English version
Quando me perguntam qual é o meu prato favorito, nem penso pra responder: risoto.
Além de saboroso (e ter status de comfort food, na minha opinião), é super versátil: dá pra ousar e inventar mil sabores diferentes, misturar os mais diversos ingredientes e até usar restinhos perdidos pela geladeira.
Não costumo comprar a Claudia Cozinha - acho cara pelo que apresenta - mas quando vi a edição de agosto tive que comprar: especial de risotos!
O risoto ficou delicioso! A receita original leva lingüiça, mas não quis usar. Penso em trocar por bacon da próxima vez.
Só não façam como eu: comi tanto que depois precisei ficar andando pelo apartamento para não explodir - me senti a própria Violet!
Risoto de alho-poró
62ml de azeite de oliva
4 alhos-porós em rodelinhas
150g de lingüiça fresca, aberta e esmigalhada
400g de arroz arbóreo
120ml de vinho tinto - usei branco
500ml de caldo de galinha - usei caldo de legumes
50g de manteiga gelada
40g de queijo Parmesão ralado
Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo alto. Junte o alho-poró e frite por 5 minutos.
Adicione a lingüiça e frite por mais 1 minuto. Junte o arroz e deixe fritar por 1 minuto. Regue com o vinho e mexa até evaporar.
Acrescente o caldo - uma concha por vez - mexendo sempre até secar. Repita a operação até que o arroz esteja al dente.
Tire do fogo, acrescente a manteiga e o queijo e misture bem.
Sirva em seguida.
Rend.: 6 porções
segunda-feira, novembro 27, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Pat,tambem sou grande fa de risoto. amo arroz dai ja viu. e comfort food mesmo. A Clarice comentou num post que o arroz do Japao e uma delicia. ja estou ate com medo de comprar e nao parar de comer.Gostei muito desta receita. Tenho tido sempre alho porro na minha cesta.
Oi, Patricia! Eu não tive boas experiências com risotos na minha vida, e eu mesma nunca fiz... Tem algum segredo para comprar o arroz arbóreo? Tipo aparência, marca, etc? Estou a fim de experimentar, pois tenho visto receitas lindas de risotos por aí, como esta sua! Bjo!
Patricia, não pude deixar de rir imaginando vc andando pelo apartamento! rsss
Sei muuito bem como são estas barrigas quase a estourar! É sempre aquela estória, "mais um pouquinho" ne? rss
Preciso fazer risoto, vc, a Eliana e a Miki me deixam com água na boca com os pratos que preparam!
Como já disse pra Eliana, não sou muito fã de arroz (aquele do dia-a-dia), sabe? Mas o risoto é um prato que me atrai muito e os poucos que comi (nunca fiz) adorei. Como a Cinara, estou bem a fim de encarar o processo. E essa receita parece ótima, adoro alho-poró.
O tio de meu marido dizia que sabia quando tinha comido bem quando começava a sentir mal... ;-)
BUá, tinha escrito um comentário gigante aqui, mas fiz bobagem e perdi tudo!
Querida, só para não perder o assunto... a Eliana do Momentos da Minha Vida outro dia falou que comprou uma penca de Cláudias Cozinha no site da Abril por uma pechincha.
beijos
Adoro risoto e estou a procurar uma receita com funghi seco que comprei. O seu parece muito bom.
bjs
Patricia, vou fazer hj para o jantar. Acho q deve ser uma delícia!Até coloquei a receita no site do cyber cook com seus créditos é claro. Ai minha nossa senhora dos comilões, tomara q eu não coma muito !
bjs Eliane
Que bom! Gosto tanto de risotto! :-)
Hummm, adoro risoto e adoro alho poró! Ficou lindo o seu, vou fazer, com certeza...
Engraçado, vira-e-mexe estou no restaurante onde almoço todo dia lembrando daquele teu risoto com limão.Qualquer dia boicoto minha rotina e volto para casa para prepará-lo. Este também está caprichado !
Patricia você bem sabe da minha paixão pelo risoto, também tenho essa revista, faça o de abobrinha mas pro meu gosto tiraria o presunto questão de gosto. Esse seu risoto está tudo de bom e mais um pouco, fechei os olhos e fiquei imaginando a cremosidade dele, sim percebo pela foto. Esse prato seu é tão lindinho! rs
Patricia, eu também adoro risoto e vivo inventando várias receitas. Uma vez, até colquei pedacinhos de hambúrguer num molho vermelho, com cebola e pimentão e juntei ao arroz hehehe (é meio estranho pensar, né? Mas o gosto ficou bom...)
Este de alho-poró deve ficar maravilhoso...
Val, nem me fale em arroz. Amo de paixão, não consigo ficar sem. Como até puro, ou com um punhadinho de parmesão ralado por cima. :D
Cinara, não tem segredo, não. A marca que comprei da última vez é nacional, o nome é Blue Ville. O segredo está na maneira de preparar, sem parar de mexer, para que o arroz solte o amido lentamente e você obtenha um risoto cremoso. Também não pode lavar o arroz. :D
Clarice, sou gulosa, amiga. E quando o assunto é risoto, xi, pior ainda... Não tenho a noção de parar de comer! :D
Luna, faça sim! Acho que você vai gostar, qualquer que seja o sabor.
Karen, ri do teu comentário. :D
Dadi, querida, vou lá xeretar. Li sobre isso lá no blog dela mas depois esqueci.
Regina, com funghi vai ficar delicioso também!
Eliane, obrigada! Fico super honrada quando alguma receita que fiz faz sucesso na casa de vocês!
Elvira, eu também! ;D
Renata, querida, que bom que gostou. Aquela torta de legumes sua está na minha to do list. :D
Renata, aquele lá também era de lamber os beiços. risos
Eliana, tô doida pra fazer o de abobrinha, amiga. Eu ia mesmo tirar o presunto porque não como de jeito nenhum, nem amarrada. risos. A cremosidade ficou assim pois o meu bracinho trabalhou muito. Depois me senti até meio musculosa. risos
Silvia, é muito gostoso inventar na cozinha, também adoro!
Beijão a todas!
Eu troco qualquer arroz por macarrao, mas esse seu risotto esta fantastico! eu adoro alho-poro e ja esta na temporada aqui! em janeiro vou poder usa-los! hmm_mmm!! :-)) beijaoo,
delicioso, mesmo
Adorei a receita! Adoro alho porró, outro dia fiz um risoto mezzo milanese mezzo alho -porró.
Beijos
patricia, risoto com alho poró é dos meus preferidos! faço um (receita do saul galvão) que leva presunto e ementhal em cubinhos no lugar da linguiça. fica di-vi-no! se quiser, tem a receita lá no cabeça gorda.
bjs, miki
Postar um comentário