quarta-feira, dezembro 20, 2006

Sablés de baunilha

English version

Precisava fazer biscoitinhos para lembrancinhas de Natal. Li tantas receitas, pesquisei tantos sites... Até mandei e-mail perguntando sobre o assunto para a Valentina e para Cinara. Eu queria biscoitinhos que ficassem crocantes por mais tempo e que tivessem uma carinha bonita.
Achei esta receita (caso vocês não conheçam este blog, vale a pena uma visita. Tem coisas ótimas por lá). A Jenjen os recheou com ganache, mas optei por fazê-los simples, pois assim ficariam frescos por mais tempo. Certamente irei fazê-los assim qualquer hora.

Gostei do resultado: amanteigados e saborosos, sem ser exagerados. A receita não pedia, mas usei um extrato de baunilha maravilhoso que ganhei de uma amiga maravilhosa e o perfume tomou conta da minha cozinha.

Sablés de baunilha

450g de farinha de trigo
50g de amido de milho
400g de manteiga, em cubos e em temperatura ambiente - não use margarina
200g de açúcar de confeiteiro
4 gemas
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha - opcional

Antes de assar os biscoitos, pré-aqueça o forno a 160ºC. Forre as formas com papel manteiga.
Peneire a farinha e o amigo numa tigela. Faça um buraco no centro e adicione a manteiga e o açúcar. Mexa com as pontas dos dedos até dissolver a manteiga.
Junte as gemas, o sal (e a baunilha, se for usar) e misture até a massa parecer uma farinha de rosca bem grossa. Não mexa demais.
Faça um rolo com a massa, embrulhe em PVC e refrigere por 2 horas.
Retire da geladeira e com cuidado abra a massa com um rolo, em uma superfície enfarinhada. Corte no formato desejado e asse por 10-12 minutos ou até que estejam com as bordinhas douradas.

Rend.: 85-90 biscoitinhos (meu cortador tem 5cm de diâmetro)

15 comentários:

Cinara disse...

Ficaram lindos, Patrícia! E esse saquinho charmoso, onde você arrumou? Ele é vendido assim, para passar a fitinha, ou foi você quem improvisou?
Conte-me tudo!! Bjs!

Eli disse...

Patricia mais que mimo esses pacotinhos com os biscoitos. Sabe eu tenho medinho de fazer biscoitos mas quando a receita é postada por você eu confio tanto que nem penso no meu medo e vou em frente.

Regina disse...

Pat, que charme! Realmente uma lembrança saborosa, que só vc sabe fazer!bjs

Lua Limaverde disse...

Que embalagem linda!!!! Amei, Patricia! Só uma coisa: o link para o blog que você falou só aparece na versão em inglês do seu blog.
Ah, soube que você conheceu a Valentina e outras meninas, deve ter sido legal!! Beijinho.

Maria.Helena disse...

adorei, adorei... ando numa febre de biscoitos, então devo testar esse.

Se bem que gostei também da receita que eu testei la no aventuras, que peguei do site da Martha Stewart...rs

Ja disse em outro comentário, amo dar e receber comestíveis de presente! rs

Beijos

Anônimo disse...

Que maravilha, Patrícia!
Tinha a esperança de conseguir encontrar a receita dos biscoitos de natal alemães que a vó fazia, mas acho que ficarão para o ano que vem, né?
;***

Akemi disse...

Linda a embalagem, as fitinhas com as cores do Natal, o formato dos biscoitinhos, enfim arrasou como sempre, amiga!
Finalmente consegui postar aqui! E estes chocotones!!! Uau! Lindos de querer pular na tela! Sem dúvida um presente que qualquer um gostaria de ganhar! Parabéns pelo capricho!

Marcia da Paz disse...

Que delicia e pratico né, nunca fiz biscoito tenho vontade de fazer acho q aproveitar sua receita q é bem facil, Parabens pelo sucesso bjs

Valentina disse...

Pat, realmente um primor! As embalagens estao lindas, delicadas e bem festivas,nao? Fico feliz que a lembranca tenha agradado.Vou anotar a receitinha pois quero me ocupar.

Cris disse...

Patrícia, parecem uma delícia e ficaram lindinhos! Tenho a impressão de que derretem na boca. Bom Natal para você e sua família! Bjs

Vitor Hugo disse...

Humm... fiquei tentado em fazê-los! ONG! Extrato de baunilha... eu quero, hahahah

Anônimo disse...

Os biscoitos parecem ótimos, parabéns! Por favor, você poderia informar a quantidade de açúcar usada ?

Anônimo disse...

Patricia, você tem me dado ótimas idéias. Benza Deus !

Patricia Scarpin disse...

Cinara, os saquinhos tive que improvisar, amiga! Eles eram durinhos e a fita não ficava presa, amarrando por cima. Então, dobrei, fiz os buraquinhos com a tesoura e encaixei a fita, passando de um lado para o outro. Idéia minha num momento de desespero, "baixou" a Martha Stewart em mim!

Eli, antes eu tb tinha medo, mas fiquei mais cara-de-pau. risos
Vc é tão caprichosa que tenho certeza absoluta de que se fizeres ficarão um espetáculo.

Regina, obrigada! As pessoas gostaram bastante!

Luna, obrigada pelo toque, amiga, já corrigi. É isso que dá postar correndo, risos

Maria Helena, aqueles seus também quero fazer, viu? E te conto e posto aqui.

Querida Dadi, se achares, peço que me mande, quem sabe eu não os faça aqui em homenagem a você?

Akemi, fico feliz da vida por você estar "aparecendo" aqui novamente, como fã do Pecado me sinto honrada com seus comentários!

Marcinha, é fácil, sim, só tem que deixar direitinho na geladeira, do jeito que a receita manda.

Val, querida, obrigada! Quero fazer esta receita outra hora, tentando uma versão com chocolate.

Cris, eles são bem amanteigados e derretem na boca, sim!
Ótimas festas para você e todos da sua família também!

Vitor, você fez aqueles tão maravilhosos, vai fazer estes aqui de olhos fechados, sei bem!

Anônimo, obrigada pelo toque, eu tinha mesmo esquecido de colocar a quantidade de açúcar, que gafe! :D

Renata, obrigada!!

Beijos a todos!

Ana disse...

Liiindos seus biscoitinhos Patricia!!
Deu agua na boca! E os do blog "milk and cookies" entao, com aquele ganache... oh my, I wanted one right away!!
Ahh, e eu fiz os Panettones e Chocottones, ficaram otimos e foram um sucesso, nos todos adoramos!
Usei uma outra receita, mas eh muitissimo parecida com a sua. De uma espiada la no meu blog!
Beijos e Ho Ho Ho, Feliz Natal p/ vc e sua familia!!
Ana