quarta-feira, março 20, 2019

Picolés de brigadeiro e um post sobre amor


Picolés de brigadeiro

Final de semana passado assisti ao documentário “Jane Fonda em Cinco Atos” e fiquei um bom tempo pensando no que Jane disse sobre sua relação com a mãe, com o pai, com os filhos, sobre amor. Ela conta que nunca se sentiu amada pela mãe e como isso influenciou seu relacionamento com a primeira filha. É um documentário interessante e recomendo muito para quem gosta não só de cinema, mas de relacionamentos e História também.

Mas vocês vão me perguntar “Patricia, o que é que Jane Fonda tem a ver com picolés de brigadeiro?” A princípio, nada, se bem que acho que Jane iria gostar de prová-los. :)

O que me fez ligar a receita ao documentário foi ver o meu pequeno em casa, no mesmo final de semana, tomando picolé, receita que ele me ajudara a fazer, segurando o palito com as mãos fofinhas, tentando em vão não se sujar todo de chocolate enquanto o picolé derretia e pingava sobre sua barriga. Corri para pegar um pratinho, para proteger o picolé caso despencasse do palito, e ao final Pingo me disse, com chocolate desde a testa até o umbigo: “Dedé, me dá aqui o prato, eu adoro esse caldinho de sorvete”. :)

O post de hoje é sobre sorvete, mas também é sobre amor. Espero que vocês provem a receita (é muito boa e dá pra fazer em saquinho de gelinho, também, como o outro picolé que postei tempos atrás) e também que a vida lhes traga muito amor. Eu fiquei anos sedenta por este sentimento e hoje me sinto inundada por ele.

Picolés de brigadeiro
receita minha

1 receita de brigadeiro - faça do jeito que mais gostar; como eu queria um brigadeiro menos doce, usei 50g de chocolate 70% cacau picado no lugar do cacau/chocolate em pó
600ml de leite semidesnatado gelado (usei leite sem lactose e deu muito certo)

Deixe o brigadeiro esfriar completamente e então bata no liquidificador com o leite até obter uma mistura homogênea. Transfira para a forma de picolé. Leve ao freezer por 30 minutos (ou um pouco mais, dependendo do seu freezer – você quer os picolés ligeiramente firmes, para que os palitos não fiquem dançando), insira os palitos e então gele por mais 6 horas ou de um dia para o outro. Eu polvilhei os picóles com chocolate granulado para fazer graça na foto, mas eles ficam bem mais gostosos sem isso.

Rend.: 10 picolés de 80ml cada

11 comentários:

Raquel de Meneses disse...

Ah Pat, te ver feliz me faz feliz. É de graça e tão gostoso isso ❤️

Letrícia disse...

Ai, que post mais lindo. Também, vindo de uma lindeza feito você, já era de se esperar. Cada dia mais admiro você, Pat. Beijos.

Mariana Zapella disse...

Que amor, Pat. Que delícia termos crianças por perto -- e Benjamim chama o caldinho de "sopinha de sorvete" :D

Vi Furrati disse...

Devem ter ficado uma delícia... e fazer/dividir com uma pessoinha especial torna mais gostoso ainda!

cobaiaamiga.com

Karla Maria disse...

Vou fazer, Pat. Delícia de receita e de post. Beijão

Thaís disse...

Seu blog foi um dos primeiros de receitas que descobri, isso há muuuuitos anos já, acredito que em 2009. Nunca tive o hábito de comentar nos sites que acompanho (deveria mudar isso), mas em algum momento eu tinha que escrever algo aqui pra expressar minha admiração pelas suas receitas e fotos. Dar uma olhada nas receitas daqui dá uma sensação muito boa, de paz e calma, o capricho nas fotos é único, e acho legal que seus posts vão além das receitas. Só fui gostar de cozinhar depois que saí de casa, por necessidade, e hoje é a coisa que mais me deixa feliz. Seu blog foi uma parte desse processo!

Isaac Paes disse...

A história da ainda mais sabor a receita, fiquei emocionado com tal sentimento, isso tudo é bom demais, quase sempre detalhes simples que fazem muita diferença.

Anônimo disse...

Que blog ótimo! Parabéns! Acabei de conhecer pelo @gpoulain e já quero fazer as receitas! :)

Valentina disse...

Pat, meu coração inchou ao let isso. Vc metece muito amor na sua vida pois das muito amor a todos. Há muitos muitos anos vejo isso, e vivencio tambem. Te adoro amiga.

Iza disse...

Vim conferir a receita da foto do Instagram. Diz para fazer receita de brigadeiro e após esfriar bater com leite no liquidificador. Quanto de leite ?

Valentina disse...

Pat amiga, que post mais lindo. Senti love tingling in my body. Te amo querida. Xx