Duas coisas esta semana me convenceram a confiar mais nos meus instintos.
Vira um teaser de “O Lutador” havia vários meses e pensei: “meu tipo de filme”. Um diretor que admiro profundamente – Julia Roberts ganhou todos os prêmios naquele ano, mas eles deveriam ter sido entregues à Ellen Burstyn – e o ator de um dos mais gloriosos momentos do Alan Parker (um dos meus filmes favoritos. Não dá pra dizer o quanto amo o danado).
Só que posso dizer é obrigada, Sr. Aronofsky. Obrigada por um dos melhores filmes que já vi. Obrigada por duas horas de drama, poesia e todos os tipos de sentimentos. E obrigada por NÃO deixar o Nicolas Cage ficar com o papel.
A outra surpresa boa é relacionada ao assunto comida. Ao ver o sorvete de pistache da Ana Elisa soube na hora que teria de fazê-lo – era a minha cara.
Finalmente pus a mão na massa no feriado e o resultado foi um sorvete ao qual simplesmente não consigo resistir. Absurdamente delicioso.
Ana, obrigada. Agradecê-la 100 vezes não seria o bastante. :D
Sorvete de pistache
- xícara medidora de 240ml
1 ½ xícaras (200g) de pistaches crus, sem casca e sem sal
3 ¾ xícaras (900ml) de leite integral*
4 gemas
¾ xícara + 2 colheres (sopa) – 180g - de açúcar refinado
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ colher (chá) de sal
Coloque o leite e os pistaches em uma panela e leve à fervura, reduzindo o fogo para mínimo e deixando ferver por 3 minutos, mexendo com uma colher de pau para que a espuma não suba. Desligue o fogo, cubra e deixe em infusão por 15 minutos.
Bata a mistura no liqüidificador (com cuidado, pois misturas quentes tendem a "explodir" no liqüidificador) até que fique homogêneo – tampe o liqüidificador e remova a tampinha central. Cubra a tampa maior com um pano de prato dobrado e então bata a mistura. Isso impede que haja um acúmulo de vapor dentro do copo.
Forre uma peneira fina e grande com um pano para queijo e coloque-a sobre uma tigela grande. Despeje a mistura no pano e deixe que ela escorra por uns 10 minutos. Junte as pontas do pano e esprema a massa verde restante, para retirar todo o líquido, totalizando cerca de 2 ½ xícaras (600ml) de leite de pistache.
Bata as gemas e o açúcar em uma tigela separada, até que fiquem homogêneas e amarelo-pálido. Reserve.
Coloque o leite aromatizado numa panela e volte a aquecê-lo, até quase começar a ferver. Desligue e despeje cerca de ¼ do leite sobre as gemas, misturando bem até que fique homogêneo. Misture o resto do leite devagar, e então retorne tudo à panela.
Aqueça a mistura sob fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até que ela engrosse e, ao passar o dedo nas costas da colher, o rastro de creme fique firme, sem escorrer imediatamente. Não deixe o creme ferver.
Passe o creme pronto por uma peneira em uma tigela, junte a baunilha e o sal, misture e leve à geladeira semi-tampado por 4 horas ou durante a noite.
Prepare o sorvete na sorveteira e leve ao freezer por mais umas 4 horas para atingir a consistência perfeita.
* substituí 1 xícara de leite por 1 xícara de creme de leite fresco que estava para vencer e implorando para ser usado. :D
Rend.: aprox. 1 litro