Já li que a comida tem o poder de unir as pessoas. Acho que é verdade: várias comemorações envolvem família e/ou amigos ao redor de uma mesa. E nem precisamos de uma data pré-estabelecida – receber os amigos para jantar sem nenhum motivo aparente é igualmente gostoso.
Eu e o João consideramos nossos almoços de domingo algo muito especial. O trabalho e o trânsito doido de São Paulo nos mantêm distantes durante a semana e quase não há tempo para cozinhar. É por isso que adoro preparar comidinhas, pães e doces no final de semana – minha idéia de diversão. Tenho sorte de o marido compartilhar isso comigo.
Dias úteis são para as coisas que tenho que fazer, por isso os finais de semana são para as coisas que quero fazer. Quero me divertir. Fazer macarrão enquanto o João tira fotos é diversão? Podem apostar que sim!
Nós rimos feito duas crianças e no final da nossa empreitada culinária havia farinha de trigo até no teto da cozinha. Depois de tudo isso, ainda comemos macarrão fresquinho no almoço. Um domingo muito do bom, se querem saber a minha opinião.
Esta é a minha contribuição para o Weekend Herb Blogging, desta vez hosted pela doce Kalyn, que criou o evento.
Macarrão feito em casa com bacon e orégano fresco
da Donna Hay magazine
- xícara medidora de 240ml
400g de lingüine, fettuccine ou outra pasta longa que preferir
1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva
¼ xícara de folhas de orégano fresco
2 colheres (sopa) de alcaparras conservadas em sal, lavadas e escorridas
2 dentes de alho, em fatias finas
60g de manteiga sem sal, derretida
1/3 xícara de azeite de oliva, extra – usei um pouco menos
fatias de bacon fritas, para servir
parmesão ralado, para servir
Cozinhe o macarrão numa panela grande, com água salgada fervente, até ficar al dente. Escorra, leve de volta à panela e mantenha quentinho.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira grande antiaderente em fogo alto, acrescente o azeite e as folhinhas de orégano e frite por 30 segundos ou até as folhinhas estarem crocantes. Retire-as do azeite e escorra em papel absorvente.
Junte as alcaparras e o alho ao azeite e cozinhe por 1 minuto ou até que tudo fique crocante, também. Despeje estes ingredientes sobre o macarrão, adicione a manteiga e o azeite extra e misture.
Divida em 4 pratos e polvilhe com o orégano e o parmesão. Arrume o bacon ao lado do macarrão e sirva.
Rend.: 4 porções
23 comentários:
Pat, tenho uma amiga que fica 'horrorizada' quando eu digo que na cozinha eu me distraio, as preocupações e aflições ficam 'adormecidas' enquanto eu brinco na cozinha.
Durante a semana cozinho por necessidade, no final de semana, por distração, prazer, divertimento...
Fazer massa em casa é ótmio! Uma delícia!
E o orégano fresco é muito bom, super suave... deve ter ficado ótimo!
Agora, o brinquedinho para fazer a massa é o máximo, hein! :DDD
Beijinhos
Para mim cozinhar é uma diversão, e fazer massa fresca é das coisa que me dá mais prazer.
Imagino que bom que deve ter sido esse almoço de Domingo sem pressas.
Bj
Divertido mesmo e o melhor, resultado fantantisco!
beijos
É muito gostoso mesmo, mas o melhor é quando tem uma pisquilinha querendo botar a mão na massa também. Aí o coração chega a doer de tanto gosto.
What a lovely job you did on the pasta! That is just the type of dish that would ruin my diet..I could eat and eat it :)
Pat, sei bem o que é isso! Pena que muitas mulheres não cozinham por puro preconceito "feminista"... Legal o João no reflexo da KA... :D
Eu também adoro cozinhas para "me distrair", é algo muito prazeiroso.
Pasta caseira é outra coisa, não é, não? E eu adoro orégano!
Beijos e bom final de semana p/ vc!
Cozinhar é bom, mas partilhado é ainda melhor! Eu recebi de presente uma máquina de estender massa e ainda não experimentei! Agora fiquei mesmo com vontade!
Menina, que delícia, fazer bagunça na cozinha, comer bem e depois limpar tudo, ehehehehe. bjos
Que delícia de post, Patricia! Tão bom ver quando um casal se diverte junto assim, ainda mais em se tratando de comida! Parabéns aos dois e por esta massa maravilhosa! Comeria um pratinho agora mesmo! Bjs
Adorei esse macarrão caseiro!!
Sou louca para testar massas caseiras, mas ainda não ganhei minha maquininha! =þ Mas tenho fé que logo vou ganhar uma e vou testar sua receita!!
Adorei seu blog, as suas fotos são lindas demais!!!
Abraços!
Natália
macarrao caseiro é tudo de bom ! e fazer tb para mim é diversao, alias tudo na cozinha, tem dias que nao sossego enquanto nao encontro uma gostosura para fazer, o negocio é procurar os comensais, como somos so 3 e familia longe, fica dificil ! beijinhos
Que delícia!
Concordo com você, o almoço de domingo tem sempre que ser algo especial e o fim de semana é feito para diversões gastronomicas.
Huahuahuahuahuahua...
Acho que vou intimar o maridão para fazermos macarrão um dia desses.
Kisss^^
Para mim, não há diversão melhor do que esta... O macarrão está com um aspecto excelente - não há nada mais gostoso do que massa fresca! Bjs, e boa semana!
Laurinha, também tenho amigas e colegas que ficam escandalizadas quando eu digo que passei o final de semana cozinhando. risos
O orégano fresco é muito gostoso, tenho um vasinho na sacada que sempre dá folhinhas novas, então procuro receitas para usá-las.
Beijos!
Marizé, o almoço foi uma delícia, sim, querida1
xx
Odete, obrigada pela visita!
Agdá, fiquei emocionada com o teu comentário, amiga.
Maryann, I know! It ruined mine, too. :)
Luna, elas não sabem o que estão perdendo, querida. :)
Tem o meu reflexo lá também, touca na cabeça e tudo. risos
Silvinha, orégano fresco é algo maravilhoso!
Beijos, querida!
Rita, não espere mais, experimente logo! :)
Karina, eu não limpei, não - deixei a missão pra Fátima na segunda-feira. risos
Clarice, querida, e não é? Pura diversão! Morro de rir com o João dando uma de fotógrafo. :)
Beijo!
Natália, obrigada pela visita!
Bia, eu concordo contigo - lá em casa somos só dois, sendo que o marido não come doces. Então, quem passa bem é a família e o povo do trabalho. :)
Axly, intime, sim, vocês vão adorar!
Beijos!
Marcia, que bom que gostou, querida.
Beijos!
semper venho, olho, anoto, planejo e eis que td fura e não faço suas receitas. mas nesse final-de-semana, fiz a salada de batata com limão e hortelã. é algo, hein? no próximo farei o macarrão com bacon e oregano. muito obrigada. beijinhos
Estou louquinha por um cilindro de fazer macarrão. Pode ser manual mesmo. Perdi uma oferta ótima umas semanas atrás. Meu marido neto de italiano também adora se divertir fazendo massa. O seu prato está ótimo, vou mostrar para ele e ele vai querer na hora!
bjs
Patrícia, qto tempo.... Quase não posto nada mas estou sempre passeando e me deliciando pelo seu blog...
Qdo eu trabalhava com arquitetura, passava os finais de semana me distraindo na cozinha.
Troquei a arquitetura pela cozinha e hoje ela é meu escritório...rsrs Mas o prazer só aumentou, me distraio, me divirto muito mesmo...
Faço macarrão em casa com frequência e, vou ousa em deixar uma dica p/ vc, posso? Qdo tirar as tirinhas de macarrão, polvilhe fubá nelas ao invés de farinha de trigo; elas não grudarão, vc poderá até usar menos farinha na massa e ficam soltinhas.Se deixar secarem, pode guardar por muuuuito tempo...
Bj,
Ana
Ana, querida! Tudo bem?
Olha, eu adoraria poder trocar o escritório pela cozinha, viu? Quem sabe no futuro... ;)
Claro que pode dar uma dica, adorei - obrigada!
Beijo!
Adoro ler seus post, tanta coisa deliciosa.
ESta máquina de macarrão é boa? qual é a marca, estava querendo comprar uma eficiente.
Beijos
Anna, esta é a Kitchen Aid (batedeira), é excelente e dá pra usar como outras coisas acoplando as peças avulsas necessárias.
Patrícia, estou com desejos incontroláveis de preparar massa caseira, adorei este post! Você poderia me passar a receita que usou para sua massa? Beijos!
Patrícia
Patrícia, aqui está:
http://technicolorkitchen.blogspot.com/2008/03/ravili-de-ricota-e-slvia.html
Beijo!
Postar um comentário