segunda-feira, junho 08, 2020

Bolo de azeite e limão

English version

Bolo de azeite e limão / Lime olive oil pound cake

Durante todo esse tempo em isolamento não tenho feito muitos doces – vocês devem ter percebido, pelos meus posts, que as receitas que andam pipocando por aqui são salgadas em sua maioria. O João não é de comer doces e não quero ter que dar conta deles sozinha. Há horas em que a ansiedade bate forte e corro pegar um chocolatinho, mas ter que lidar com um bolo inteiro antes de ficar seco é mais difícil.

Portanto, em quase 3 meses em casa eu fiz 3 bolos até agora, um deles sendo o mármore de iogurte que dividi com vocês semanas atrás. Semana passada bateu uma vontade de bater um bolinho, mas não daria tempo de esperar a manteiga amolecer (não tenho microondas em casa para acelerar o processo). Por isso, acabei fazendo o bolo de azeite da Alice Medrich: fácil de preparar, ficou macio e gostoso. Eu poderia ser usado xerez, como a receita original pedia, mas queria uma receita que mais gente conseguisse fazer nestes tempos, por isso adaptei ligeiramente a receita e usei leite no lugar da bebida. Raspas de limão e uma pitada de noz-moscada tornaram tudo ainda melhor.

Bolo de azeite e limão
adaptado do bolo de azeite e xerez deste livro

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de açúcar cristal ou refinado
raspas da casca de 2 limões taiti
150ml de azeite de oliva extra virgem
3 ovos gelados
½ colher (chá) de extrato de baunilha
150ml de leite integral, temperatura ambiente

Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de furo central com capacidade para 2 litros (8 xícaras).
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, a noz-moscada e o sal. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de limão e esfregue com as pontas dos dedos até aromatizar o açúcar. Acrescente o azeite e bata com a batedeira até combinar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Depois de adicionar o último ovo, bata por mais 3-5 minutos, até obter um creme claro. Junte a baunilha. Com a batedeira desligada, junte 1/3 dos ingredientes secos reservados, e em seguida bata em velocidade baixa somente até incorporar. Desligue novamente a batedeira e acrescente metade do leite. Bata somente até incorporar. Repita o processo até terminar todos os ingredientes, alternando os secos com o leite e terminando com os secos.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 50 minutos ou até que o bolo cresça e doure – faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 8-10 porções


2 comentários:

Erica disse...

Se usar o xerez, é a mesma quantidade?
E a noz moscada tb coloca?

Patricia Scarpin disse...

Erica, sim, é a mesma quantidade. Não precisa usar a noz-moscada se não quiser.