terça-feira, outubro 28, 2008

Biscoitinhos de tangerina

English version

Tangerine meltaways

Sabem quando algo cisma com algo e é impossível esquecer? Depois de assistir a esse filme – um dos mais lindos que já vi – a trilha ficou tocando na minha cabeça por semanas.

O mesmo aconteceu quando vi os cookies de limão da Jen – eu tinha que fazê-los. TINHA. Mas meus limões tinham acabado (juro que não os tinha usado em caipirinhas). :)
Havia, sim, tangerinas, que deram um final feliz à minha vontade de preparar biscoitinhos cítricos.

Usei esta receita e, apesar de contente com o resultado, achei que os biscoitinhos ficaram mais gostosos sem a cobertura.

Tangerine meltaways

Biscoitinhos de tangerina

- xícara medidora de 240ml

Massa:
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
raspas das cascas de duas tangerinas
3 colheres (sopa) de suco de tangerina fresco
1 colher (sopa) de baunilha
1¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
¼ colher (chá) de sal

Cobertura:
1 colher (sopa) de suco de tangerina fresco
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, peneirado
½ colher (sopa) de manteiga sem sal, derretida e fria
açúcar de confeiteiro, extra

Cookies: numa tigela, peneire a farinha, o amido de milho e o sal; reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro até formarem um creme homogêneo. Acrescente as raspas e o suco de tangerina, a baunilha e bata. Junte os ingredientes peneirados e misture para incorporar. Divida a massa em duas partes iguais e coloque-as em pedaços separados de papel manteiga. Com a ajuda de uma régua ou espátula grande, formate a massa num tronquinho e embrulhe com o papel; leve à geladeira por 1 hora.

Pré-aqueça o forno 160ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Corte os tronquinhos em fatias de 5mm e coloque-as nas assadeiras preparadas. Asse por 12-15 minutos e deixe esfriar nas formas – os biscoitinhos não ficarão dourados, apenas firmes.

Faça a cobertura: misture o suco, o açúcar e a manteiga. Cubra os biscoitinhos com o glacê e deixe secar por cerca de 1 hora. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Rend.: 24 unidades – consegui 32

21 comentários:

Mari disse...

Pat minha querida, estou louca para ver este filme!! Adoro a história da Pocahontas (no filme da disney eu chorei feito criança), e imagino como o filme é lindo!!! Vc TINHA que fazer os biscoitos da Jen... e eu TENHO que fazer os teus... nunca comi biscoitos de tangerina, mas gosto tanto da fruta, que vou comprar um montão... e fazer biscoito e bolo.. kkkkk, ó o exagero em forma de gente aqui!
Além de parecerem perigosamente deliciosos, ficaram lindos de viver, como tudo o que vc faz!!
Beijos, flor.

Andrea Dohashi disse...

Sabe que eu ando numa fase vontade de comer tudo Pat?
Pronto, vir para querer! rs
Beijos.

Tina Lopes disse...

Ah, vou atrás desse filme porque já não é a primeira vez que vc elogia. E esses biscoitinhos, hein, sem comentários.

Marula disse...

Pat, não conheço o filme, mas já anotei a dica! E o biscoitinho? Humm, suas receitas tão delicadas, tão especiais, adoro!

Beijocas!

Silvinha disse...

Tinha de ser você a fazer um cookie de tangerina! Adorei!

Beijo!

Marie Jeanne Sermoud disse...

Já disse que esse seu blog é pura tentação? rs... Minha dieta corre perigo a cada vez que venho aqui.

Beijo!

Simone Izumi disse...

Pat,
o meu vício por limões sicilianos eu devo à você (sim, isso é um elogio e não uma reclamação!!!!rs, pois agora os amo e não vivo sem).
esses biscoitinhos com laranja devem ter ficados de uma delicadeza....
bjoo
si

Goreti disse...

Pat, to aqui fazendo uma degustação virtual...faça um bolo de tangerina e por meio dele to tentando chegar na delícia deste biscoito, mas o virtual será por pouquíssimo tempo. Um arraso!

Beijos!!!

Claudia Lima disse...

Eu nunca provei,mas imagino que sejam fantásticos! É uma ótima sugestão!
As tangerinas daqui são muito ruins, eu nunca compro.
Bjs :)

laila radice disse...

aii eu opto mtas vezes pelas casquinha das tangerinas...dão um sabor td especial... e os biscoitinhos estao lindos...adoro qdo ficam branquinhos!!bjs

Flavinha disse...

Hummm! Que delícia!

Fiz poucos biscoito até hoje, mas nunca fiz um com açucar de confeiteiro... Devem ficar mais levinhos e macios, né?

Beijocas

Neyma disse...

Ola querida,
Porque não participa do Desafio de biscoitos do http://delishville.blogspot.com/ com seus lindos biscoitinhos de tangerina?
Vai fazer o maior sucesso!!
Beijinhos

Axly disse...

Fiquei apaixonada por esses cookies e minha sorte é quem tem umas tangerininhas lindas na minha cesta...
Kisss^^

Dani Bros disse...

Pat esse biscoitinho mexeu comigo e muito!! São maravilhosos e eu quero!!
Bjks

Patricia Scarpin disse...

Mari, o filme é lindíssimo mas não é tão romanceado quanto o desenho. Mostra o que aconteceu com ela depois da partida do Smith.
Beijo!

Andrea, meu marido brinca comigo e diz que sou "zoiúda" - tudo que vejo, quero experimentar... :)
Beijão!

Tina, vou ficar te perturbando até você ver. :)

Marula, os biscoitinhos ficaram bem levinhos!
Beijo!

Silvinha, e não é, querida? :)
Beijão!

Marie, e eu adorei te ver aqui!
xx

Si, eu fiquei foi feliz sabendo disso!
Agora vou te viciar em todos os outros cítricos, deixa comigo. :)
Beijoca!

Goreti, agora eu quero um bolo de tangerina, também. :)
Beijo!

Claudia, que pena! :(
Use laranjas!
Beijos!

Laila, eu preciso fazer aquelas suas casquinhas cristalizadas!
Beijão!

Flavinha, bem levinhos, sim!
Beijo!

Neyma, vou ver!
Obrigada por me avisar!
xx

Axly, olha só que coincidência boa. ;)
Beijo!

Donna Dani, faça que você vai gostar!
Beijo!

Lourdes Mariano disse...

Olá! Não sei como vim parar no seu blog (pra variar, sempre faço isso rs), mas adorei! Esses biscoitos de tangerina me parecem divinos, ñ sou boa de cozinha mas minha irmã é rs, vou passar pra ela e adorei tb as outras receitas.
Obrigada por compartilhar!!

Laurinha disse...

Pat, então é melhor só polvilhar confeiteiro?

O aroma das tangerinas ficam tão gostoso... adoro fazer E comer bolachinhas, só não faço muito pq senão...

Vou guardar para experimentar!

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, eu preferi sem o glacê, mas os da foto estão com o glacê e o açúcar. Depois me conta, querida?
Beijo!

Anônimo disse...

ah, meus biscoitinhos ficaram duros, secos e definitivamente non-meltaway. também não consegui fazer o 'tronquinho' - ficaram com formato de coisa nenhuma. e minha cobertura não funcionou. e sujei panelas demais. e as raspas ficaram muito grandes. e quase enchi a lixeira de cookies de tangerina. haha. ah, patrícia, sei que gosta de histórias culinárias de sucesso, mas tive que compartilhar da minha frustração. oh well.
além do componente na frente do fogão, alguma idéia do que possa ter feito sair tão errado assim? ._.

Patricia Scarpin disse...

Eve, eu gosto de quaisquer histórias, e não apenas as de sucesso - também já tive os meus fracassos!
Realmente não sei o que pode ter dado tão errado assim, para nada funcionar, nem a cobertura... Se você me der mais informações, podemos tentar descobrir juntas. Os seus ingredientes estavam em temperatura ambiente, em especial a manteiga?

Valentina disse...

Amiga, que delícia. e vou fazer pois no momento tem muita tangeria por aqui.bjocas