terça-feira, dezembro 12, 2006

Carré de cordeiro à gremolata

English version

Minhas queridas leitoras, acreditem em mim: apesar de meio feinha, a carne ficou bem gostosa - até eu, que não como, provei um pedacinho pra matar a curiosidade. Estava macia e suculenta.
Briguei com o meu açougueiro pois o pedaço de carne que ele me vendeu não era do jeito que eu queria. Para servir, precisei desossar a carne, pois não conseguia separar as costeletas umas das outras.


Foi mais fácil superar o mico depois dos elogios dos convidados. :D
Servi com um risoto de parmesão e azeitonas pretas, criação minha - mas não sobrou nadinha pra tirar foto...

A receita do carré é da Donna Hay - aposto que vocês já estavam adivinhando!

UPDATE - fiz a receita novamente, com um pedaço de carne ótimo. Ficou bárbara!

Carré de cordeiro à gremolata
do Modern Classics 1

30g de salsinha picada
25g de hortelã picada - não usei pois o João não come
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
2 colheres (sopa) de alcaparras picadas - a receita pede alcaparras conservadas em sal, mas não sei se aqui no Brasil temos. Usei conservadas em salmoura
sal e pimenta do reino moída
80ml de azeite de oliva
2 carrés de cordeiro de 375g cada*

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Misture a salsinha, a hortelã, a casca de limão, as alcaparras, o sal, a pimenta e o azeite. Pressione esta mistura nas laterais de cada e coloque-as em uma forma forrada com papel manteiga.
Asse por 25-30 ou até que a carne esteja a seu gosto - deixei 50 minutos pois não faço carne mal-passada em casa.
Sirva com legumes assados ou uma salada simples.

Rend.: 4 porções

* Peça ao seu açougueiro de confiança para limpar os carrés, removendo toda a gordura dos ossinhos.

8 comentários:

Marcia da Paz disse...

Nossa que delicia q deve ser, vou aproveitar essa receita, pois meu marido adora mas nunca fiz pois ainda não tinha achado uma receita facil....que maravilha essa salada de tomates muito criativo e saborosa....Parabens pelo sucesso.bjs

Valentina disse...

Pat, adoro carneiro . E estas costeletas estao bem apetitosas. Pena que o açougueiro parece ter pisado na bola.

Lunalestrie disse...

Patricia, você arrasou nesse almoço, hein? Acho que vou comprar uns livrinhos da Donna Hay, só ouço elogios! Ah, olhei seu site com fotos dos seus bolos e fiquei encantada! Você é uma artista mesmo. E eu aqui inventei de fazer um bolinho de aniversário pro amado quinta-feira, vou usar tua receita de bolo branco! Torça pra eu não fazer besteira (rs) Beijos!

Lunalestrie disse...

Ah, só mais duas coisinhas: estou tendo dificuldade de postar comentário aqui e em outros blogs com sistema parecido, estranho, né?

Elvira disse...

Este prato parece divinal! Vou já imprimir a receita. :-)

Márcia lefouet disse...

Ai, Pati,
eu nunca fiz cordeiro, não, embora ache a carne bem gostosa.
E essa sua receita, então, parece so delicious...
Bjos.

Cinara disse...

Pat, eu também nunca fiz cordeiro, e comi já faz muito tempo... O seu está maravilhoso, digno de foto de revista!! Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, acho que vc vai gostar. E é bem simples e rápido, a pior parte é limpar a carne, mas vc pode comprar já limpa.

Val, todos disseram que a carne ficou saborosa. Eu tb achei, but meat is just not my thing... risos
O açougueiro levou a bronca que merecia.

Luna, que legal você ter ido ver o meu fotoblog, obrigada pelos elogios!
Já fui lá ver o seu bolo, parece tão fofinho e saboroso que me deu vontade de fazer um igual hoje mesmo... ;D

Elvira, divinal são os pratos do seu blog!

Marcia, obrigada, querida! O pessoal comeu tudinho, risos.

Cinara, vc é exagerada,amiga! Que bom que gostou!

Acho que esta versão beta do blog é que está causando tanta confusão. Espero que isso se resolva logo.
Beijos a todas!

Related Posts with Thumbnails