sexta-feira, outubro 24, 2008

Friands de chocolate branco, pecãs e especiarias para o Sugar High Friday

English version

White chocolate and pecan spice friands

Ou, “o pobre friand solitário”. Porque o da foto foi o único que consegui desenformar – todos os outros 6 ficaram grudados nas forminhas! :(

Acabara de receber o livro pelo correio e procurei por uma receita envolvendo especiarias (o tema do Sugar High Friday). Havia meses que queria preparar friands e o evento seria uma ótima desculpa (como se eu precisasse de alguma desculpa para cozinhar...)

Minhas forminhas para brioche, novinhas em folha, pareciam perfeitas para um bolinho tão delicado. Pena o meu plano não ter dado certo. Realmente untei as danadas pra lá de generosamente, mas...

Estes friands são muito saborosos e bem macios. Deveria ter deixado de fricote e usado a minha forma de muffins.

O meu post vai para o Sugar High Friday, um evento doce e delicioso criado pela Jennifer e desta vez hosted pela gentil e talentosa Anita, que acaba de publicar um livro!

White chocolate and pecan spice friands

Friands de chocolate branco, pecãs e especiarias
doLittle Cafe Cakes

- xícara medidora de 240ml

100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
100g de chocolate branco, picadinho
1 xícara de pecãs moídas
6 claras, levemente batidas
1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de pimenta da jamaica moída

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte bem – bem mesmo – 10 forminhas de bolinhos individuais ou muffins.
Coloque a manteiga e o chocolate branco numa tigela e derreta-os no microondas, por 1-2 minutos em potência média, mexendo em intervalos de 30 segundos – cuidado para não deixar a manteiga queimar, pois ela derreterá antes do chocolate; se preferir, derreta os ingredientes em banho-maria.
Junte todos os ingredientes numa tigela grande e misture para incorporar (não mexa demais). Coloque a massa nas forminhas, enchendo um pouquinho só mais do que a metade. Leve ao forno por 25 minutos.
Deixe os friands nas forminhas por 5 minutos e depois desenforme-os sobre uma gradinha.

Rend.: 10 unidades – fiz meia receita e consegui 7

23 comentários:

Glau disse...

Pat, que coisa mais linda!

Letrícia disse...

Ai, que judiação, terem grudado nas forminhas. Fiquei curiosa quanto à combinação de chocolate branco e especiarias.

Beijos!

Axly disse...

Oh dó não terem saido das forminhas.
Mas esse ai ficou lindão e como você disse que ficaram gostosos, então valeu a pena^^
Kisss!

Silvinha disse...

Que pena que grudaram, pois o que saiu mostrou como ficaram macios. Devem ter ficado deliciosos, que combinação otima!

Beijo e bom final de semana!

Téia disse...

Ficaram lindos, adoro chocolate branco e com especiarias, entaõ...hum... Ah, que peninha que não foram todos desenformados. Eu comeri aos pedaços de bom grado. Hehehe. Bj querida.

Claudia Lima disse...

Eu fico furiosa quando isto acontece. Uma vez não consegui salvar nenhuma empadinha, pq todas grudaram.
Ficaram deliciosas, mas feinhas. A culpa foi minha, não quiz untar as formas perfeitamente.
Que pena que grudaram. Será que é pq as formas são novas? Mesmo assim ficou bonito e certamente delicioso!
Boa sorte no evento!
Bjs :)

Paladares da Isa disse...

Adoro pecãs e todos os bolinho ou doces que sejam feitos com essa nozes.

Mas aqui em Portugal não consigo encontrar á venda....

Bjos

Mari disse...

Pat minha flor, aconteceu o mesmo comigo com aqueles bolinhos de lavanda!! E também usei as forminhas de brioches.. grrrr... muito bem untadas!!
O único q desnformei foi tbm o da foto, o q nao impediu q ficassem deliciosos, e fossem devorados em questão de minutos!!
Estes teus friands estão um arraso! Chocolate branco e especiarias são uma combinação maravilhosa, e você, como sempre, arrasa demais da conta!!!
Beijos querida, e ótimo fim de semana pra ti!!

Cris disse...

Mas isso acontece com todo mundo pelo jeito né. Ainda bem que nossas macros conseguem captar a beleza de um solitário tão bem. Quanta dica boa neste boa Pat. Bom final de semana para você!

Simone Izumi disse...

Oh não! Bolinhos grudados na assadeira!!!"Detesto muito tudo isso"...
Pelo menos este da foto está perfeito e apetitoso!!!Bjs!!!!

Andrea Dohashi disse...

Em compensação oque você conseguiu desenformar ficou lindo!
Eu não fiz friands ainda, mas estou tentada!
beijos.

Laurinha disse...

:( ....
Que pena...
Fiquei pensando... algumas receitas de friands recomendam que a 'massa' seja colocada na geladeira, por 1-2 horas, depois, direto pra forminha e forno... alguns que fiz (da Valentina) seguem este procedimento...
será que ajudaria? (lembrando que calombinho de madeleines só se geladeira antes...?)

Adorei as forminhas de brioche!!!!! Muito chique! vou ver se tenho coragem de comprar... (pq depois de usar, acho que vou chorar para lav´-las...)

Beijinhos

Valentina disse...

Pat, nem preciso dizer que adoro friands pois já o sabes. Sao a minha verdadeira adoracao. Delicados, com classe..sem excesso de açúcar.Fiquei surpresa ao ver que comprastes o livro da Julia le clerc. adoro as coisas dela.tenho todos os livros. das poucas vezes em que lhe mandei emails ela sempre respondeu muito atenciosamente. ja fiz varias receitas deste livro.espero que o curtas bastante.

Valentina disse...

Perdão, Julie le clerc.

Vivian disse...

eu fico possessa quando isso acontece comigo... mas... dos males o menor, pelo menos deu pra comer direitinho e apreciar o sabor

bom domingo

bjks

Patricia Scarpin disse...

Glau, obrigada!

Lê, morri de dó, também. :(
Beijo!

Axly, você tem razão. :)
xx

Silvinha, eu adoro chocolate branco, sou suspeita!
Beijos e ótima semana para você!

Téia, também adoro chocolate branco!
Beijo!

Clau, acho que todas nós já passamos por isso, né? É tão frustrante!
Beijo e obrigada!

Isa, eu fiquei animadíssima com a receita justamente por amar todos os ingredientes. :)
Tem certeza de que não encontra? Já vi receita com pecãs em blogs portugueses...

Mari, ah! Que raiva que dá, não?
Beijoca e ótima semana para você!

Cris, querida, é isso sim. É parte da vida das bakers. ;)
Beijos e ótima semana!

Si, também detesto! :S
Beijoca!

Andrea, foram os meus primeiros e não serão os últimos! :)
Beijos!

Laurinha, vou ficar atenta para isso da próxima vez - obrigada pela dica!
Ah, eu deixei as forminhas de molho numa tigela grande com bastante água e foi fácil lavá-las, viu? Não desanime. ;)
Beijo!

Tina, pois é, quem me apresentou a ela foi você, querida. :)
Quero fazer outras receitas do livrinho, tem coisas ótimas lá.
Beijo!

Vivian, pois é, e pelo menos consegui fotografar um, né?
Beijo!

Flavinha disse...

Nunca fiz nem comi friands... A receita parece deliciosa! Vou ver se experimento logo! Tomara que eu consiga desenformar! Hehehe!

Beijocas

Veggie disse...

vc queria preparar há meses e eu nunca ouvi falar...
ainda aguardo sua doçaria pra corrigir essas falhas.

Gabys disse...

Estou usando esse espaço de forma errada, mas me perdoe não quis instalar o programa de e-mail ( muito chato ele), enfim. Por favor me socorra, garanto que vc como moradora de SP, já deve ter ido em uma UD da vida ou parque de diversões, daqueles de rua. Neles a gente encontra FAVO HOLANDES, por favor acho que terei um filho com cara de favo holandes (não estou grávida). Se vc desconhece, me avise que continuarei minha saga pela receita desta delicia, que pode até ser confundida no aspecto com waffle, mas que ao contrario dele é composta de uma massa firme, tipo sonho sonho ou brioche. Please.

Clumbsy Cookie disse...

Adoro friands, penso que em português também se podem chamar financeiros. Com essse sabores todos que lhe pusestes tenho a certeza que estão maravilhosos. pena que os outras não sairam das forminhas, mas eu comia-os com uma colher, ahahah!

laila radice disse...

hummm coisa boa...só de pensar na delicia q deve ser...perdoa o fato d eterem grudado né???

bjs

Patricia Scarpin disse...

Flavinha, use forminhas de muffin, que não têm tantas reentrâncias!
Beijo e boa sorte!

Ivan, já te disse que serás VIP, né? ;)

Gaby, sei de que você fala mas não tenho a receita! :(

Rita, sei que eles também têm o nome de financiers em inglês, mas não sabia do nome em português, obrigada!

Laila, querida, da próxima, acerto. :)
Beijo!

Gabys disse...

Obrigada continuarei minha saga.