser uma pequena maravilha.
Bjs

Veggie disse...

apesar de achar mais fácil operar uma catarata do que fazer algo doce, confio no seu taco. vamos fazer uma corrente pra Patricia voltar a acertar o brigadeiro :)

Bibi disse...

Sinto muito pelos seus brigadeiros. Eu costumo fazer no microondas, sempre olhando. Derreto a manteiga e misturo com o cacau e só um pouquinho de açúcar, depois adiciono o leite condensado e misturo novamente. Daí coloco 2 minutos na potência máxima e depois de 1 em 1 minuto, olhando sempre, porque pode esparramar, até dar seis minutos. Se ficar mole demais eu deixo mais uns 30 segundos, ou 1 min, dependendo do quão firmes eu quero. Fica sempre bom para enrolar, suja só um pote e sempre fica muito macio (mas não pode esquecer me mexer enter os intervalos).

Vou tentar a sua receita no microondas já que já tenho tudo aqui :)
Beijinhos e obrigada por compartilhar mais uma gostosura.

casa di minas disse...

A Casa Di Minas está de portas abertas. Lá você vai encontrar receitinhas da deliciosa comida mineira, vai ver dicas de lugares incríveis nas belas montanhas e vai também poder comprar lindos teares feitos pelas mãos habilidosas das artesãs mineiras.
Venha nos visitar!!!!

Dé Tolentino disse...

Oi Patrícia! Acabei de descobrir seu blo delicioso, procurando por receita de doce em copinhos!
Estava procurando pra fazer pra minha festa de noivado...
Coloquei uma foto e seu link num post, ok?
Se tiver problema, é só me avisar que retiro!
bjsss

Dé Tolentino disse...

Oi Patrícia! Acabei de descobrir seu blo delicioso, procurando por receita de doce em copinhos!
Estava procurando pra fazer pra minha festa de noivado...
Coloquei uma foto e seu link num post, ok?
Se tiver problema, é só me avisar que retiro!
bjsss

Café Vinil Poá disse...

ÕI pati deve ter ficado uma delicia ,,, já o ponto tive essa faze do brigadeiro por incrivel que pareça.... Agora coloco uma col bem servida de manteiga ,,, deixo ele desgrudar bem da panela,,,, quando desligo acrescento meia col de sobremesa de manteiga elel fica aveludado e está super certo..... beijos e boa sorte

Valentina disse...

Pat minha querida, estou aqui me organizando aos pouquinhos e voltando as minhas visitas. ah, fiquei suspirando com esta recetia. lavanda é o meu sonho. vou agora suspirar, sonhar com este teu brigadeiro.

Patricia Scarpin disse...

Fabi, querida, obrigada! :)
Beijo!

Gina, é bem diferente. :)
Beijo!

Glau, transição de pensamento!
Beijoca!

Andreza, morro de rir contigo! Obrigada, querida!

Olguinha, obrigada!

Vivian, gostei da dica, obrigada!
Beijoca!

Manuela, eu cozinhei bastante e também unto as mãos para enrolar as bolinhas.
Obrigada!

Margarete, querida, não se preocupe! Nem todas as receitas resultam em madeleines com calombinhos - o que importa é o sabor, viu? :)
Esta lavanda eu ganhei de presente de um amigo dos EUA, mas no Mercado Municipal (SP) tem para vender.
Beijoca!

Léia, e você é um doce! Obrigada, querida!

Mari, ficou bem diferente. Obrigada!

Monica, eu usei uma importada, mas no Mercado Municipal (SP) você encontra.
Um beijo!

Verena, amei a dica! Obrigada, querida!

Fafah, eu já comi brigadeiro com adição de farinha de trigo e não gostei... :(

Ameixa, o sabor ficou bom, sim!
Obrigada!

Valeria, que bom que gostou! Obrigada!

Miriam, acredito! :)
Eu deixei na geladeira de um dia para o outro, o ponto foi o problema mesmo. Obrigada!

Claudia, eu sempre fiz brigadeiro com o pé nas costas, agora não consigo mais... :(
Obrigada!

Samara, obrigada pela visita! Eu concordo contigo sobre a marca do leite condensado, há muito tempo só o Moça dava o ponto certo, os outros eram muito líquidos. Agora vou provar o da Itambé, pois adoro o doce de leite deles. Que dicas ótimas, obrigada!
Um beijo!

Mari, a idéia do leite em pó é ótima, querida, vou testar!
Beijão!

Renata, a minha massa dormiu na geladeira, também... :(

Monica, obrigada pelas palavras tão queridas! O engraçado é que tanto a manteiga quanto a margarina contém água... Mas quando eu usava margarina não errava o ponto, talvez vc tenha razão, vou testar!
Beijos e obrigada!

STA, muito obrigada pela visita!
Um beijo!

Ivan, morro de rir contigo. Paiaço. :)

Bibi, fiz muitos anos no microondas, usava uma tigela bem alta pois a massa subia e descia várias vezes durante o tempo de cozimento. Talvez eu deva voltar a usar o microondas. :)
Obrigada pelas dicas, beijo!

Dé Tolentino, obrigada pela visita, espero que volte mais vezes! Você deu o crédito à foto, então, está tudo bem!
Beijo!

Julia, sei que você trabalha com doces, então obrigada por compartilhar as dicas comigo!
Beijo!

Tina, querida, que bom que gostou!
Beijo!

Bebela disse...

Patrícia, fiz os brownies de novo! Esperei esfriar pra tirar o papel e funcionou maravilhosamente! Uma delícia! Fez o maior sucesso! E agora lá em casa eles só pensam em brownie! hehehe
Beijos

Luciana B. disse...

Oi Pat, também vou dar meu palpite: eu coloco sempre nas receitas de brigadeiro uma colher de... mel! Fica brilhante, puxa-puxa e delicioso :)
Bom, preciso dizer que eu simplesmente ameeeeeeeeeei o video! E amei o blog que eu não conhecia. Beijos

Luciana B. disse...

Oi Pat, também vou dar meu palpite: eu coloco sempre nas receitas de brigadeiro uma colher de... mel! Fica brilhante, puxa-puxa e delicioso :)
Bom, preciso dizer que eu simplesmente ameeeeeeeeeei o video! E amei o blog que eu não conhecia. Beijos

Fernanda disse...

Patricia,
devo lhe dizer que entrei no seu blog em busca de um bolo branco (que acabei nem fazendo), e me apaixonei!!
Você está de parabens, nunca vi tanta criatividade e tanta delicadeza como a sua, até nos momentos de tirar as fotos..
Repito: você está de parabens!
Sou estudante de gastronomia e é você um dos motivos que me faz ter vontade de mostrar ao mundo que cozinhar é uma arte!

;)

Cecília disse...

Oi, Patricia. Tudo bem? Sou a Cecília e trabalho na Edelman, que é a agência de comunicação da Jorge Zahar Editor. Acho que você vai gostar de conhecer o mais novo lançamento da editora, "Elementos Culinária de A a Z - técnicas, ingredientes e utensílios". É um livro sob medida pra deixar sua comida mais em forma, com dicas práticas para refinar as técnicas na cozinha.
Se quiser conferir, esse é o link do livro http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1233
Um abraço!

Unknown disse...

Patricia, tenho uma receita muito boa de brigadeiro (na verdade serve de base de massa para muitos docinhos) e esta receita não falha nunca, nunquinha!!! Vamos lá:
1 lata de leite moça
1/2 lata de creme de leite (sem soro)
1 colher sopa cheia de margarina
2 colheres de sopa de chocolate em pó (no caso de brigadeiro, não recomendo achocolatado com açucar e sim o chocolate em pó purinho, aquele dos frades)
e... o segredo supremo para um docinho facil de enrolar e que derrete na boca: 1 colher cheia de farinha de trigo.

Não se preocupe pq não vai ficar com gosto de farinha. Bom, misture todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso, outro segredo meu, uso uma panela de pressão de aluminio para fazer isso, não uso panelas pretas pq as vezes elas soltam tinta. Quanto mais grosso for o fundo da panela mais macio fica o doce. Mexa todos os ingredientes até ganhar o ponto desejado (mole para copinhos, mais grosso para enrolar). Alguns detalhes: esta receita não empelota, os docinhos ficam com uma casquinha levemente durinha e com o meio que derrete na boca. Minha avó ensinou a minha mãe que me ensinou, usamos esta receita a pelo menos 30 anos...e nunquinha deu errado. Amo seu blog, todo dia venho buscar uma receitinha pra fazer em casa. Beijos enormes. Keli

Simone Izumi disse...

Arrebatou...o meu coração!
Brigadeiro de lavanda...que coisa mais linda, perfumada e tenho certeza que deliciosa também!
Quero fazer!!!
bjocas,
si

Simone Izumi disse...

Arrebatou...o meu coração!
Brigadeiro de lavanda...que coisa mais linda, perfumada e tenho certeza que deliciosa também!
Quero fazer!!!
bjocas,
si

manjericota disse...

To curiosa pra saber o sabor dele, deve ser mto mto bom!

Bjs
Dani

Sarah Abreu disse...

Oi, Patrícia. É a primeira vez que comento aqui, mas tenho vindo fazer visitas com frequencia. Adoro suas receitas e seu jeito de escrever. eu, por minha vez, estou tentando começar um blog, comecei, mas ainda engatinha! :)
Estou adentrando o mundo dos doces profissionalmente e apanhando muito! Mas adorando! hahaha, mulher de malandro, eu???

Bom, tudo isso para dizer que adoro seu blog e que fiquei curiosíssima para fazer esse brigadeiro. Difícil vai ser achar lavanda!

Beijos

Flavinha disse...

Pat!
Que show!
E quem vai se importar em enrolar um brigadeiro desses? Ai, ai... Eu queria fazer esta receita neste 12 de junho, dia dos namorados... Será que eu encontro lavanda comestível aqui em BH? Vou procurar!
Só tem receitas maravilhosas aqui! Fiquei um tempo afastada do meu blog e até da net, agora nem sei por onde começar! Mas fica claro que vale a pena voltar!
Beijocas

Marcia Rosa disse...

Patricia, ficaram charmosíssimos os brigadeiros cremosos...eu paguei para aprender a fazer brigadeiros e a receita é bem diferente da original, mas não tem erro e fica com uma textura ótima para enrolar:
01 lata de leite condensado
100ml de creme de leite de caixinha
01 colher rasa sobremesa de manteiga
a mesma medida de farinha de trigo
03 colheres sopa de chocolate em pó(eu uso o concentrado 50%cacau)
Peneire os ingredientes secos, junte o restante e misture bem antes de levar ao fogo. O ponto é o mesmo do tradicional, mas deve descansar em geladeira por pelo menos 03 horas. Aprendi com a Diva Simone a molhar levemente as mãos com água, para enrolar. Se quiser tentar, fica aqui a receita.
bjs

Unknown disse...

Olá !!!
É minha primeira vez no blog, e já estou adorando... apesar do regime pesado, já estou pensando em dar um pulinho ali na cozinha pra fazer uns cupcakes de chocolate pra animar o final de semana gelado !!!!!!
Quanto ao brigadeiro, o meu fica ótimo... mas a ultima vez que fiz, em um momento de bobeira, queimei muuuuuuito feio o dedão da mão esquerda !!! 3 semanas de curativo, uma bolha gigaaaaaaaante e uma dor inesquecível...acho que vou demorar mais uns meses pra perder o trauma e fazer brigadeiro de novo !
Parabens pelo blog, as receitas e fotos são de dar agua na boca !!!

Andrea Gatti; Le Delice disse...

olá!
primeira vez no seu blog!!
to achando fantastico..e a interação de todos..maravolhosa!!
vou inclui-la no meu blog tb, daia companho suas alquimias!
bjs e parabens!

Unknown disse...

Não desiste, Paty! Faz assím, ó: deixa um pratinho no freezer antes de começar o brigadeiro e vai pondo montinhos de brigadeiro nele até chegar na consistência que vc quer...O soltar da panela deve acontecer quando vc inclina a panela e a massa escorrega. Outra dica é perceber a massa mais dura, o braço começa a doer...também se formam ondinhas. Parabéns pelo blog!

Bjo

www.palatavel.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marcel, tudo bem?
Obrigada pelas dicas, mas talvez vc não tenha entendido o post - foram algumas vezes de fracasso, pois a vida inteira eu fiz brigadeiro sem o menor problema.
De qquer forma, obrigada!

Amanda Carbone disse...

Ola primeiramente parabens pelo seu blog ele é maravilhos. Estou precisando muito da sua ajuda. Sou Cookie designer e estou precisando desesperadamente comprar a lavanda e nao sei onde encontrar. Moro no Rio de Janeiro e preciso que seja um local que entregue. Vc poderia me indicar algum local? Grata

Patricia Scarpin disse...

Amanda, a minha lavanda eu trouxe de fora do Brasil. Vc já tentou o site da Bombay Temperos?
Boa sorte!

Unknown disse...

Onde eu encontro lavanda comestível para colocar no brigadeiro???

Patricia Scarpin disse...

Debora, no Mercadão Municipal tem. E talvez vc encontre na loja online da Bombay Temperos.

Anônimo disse...

Esse Mercado Municipal é no Rio? EU procurei no site Bombay Temperos e nao encontrei... Adoro as receitas de lavanda mas não encontro-a para comprar no Rio.