segunda-feira, junho 14, 2021

Lasanha de berinjela com farofinha crocante e louças lindas

Lasanha de berinjela com farofinha crocante


Minha queridas e meus queridos, voltei com um post que é uma receita meio que não-receita. :)

Além dos limões cravos perfumadíssimos, eu também trouxe umas berinjelas pequeninas tão bonitinhas do Instituto Chão! Eu sou aquela pessoa que pira em feiras e supermercados, vocês sabem.

Duas das berinjelas viraram barquinhas que servi com arroz e salada verde – saibam que eu fico feliz demais sabendo que muitos de vocês também adoram aquela receita! Já as outras duas, fiquei na dúvida sobre o que fazer com elas... Criatividade zero, vamos logo de lasanha de berinjela e pronto. :)

Grelhei as fatias de berinjela na frigideira, sem azeite, sem nada, até que elas ficassem macias e bem douradas. Ao tirar da frigideira, salpiquei com sal e pimenta do reino moída na hora. Fiz o meu molho de tomate de sempre (receita aqui) e então montei camadas de molho, berinjela e mozarela ralada.

Peguei emprestada da linda Alison Roman a ideia de cobrir a lasanha de berinjela com uma farofinha crocante e ficou tão deliciosa! Minha farofinha é um pouco mais “enfeitada” do que a da Alison (a dela é feita só com azeite e panko): juntei em uma frigideira antiaderente média 1 ½ colheres (sopa) de azeite e 1 dente de alho amassado, mas ainda inteiro. Quando o alho perfumou, adicionei 3 colheres (sopa) de farinha de rosca caseira e dourei bem no azeite. Desliguei o fogo, retirei o alho, temperei com sal e pimenta do reino e adicionei folhinhas de tomilho. Espalhei sobre a lasanha, cobri com uma camadinha de parmesão ralado fininho e levei ao forno por uns 25 minutos – almoço pronto.

Apesar de o almoço ter sido simples, preparei a berinjela neste prato maravilhoso da minha amiga Cris, da Pina Cerâmicas. A Cris está com um ateliê novo lindíssimo, além de ter também a loja virtual. Comprei umas peças incríveis dias atrás e não vejo a hora de recebê-las em casa!

Espero que gostem da minha receita-não-receita. E que a vacina venha logo para todos nós! #vivaosus

4 comentários:

São Ribeiro disse...

Gosto muito de beringela e achei a sua sugestão uma delicia.
Boa semana

Roberta disse...

Adorei! Essa farofinha dá um charme especial, vou experimentar.
Beijos.

CRISTIANE LARA disse...

Olá, Patricia, tudo bem ? Adoro berinjela e a sua está linda ! E a louça também é muito fofa! Bjs

Ana Maura Correa disse...

Paty, deu até água na boca! Vou fazer e também dar uma olhadinha na loja de cerâmicas.
Beijos