segunda-feira, novembro 13, 2006

Happy birthday to me... :D

Queria ter feito um bolo bonito para fotografar e colocar aqui, mas... não deu tempo. Para o dia de hoje não passar em branco, busquei esta foto no fundo do baú. :D

Este é um dos meus minibolos favoritos - gostei bastante do resultado, pois foi a primeira vez que modelei flores em pasta americana.
Vou postar a receita do bolo - uma espécie de brownie "abrasileirado", pois não é tão maciço quanto o brownie original (leva fermento em pó) e também da pasta.

A receita do brownie é do livro da Patricia Schmidt e também já a encontrei na net como sendo do Açúcar União. É ótimo pois tem uma duração bacana (por causa da gordura presente na manteiga, no chocolate e nas nozes) e suporta bem o peso da pasta e das modelagens.
Se desejar fazer os bolinhos redondos, pegue um cortador da medida desejada (o da foto tem 10cm de diâmetro) e corte o bolo ainda quente, pois assim você pode juntar as rebarbas e formar um novo bolo (e obter aproveitamento máximo).

A receita da pasta americana é da Flávia Millás (com quem fiz um curso de bolo de dois andares e também de minibolos). A receita menor cobre cerca de 10 bolinhos (mas não sobra muito pra fazer modelagens). Para cobrir bolos (tanto pequenos quanto grandes) deve-se usar a massa feita na hora (pois ela endurece). Para modelagens, você pode "reavivar" a massa por pouquíssimos segundos no microondas e sová-la até que ela volte a ter elasticidade.
Use colheres de faqueiro para medir a receita da pasta (ao invés de colheres medidoras)

Espero que gostem!

Brownie

360g de farinha de trigo
280g de chocolate em pó
640g de açúcar
1 pitada de sal
220g de nozes picadas
8 ovos
240ml de óleo
200g de margarina ou manteiga sem sal, derretida
1 colher (sopa) de fermento em pó
essência de nozes ou baunilha a gosto

Misture tudo usando uma colher de pau e asse em forno moderado (160 - 180ºC) por mais ou menos 35 minutos, em forma untada e enfarinhada (medida da forma: 23 x 34,5cm).
Faça o teste do palito: ele deve sair seco nas beiradas da forma e com um pouco de massa grudada no meio.

Rend.: 8 a 9 bolinhos redondos de 10cm ou 16 porções retangulares - como as da foto abaixo:

Pasta americana

4 colheres (sopa) cheias de água
1 colher (sopa) rasa de gelatina em pó sem sabor e incolor
1 colher (sopa) cheia (volume de um ovo) de glucose incolor
1 colher (sopa) de margarina forno e fogão - não usar manteiga
1 colher (chá) de essência de amêndoa, baunilha ou outra que desejar
açúcar impalpável o quanto baste

Em uma panelinha, coloque a água e salpique a gelatina por cima - a água vai hidratá-la. Leve ao banho-maria e mexa até a gelatina derreter. Desligue o fogo, pois o calor em excesso destrói as propriedades da gelatina.
Junte a glucose e mexa bem para dissolver; junte a margarina e a essência. Misture.
Coloque uma quantidade de açúcar numa superfície boa para trabalhar (granito, mármore, etc) e faça uma cova no centro. Jogue os líquidos e comece a trabalhar com uma espátula, como se estivesse fazendo pão. Adicione mais açúcar se necessário até formar uma massa (cuidado com o excesso ou sua massa ficará dura e ressecada). Sove vigorosamente para que ela se torne elástica - até que, ao apertar a massa, seus dedos fiquem marcados nela mas sem grudar em excesso. A cor é marfim (nunca branco absoluto).
Tinja da cor que preferir (use corante alimentício em gel). Use imediatamente, pois ela resseca em contato com o ar. A massa que sobrar deve ser guardada em saco plástico por até 15 dias.
Nunca coloque a massa e nem os bolos cobertos com ela em geladeira. Pasta americana teme umidade.

A receita acima cobre bolos de 15 a 20cm.

Para bolos de 25 a 30cm:

7 colheres (sopa) cheias de água
2 colheres (sopa) rasa de gelatina em pó sem sabor e incolor
2 colheres (sopa) cheia (volume de um ovo) de glucose incolor
2 colheres (sopa) de margarina forno e fogão - não usar manteiga
2 colheres (chá) de essência de amêndoa, baunilha ou outra que desejar
açúcar impalpável o quanto baste

Para bolos de 35 a 40cm:

10 colheres (sopa) cheias de água
3 colheres (sopa) rasa de gelatina em pó sem sabor e incolor
3 colheres (sopa) cheia (volume de um ovo) de glucose incolor
3 colheres (sopa) de margarina forno e fogão - não usar manteiga
3 colheres (chá) de essência de amêndoa, baunilha ou outra que desejar
açúcar impalpável o quanto baste




26 comentários:

Akemi disse...

Amiga, meus parabéns pelo aniversário! Quantas datas a comemorar ultimamente! Que legal! pati, fico muito feliz de ter encontrado este cantinho doce e delicioso que é o Technicolor Kitchen! Mais ainda por ter a honra de ter sua amizade! Apesar do pouco tempo em contato, já vejo que é uma mulher de lindo coração! Espero que curta seu dia de montão! E este bolo???? Menina, tá lindo, lindo! Amei! É de uma delicadeza total! Parabéns pelo capricho! Digo e repito, sou sua fã!!! Beijos!

ps: estava tentando acessar a pouco e dizia que vc estava mudando para a versão Beta, tem alguma diferença?

fezoca disse...

Patricia!! PARABENS!!! Muitas felicidades! Que bolinho mais lindinho, ainda mais foi voce que fez! Espero que voce tenha um dia maravilhoso e que comemore muito, junto de seus queridos. Super beijo,

Eliana Scaramal disse...

Patricia desejo a você toda felicidade do mundo, muita coisa boa mesmo pois você merece muito, não te conheço pessoalmente mais só pela sinceridade de suas receitas ja imagino o seu carater, você faz aniversário e eu ganho presente, pois conhecer você e sua deliciosa cozinha foi um verdadeiro presente. O bolo está L I N D O! Como tudo que sai de suas mãos de fada. Tenha um dia lindo.
Beijo, Eliana.

Dadivosa disse...

Patrícia, agora que vi que hoje é dia 13... preciso ligar para meu sobrinho e minha prima! Como não tenho seu telefone, vou deixar meus parabéns aqui mesmo, na sua cozinha, pode ser?
Querida, não nos conhecemos pessoalmente mas temos tantas coisas em comum, né? Desejo a você muitas felicidades, saúde e que você passe um dia esplendoroso juntinho de quem lhe ama :D
E o que são esses bolinhos? De encher os olhos, realmente. A Patrícia faz aniversário e quem ganha o presente é voooo-cêeeee!
Beijos

Cinara disse...

Que rosinhas mais perfeitas! Você é uma verdadeira artista, Patrícia! Desejo um aniversário super feliz para você, e que todos seus desejos se realizem. E também que a gente continue trocando receitinhas por muitos e muitos anos...
Beijos!

gattina disse...

oh my gosh it looks so professional!!! I'll cry (with joy) if someone makes such a precious and gorgeous cake to me!

Cristina disse...

Patricia, que bela maneira de comemorar o seu aniversário, voçê tem um talento para estas pequenas maravilhas!!! Eu nem me atrevo! ;)

Valentina disse...

Pat, parabéns querida.Estes bolinhos estao maravilhosos.Realmente é um dom, não?? Que o seu jantar seja bem bacana, que voce coma muita coisa boa e que beba algo que adore.Viva o seu aniversário!!!

Elvira disse...

Mil beijinhos de parabéns para você, Patricia (também sou Escorpião... o meu dia ainda não chegou, mas está quase...)!

Que coisas tão bonitas que fez! :-)

renata lampião disse...

Patricia, que maravilha mais um ano de vida. Eu te desejo vida longa porque talento e criatividade você tem demonstrado que tem de sobra. Parabéns !!!Beijos e mais beijos,

Rhangai disse...

Parabéns Patrícia e continue nos presenteando com suas receitas apetitosas!
Bjos
Regina

Ana disse...

Parabens Patricia!!! Tudo de melhor hoje no seu dia, sempre! Que Deus te ilumine e te mantenha assim tao talentosa! Seu mini-bolo-brownie esta lindissimo, e suas florzinhas ainda mais!
O brownie deu agua na boca! hehe!1
Feliz aniversario!!!
Ana

Renata disse...

Feliz aniversário, Patricia!

Espero que o seu dia tenha sido lindo. Tão lindo quanto o bolo.

Anônimo disse...

Parabens, leio seu blog todos os dias e vc é uma fera com a pasta americana, que pena que vc nao viva do lado de ca do atlantico, ía dar uns cursos para mim, estou enviando esta receita que copiei da revista prazeres da mesa, parece me boa e entao feita por vc vai ficar uma delicia.

Bolo Surpresa de Natal
INGREDIENTES

Massa Pão de Ló
8 ovos
1 xícara de chá de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar

Recheio 1
Uma lata de doce de leite cremoso.

Recheio 2
500 g de Damasco Doce ou turco
500 g de Damasco azedo
(dica: pode ser substituído por geléia de
damasco ou outra de sua preferência)

Calda
1 xícara (chá) de água
4 xícaras (chá) açúcar
1 colher (chá) de essência de sua preferência


PREPARO

Masssa
1 Unte e polvilhe com farinha de trigo, três formas quadradas no formato 20x20 cm. 2 Pré aqueça o forno na temperatura de 200 graus. 3 Bata as claras em neve e sem parar de bater acrescente as gemas e o açúcar deixando bater bem. Misture delicadamente (pode ser com um fouet ou na própria batedeira em velocidade mínima) a farinha e o fermento peneirados. 4 Coloque a mistura dividida igualmente nas 3 formas e leve ao forno (pré-aquecido) por aproximadamente 40 minutos. Caso as 3 formas não caibam juntas no forno, assar uma de cada vez. 5 Deixe as massas esfriarem por cerca de 5 minutos antes de desenformá-las para a montagem do bolo.

Recheio
1 Lave os damascos e leve ao fogo em panela com água, cobrindo-os até 2 dedos aproximadamente. Deixe os damascos amolecerem (mexa-os com colher de pau de vez em quando) e então acrescente 1 kg de açúcar e mexa tudo até que a mistura fique em ponto de geléia (cerca de 35 minutos).

Calda
Modo de preparo
1 Ferva a água e o açúcar numa panela. Acrescente a essência somente após o ponto de fervura da água e com o fogo já desligado. Misture bem e empregue na montagem.

Montagem
1 Coloque uma camada de massa, regue com a calda e recheie com o doce de damasco. 2 Coloque outra camada de massa, regue com a calda e recheie com o doce de leite. 3 Cubra com a última camada de bolo e regue com a calda 4 Passe geléia, glacê ou doce de leite em todo o bolo para formar uma espécie de cola antes de cobrí-lo com a pasta americana. 5 Abra a pasta, cubra o bolo e confeite como desejar.




Receita de Fabíola Toschi
Sugar Sweet Sugar, www.fabiolatoschi.com.br
(11) 3865-8258


Rendimento: 15 a 20 porções
Menu: sobremesa
Comemoração: natal
Tempo de Preparo: 1 ½ h


Se quiser posso te enviar a foto do bolo, pois aqui nao da para colocar.

anabela.martins.3@netvisao.pt

angela disse...

Oi Patricia, não nos conhecemos , mas estou sempre por aqui dando uma "olhadinha" nas coisas lindas e saborosas que vc nos oferece...E hj descobri que é o seu niver...Parabens, tudo de bom...que vc seja sempre muito feliz...
Beijinhos...

lunalestrie disse...

Olá, Patrícia, sempre visito seu blog e adoro, inclusive hoje de manhã fiz uma receita daqui, depois vou postar no meu blog. Desculpe o atraso, ontem não estava conseguindo postar comentários aqui. Um abraço e longa vida a você e ao seu blog!

miki w. disse...

patricia!
felicidades nesta data especial!
suas rosas estão muuuuito lindas, quanta delicadeza, amei!
e olha que coincidência! a fabiola toschi que a anabela cita acima é esposa de um super amigo meu. eita mundo pequeno!
bjs technicolorescos neste dia lindo para ti,
miki

Patricia Scarpin disse...

Akemi, querida, obrigada pelo carinho!
Também sou sua fã e o Pecado foi e sempre é uma fonte de inspiração. Adoro fazer parte deste mundo de food blogs, é muito gostoso e algo que nunca pensei que aconteceria comigo! Conheci tantas pessoas bacanas, e você aí, do outro lado do mundo, amiga!

Fiz a tal mudança pq achei que seria obrigatória, mas não sei qual é a diferença ainda.

Fer, obrigada!!
Tive um dia muito bom, sim, e os comentários aqui me alegraram ainda mais!

Eliana, também adoro a sua cozinha. Receitas tão deliciosas e comentários sinceros. Isso é muito bom. Obrigada por tantos elogios.

Dadi, temos sim coisas em comum! Isso é bom! A Internet tem esse aspecto bacana de nos levar a pessoas que não conhecemos mas que compartilham os mesmos gostos.
Ri do final do teu comentário, querida. Obrigada!

Cinara, obrigada! Vamos, sim, trocar muitas receitas, dicas, isso é tão gostoso e produtivo!

Hi, Gattina, thank you! You're far too kind. I'm so glad to have you back to my "kitchen".

Cris, obrigada! Adoro preparar estas coisas e fico horas na cozinha - nem vejo o tempo passar!
Não pode ter medo, querida, tem que "meter as caras", como dizemos por aqui! :D

Valentina, amiga, obrigada! O jantar foi gostoso, comemos tanto que quase voltamos "rolando" para casa... :D

Elvira, minha amiga escorpiana! Mil beijos para vc tb e nos conte quando chegar o seu dia!

Renata, obrigada! Tudo de bom para você também.

Regina, obrigada pela visita! Volte sempre aqui!

Ana, obrigada! Esse bolinho fiz há muito tempo, e com bastante carinho.
O brownie é gostoso, mas vc tem os originais aí, amiga!

Renata, obrigada! Achei que o dia passou rapidamente... :(

Anabela, obrigada pela visita, espero que volte mais vezes! Obrigada pela receita, a Fabiola faz coisas lindas e já fiz curso com a professora dela.

Angela, tudo bem? Que gostoso saber que vc gosta do meu cantinho! Obrigada pela visita e volte sempre que quiser!

, obrigada pela visita. O seu blog é tão gostoso, adorei passar por lá!
Fiquei feliz por vc ter feito uma receitinha daqui! Fiquei curiosa!

Miki, obrigada!
Sou fã da Fabiola (apesar de não conhecê-la pessoalmente). Inclusive mandei um e-mail pra ela uma vez, informando que um site estava copiando as fotos dela e usando como se fossem da outra pessoa. Acho um abuso isso, viu?
Obrigada pelo carinho!

Obrigada a todas por tanto carinho e generosidade, um beijo enorme!!!

Cris disse...

Patricia muitos parabêns, desejo um dia muito feliz junto de todos aqueles que amas, com saúde, amor e muito ânimo para continuares aqui na nossa companhia(blogueiras :)).
O bolo está lindo, parece feito por pasteleiro profissional, está prefeito.
Beijinhos

Baú da Conceição disse...

Parabens atrasados, o seu bolo está lindissimo, as rosas perfeitas, ja vi que o seu dia foi maravilhoso, então só posso dizer, continue a presentear-nos com as suas delicias.
Beijinhos.

Silvia Arruda disse...

Feliz aniversário, é atrasado mas de coração!!
Ontem foi um dia muito corrido aqui no jornal, um dia que chamamos de "pescoção", onde adiantamos matérias para todo o feriado prolongado...
Parabéns, muitas felicidades, muito sucesso, saúde, paz, amor e inspiração, sempre, para continuar nos brindando com receitas tão especiais!
Um beijo especial de aniversário!
Felicidades!

Anônimo disse...

Happy Belated Birthday! I may be late but I mean it just the same. I hope you had a wonderful, wonderful day. :)


Ari (Baking and Books)

Karen disse...

Estou meio atrasada, mas parabéns! Quantas escorpianas! Espero que tenha comemorado muito seu aniversário! Esses bolinhos são muito charmosos e bem feitos!

Haalo disse...

A bit late but Happy Birthday Patricia - Feliz Aniversario! A beautiful cake with such lovely flowers.

Patricia Scarpin disse...

Cris, obrigada! Você é muito gentil.
Adoro blogar e também visitar todas vocês e ver as delícias que andam "aprontando" na cozinha. :D

Conceição, obrigada pela visita e pelo doce comentário!

Silvia, não se preocupe! Sei que há dias em que mal conseguimos respirar no trabalho.
Obrigada pelo carinho!

Ari, thank you! It was a very nice day, and so many wonderful comments in here make it even more special!

Karen, escorpiano é tudo gente boa! risos
Obrigada pelo carinho!

Haalo, thank you! You even wrote in my native language, so nice of you!

Beijos a todas!

miki w. disse...

patricia,
coincidência das coincidências, não é mesmo? q legal!
quem sabe um dia nos encontremos todas pessoalmente.
tb acho um absurdo isso de as pessoas se apropriarem da produção das outras pessoas... mas, infelizmente, se a internet tem o lado bom de permitir que façamos amizades virtuais como as nossa, tb facilita esse tipo de coisa. c'est la vie!
bjs! miki

Related Posts with Thumbnails