sábado, dezembro 23, 2006

Trufas de cereja

English version


Só tenho uma palavra para descrever estas trufas: perfeitas!!
As quantidades de creme de leite e chocolate são exatas e você obterá uma massa com uma excelente consistência, ótima para ser moldada.

A Haalo, do Cook (almost) anything at least once (pare tudo o que você estiver fazendo e corra lá pra ver o blog dela) fez as trufas usando cerejas em calda – ela ensina aqui como fazê-las. Infelizmente, eu não teria tempo de fazer isso, então usei cerejas ao marasquino – o resultado foi muito bom!
Ainda vou fazer esta receita novamente, do jeitinho que ela ensina.
Não encontrei os lindos confeitos que ela usou para decorar, então improvisei: misturei pó dourado comestível com cacau em pó. Achei que ficariam com cara de Natal.

Gostei tanto da massa desta trufa que já tenho em mente outras deliciosas idéias de recheios, hum...

Haalo, obrigada por compartilhar conosco algo tão bom!

Trufas de cereja

12 cerejas em calda, escorridas – usei cerejas ao marasquino

Ganache branco:
40g de chocolate branco picado
15ml de creme de leite

Ganache escuro:
150g de chocolate amargo, picado – usei o Callebaut meio-amargo fabricado no Brasil, com massa de cacau belga
60ml de creme de leite

confeitos para decorar

Misture o chocolate branco e o creme de leite numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo bem até obter um creme homogêneo, de aparência macia e sedosa. Despeje numa tigelinha e leve à geladeira até firmar (fiz isso de um dia para o outro).
Proceda da mesma forma para fazer o ganache escuro.

Recheie cada cereja com pequenas porções do ganache branco – coloque-as onde previamente estavam os caroços das frutas. Coloque-as numa assadeira forrada com papel alumínio. Leve à geladeira novamente para firmar.
Abra porções do ganache escuro na palma das mãos, coloque uma cereja recheada e feche, formando uma bola. Você pode usar luvas se quiser, pois quem tem “mãos quentes” vai derreter mais rapidamente a massa da trufa.
Leve novamente à geladeira.

Quando estiverem mais firmes, passe as trufas pelos confeitos ou pelo cacau em pó. Coloque-as na geladeira até a hora de servir – as minhas não ficaram.

Trufinhas prontas para serem entregues:

Rend.: 12 trufas

22 comentários:

Cinara disse...

Pó dourado nas trufas, Patrícia? Que luxo, amiga... E essas latas, então? Você é muito prendada, amiga, eu sou sua fã! Acho que me identifico com você porque eu fazia coisas assim antes de ter meu filhote. Depois o tempo ficou apertado, mas eu admiro essa sua dedicação e capricho. Parabéns!
E um Natal cheio de amor, paz e coisas gostosas para você e sua família! Bjs

Lua Limaverde disse...

Ave Maria, menina, tu quer é me matar!!! Ô povo feliz esse que vai ganhar esses quitutes!
Patrícia, um lindo natal pra ti amanhã, viu? Que só coisas boas aconteçam pra você e sua família!! Beijos!

Fer Guimaraes Rosa disse...

que fofurites deliciosas! e que caricho!! Patricia, desejo pra voce uma noite felicissima, um bom Natal, com muita alegria, paz e comidinhas boas. Beijos,

Akemi disse...

Patricia, essas trufas me deixaram alucinadas! Deu vontade de preparar agora mesmo! Que delícia! Como sempre suas embalagens deixam qualquer um admirado, quanto capricho e carinho para com seus amigos/familiares!

Vitor Hugo disse...

Eu já não posso fazer essa receita.. minhas mãos estão mais para "Solar Hands" do que "Snow Storm Hands". heheheh

Ia derreter fácil, fácil.

Valentina disse...

Pat, tudo sobre este post esta maravilhoso. A maneira como descreves a receita, o que usastes..e confesso que admiro todo mundo que trabalha com chocolate aqui pois com este calor horroroso tudo fica derretendo fácil.Uma loucura. Nem sei se acho este pó aqui em BSB - este chocolate não vi pois procurei chocolate amargo e tive que acabar vindo pra casa com um produto que a mim não agrada muito - um misto. Amei as embalagens também.lindas mesmo. a cor destas fitas é super natalina.feliz natal amiga!xx

Valentina disse...

Pat, desculpe usar este espaco mas todos os email que estou dando reply pro endereco do uol estao voltando.unknown person.bjs

Karen disse...

Adoro trufas! Se bem que prefiro recebê-las de presente do que fazê-las.

(Quem lê meus comentários deve me achar uma preguiçosa de marca maior!)

Renata disse...

Patricia, que o seu natal seja tão gostoso e lindo quanto as suas trufas!

um beijo!

Regina disse...

Pat querida, Feliz Natal atrasada! Vc nos presenteia com cada coisa deliciosa e linda!

Silvia Arruda disse...

Patricia, que capricho!!
As trufas parecem deliciosas e as caixas são lindas! Que sortudas as pessoas que foram presenteadas com estas trufas de cereja!
Bjos

Anônimo disse...

Amiga secretaaa!! Chegou!! : D
Lindo lindo meu presente!
Amei de paixão!
Vou fazer a recita amanhã cedinho e já colocarei na Mixirica em seguida!
Beijo muito grande!
Tatu

ps: você mora do ladinho do meu trabalho! Podemos tomar um café juntas qualquer dia desses!

Márcia disse...

Patrícia, do céu!!!!
O que são essas trufas, meu bem?
Eu querrooooo!!!!!!!
Lindas, puro luxo e glamour!!!!
Sem contar q deviam estar deliciosas, hein?
Bjos!

miki w. disse...

patricia, sabe q eu AMO trufas? aiaiaiai, queria ser a sortuda q recebeu esse presente tão capricahdo (rs)!
beijinhos, miki

Anônimo disse...

Estão no ar as panquecas! : )
http://mixirica.com.br/?id=283
Beijo!
Tatu

Ale Ber disse...

Ei... uma conterrânea e ainda por cima prendada na cozinha...? Tenho andado ultimamente aqui pelo seu blog...
beijo

Patricia Scarpin disse...

Cinara, querida, obrigada! Espero que você tenha tido um Natal maravilhoso também.
Adoro preparar agrados para os amigos, acho que herdei isso de minha mãe. E o melhor é receber o carinho e os feedbacks positivos depois! :D

Luna, tudo de bom para vc também, querida, e para todos da sua família!

Fezoca, obrigada! Muita coisa boa aí pro hemisfério de cima, amiga!

Akemi, que bom que gostou! Fiz com carinho e recebi muitos elogios, fiquei "toda prosa", como diz minha avó! Muita paz e saúde pra ti, amiga!

Val, querida, nem me fale, fiz ovos de Páscoa este ano e quase não consegui por causa do calor. é um desafio.
Feliz Natal pra ti também, muitas coisas maravilhosas!

Vitor, tenho mãos e pés gelados - é ruim no inverno, mas pelo menos servem pra alguma coisa, não? risos

Karen, ri muito do teu comentário. Quem lê isso aqui sabe que vc é talentosíssima na cozinha!

Renata, tudo de bom pra vc também, pra todos na sua família e pra Hanna também!

Regina, obrigada e desejo o melhor pra vc também, amiga!

Silvia, eles gostaram, viu? Fiquei contente!
Tudo de bom pra ti também! Muita paz!

Tatu, eu estava fazendo um follow up danado pelo site dos Correios, risos, que bom que gostou minha querida amiga não mais secreta!

Márcia, amiga, és exagerada! risos
Adorei fazer estas trufas, a receita é excelente. E o blog de onde as tirei é ótimo também.
Felicidades e saúde, para vc e toda a família!

Miki, sumidinha, que bom que passou por aqui! Quando formos nos encontrar novamente prepararei algo bem gostoso pra ti.
Muita paz e saúde!

Oi, Lele, seja bem-vinda! Espero que esteja gostando daqui. Vou dar uma espiada no teu blog tb.

Beijão a todos!

miki w. disse...

patrícia, vc é muito fofa. não vou cansar de repetir q adorei te conhecer (l)!
beijinhos, miki

Beatriz Belliard disse...

Patricia, que linda sugestao de presente, estas caixinhas estao uma beleza !

Maria.Helena disse...

Atrasada... mas ainda assim em tempo de desejar feliz 2007! hehe

Patricia do céu... amei!!! Lindas, delicadas e como disseram: puro glamour!!!... mas não me animo muito a fazer agora, porque minhas mãos são super quentes...um horror pra chocolate - só mesmo no inverno...rs...

beijocas!!!

. disse...

Patricia

Eu acho que é mal de nome...rss...todas Patricias que conheço amam fazer doces...a namorada de meu filho que tb é Pat adora trufas e faz umas deliciosas.
E eu que pensei em fechar a boca para os doces...he!he!
Vou fazer com certeza...
Beijos...
Sonia Novaes

Lídia Lopes disse...

Olá Patricia,

Descobri o seu blog e adorei. Parabéns!
Desejo-lhe um Ano de 2007 cheio de Felicidade, Saúde, Paz e Muito Amor.
Um abraço.