segunda-feira, dezembro 04, 2017

Bolo invertido de maçã e coco

English version

Upside down coconut and apple cake / Bolo invertido de maçã e coco

Bolo de maçã é um dos meus favoritos (há várias receitas aqui no blog, incluindo uma versão com azeite de oliva que vou repetir no próximo final de semana) e invertido o danado fica ainda mais lindo. As fatias de maçã formam uma camada saborosa e o coco dá um toque especial à massa – é um bolo bem macio e realmente delicioso.

É uma receita simples de fazer – apesar do visual – e acho terapêutico arrumar as fatias de maçã no fundo da forma. Apenas tomem cuidado para não usar forma de fundo nem aro removíveis, pois o açúcar da cobertura derrete no forno e pode vazar.

Upside down coconut and apple cake / Bolo invertido de maçã e coco

Bolo invertido de maçã e coco
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Camada de maçãs:
1/3 xícara (65g) de açúcar cristal
¼ colher (chá) de canela em pó
2 maçãs Granny Smith pequenas, sem os miolos, cortadas em fatias finas

Bolo:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1/3 xícara (35g) de coco ralado sem adição de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos
1/3 xícara (80ml) de buttermilk*
1/3 xícara (80ml) de leite de coco
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20x7cm (não use forma desmontável e/ou de fundo removível, pois o açúcar, ao derreter no forno, pode vazar), forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também. Em uma tigelinha, misture o açúcar e a canela e salpique sobre o papel manteiga. Sobre a mistura, arrume as fatias de maçã, colocando umas ao lado das outras. Reserve.

Bolo: em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o coco ralado, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve. Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo, raspando as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Acrescente a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o sal, o coco ralado, o buttermilk e o leite de coco e bata em velocidade baixa somente até incorporar.
Espalhe a massa sobre as maçãs e asse por cerca de 50 minutos ou até o bolo crescer e dourar (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por cerca de 2 horas ou até que esteja morno. Com jeitinho, desenforme o bolo sobre um prato de servir, remova a forma e então o papel. Sirva sozinho ou com creme de leite batido.

* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara em usa receita

Rend.: 8-10 porções

13 comentários:

Letrícia disse...

De cara, eu tendo a estranhar a combinação de maçã com coco. Mas como sei que tudo que vem de você é maravilhoso, vou tentar. Aposto que vou me render.

Beijos, querida. Uma semana linda pra você.

Mari disse...

Adoro bolos simples e saborosos que levam frutas ou especiarias e, com a facilidade de usar apenas batedor de arame,não resisto!farei esse tbm.

No sábado, fiz o de banana com manteiga derretida e laranja e o de pera, azeite de oliva e chocolate.
Tão perfeitos e saborosos que dá próxima vez, dobrarei a receita.
Obrigada!

Sheron disse...

Achei o bolo muito tentador, resolvi fazer hoje mesmo! Substituí o butter milk e leite de coco por creme de leite fresco. Ficou maravilhoso!!! Fiquei preocupada à princípio porque a massa parecia pesada e seca. Mas ficou delicioso, super fofo e leve. Adorei a receita. Obrigada ❤️❤️❤️ adoro seu blog. Beijinhos da França 🇫🇷

Unknown disse...

Olá. A receita pede 80ml de buttermilk. Fazendo a versão caseira rende 250ml. Vc diz para usar a xicara toda. Mas não vai desandar a receita? Só são 80ml.

Patricia Scarpin disse...

Mari, adorei saber que você gostou das receitas! Fiquei super feliz! Beijo!

Sheron, que bom saber que você já fez a receita e que deu certo! Amei saber! Beijos!

Milena, no post eu dei a receita para 1 xícara de buttermilk (usar a xícara toda para ter 240ml do ingrediente). É claro que você tem que ajustar para a quantidade pedida na receita, tanto nesta quanto eu qualquer outra que peça o ingrediente.

karla dani disse...

oi patrícia, tu sabes qual a função do buttermilk? quero dizer, no lugar de leite, iogurte ou mesmo creme de leite, como alguém comentou aí? o leite uht sora? lembro que há muito tempo tentei fazer ricota e o bicho não se mexia com vinagre...

Ana disse...

Olá Patrícia

Mal vi esta sua receita, tive que pôr mãos à obra!. Adoro maçã, adoro côco....e foi um sucesso! Bolo simples e tão, mas tão bom! Beijo Para si.
Ana Maciel

Patricia Scarpin disse...

Ana, que notícia incrível! Adorei saber que você gostou da receita! Um beijo e obrigada por vir aqui me contar o resultado!

Patricia Scarpin disse...

Karla, o buttermilk é o elemento ácido que age com o bicarbonato fazendo o bolo crescer. Além disso, também deixa o bolo bem fofinho. O leite UHT sora, sim, desde que seja integral.

Unknown disse...

Olá Patricia!

Depois de tanto namorar esse bolo decidi fazer um! Você poderia só me tirar uma duvida? Na receita voce fala para colocar 80ml de buttermilk, e na explicacao de buttermilk voce pede para colocar 240ml, devo colocar 80 ou 240?

Patricia Scarpin disse...

Ellen, a quantidade que dou é para fazer 1 xícara de buttermilk. Você adapta para a quantidade pedida na receita.

Bruna Almeida disse...

Desculpa a pergunta. Mas sou de Portugal 😆 o leite de coco que fala, é daquele para beber ou o mais grosso especial para o comer? Obrigado

Patricia Scarpin disse...

Bruna, não há problema nenhum em perguntar! É o mais grosso, para cozinhar. Um bj.