Wednesday, October 04, 2017

Calzones de espinafre, queijo e chorizo

English version

Spinach, cheese and chorizo calzones / Calzones de espinafre, queijo e chorizo

Quando tenho dias muito corridos/difíceis geralmente tiro uns minutinhos para retomar o fôlego e espio o site da revista People: leio sobre as celebridades e para isso não preciso usar nenhum dos meus neurônios. :D

Hoje li que Kim Cattrall acabou com os planos de um terceiro filme de “Sex and the City” e deveríamos todos mandar um cartão de agradecimento a ela: o primeiro filme foi bacana, mas o segundo foi um horror de tão ridículo, e só de pensar em algumas das cenas já morro de vergonha alheia. Alguns comentários no site da revista sugerem que os roteiristas matem Samantha Jones e façam o filme com as outras três, entretanto não acho que seria uma decisão muito inteligente: o legal do seriado era o grupo todo, com as quatro, e a Sam sempre foi a minha favorita (seguida de pertinho pela Miranda).

Emprestarei inspiração de SATC para lhes trazer estes deliciosos calzones: o recheio é uma combinação de espinafre, queijo e chorizo e lhes peço que não removam nenhum dos ingredientes – os calzones não seriam os mesmos. O espinafre e o queijo se beneficiam muito do salgadinho do chorizo, mas como sei que nem todo mundo consegue encontrá-lo dá para substituir por bacon com bastante sucesso (só o queijo e o espinafre deixariam a receita meio chocha).

Calzones de espinafre, queijo e chorizo
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
½ colher (chá) de açúcar cristal
1 ¼ xícaras (300ml) de água morna
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
3 ¼ xícaras (455g) de farinha de trigo comum
1 colher (chá) de sal

Recheio:
¾ xícara (105g) de chorizo em cubinhos pequeninos – pique, depois meça
2 dentes de alho grandes picadinhos
2 xícaras (120g) de folhas de espinafre, apertadas na xícara na hora de medir – meça depois de remover os talos
sal e pimenta do reino moída na hora
2 xícaras (200g) de mozarela ralada grosseiramente – rale, depois meça
azeite de oliva extra virgem, para pincelar os calzones

Prepare a massa: na tigela da batedeira planetária, junte o fermento biológico, o açúcar e a água. Misture bem com um garfo e reserve por cerca de 5 minutos ou até a espumar. Acrescente o azeite, a farinha e o sal, misture, e então sove na batedeira por 6-8 minutos ou até obter uma massa lisa e elástica – se for sovar na mão, serão 10-12 minutos, aproximadamente. Forme uma bola com a massa e transfira para uma tigela grande pincelada com azeite – vire a massa uma vez para que todos os lados fiquem untados com o azeite. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho, longe de correntes de ar, por 1 hora ou até dobrar de volume.

Enquanto isso, faça o recheio: aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto – se a frigideira tiver fundo triplo, use fogo médio. Junte o chorizo e vá fritando por todos os lados até dourar – não é necessário acrescentar nenhum tipo de gordura, pois a gordura do chorizo será suficiente. Quando dourar, junte o alho e refogue por 1 minuto ou até dourar – não deixe queimar ou o alho deixará a receita amarga. Acrescente o espinafre e refogue rapidamente até murchar. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe esfriar. Incorpore a mozarela.

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele-o com azeite.
Divida a massa em 8 partes iguais – cada uma delas terá entre 90 e 100g. Usando um rolo, abra cada porção de massa em um círculo de cerca de 25cm. Coloque o recheio em metade da massa, feche formando uma espécie de pastel e enrole bem as extremidades para que o recheio não vaze. Repita o processo com a massa e recheio restantes. Transfira os calzones para a assadeira preparada, pincele-os com azeite e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que dourem bem. Sirva imediatamente.

Rend.: 8 porções

4 comments:

Delicioso Equilíbrio said...

Parece maravilhoso! Vou testar depois... Agora, sobre a combinação de espinafre e queijo apenas, depois experimente fazer a receita de spanakopita (acho que escreve assim mesmo) da Tessa Kiros... É deliciosa! =] Se não me engano, está no livro Falling Cloudberries.

Patricia Luck said...

Excelente idéia, devem ficar deliciosos!

Patricia Scarpin said...

Delicioso Equilíbrio, eu já fiz spanakopita, é uma delícia, sim, mas estamos falando de feta, um queijo de sabor marcante, não dá pra comparar com a nossa mozarela... :)

Heloisa Inoue said...

Poucas coisas são tão tristes como quando vc descobre que o elenco do seriado que vc ama e inspirou suas relações se odeia.
Pelo menos vc vê que são ótimos atores mesmo !ahahhahahahahahah

Related Posts with Thumbnails