Uma das minhas memórias de infância mais queridas é a imagem da minha mãe na cozinha preparando bolos – ela era uma cozinheira incrível e também bastante famosa por seus doces.
Os dois bolos dos quais mais me lembro são o de chocolate e o de cenoura – quantas vezes os levei na lancheira da escola! Quantas tigelas de massa de bolo raspadas com a colher de pau! :)
Dia desses me peguei pensando no bolo de cenoura da minha mãe, mas não daria tempo de prepará-lo. Como eu queria satisfação instantânea decidi dar uma adaptada na receita e transformei o bolo em waffles – ficaram muito bons!
Desde então tenho feito estes waffles de vez em quando, pois ficam prontos em pouco tempo e não dão trabalho nenhum – satisfação instantânea com uma pitadinha de saudade.
Waffles de cenoura com calda de chocolate
criação minha, inspirada no bolo de cenoura da minha mãe
- xícara medidora de 240ml
Waffles:
2 cenouras pequenas (200g), descascadas e picadas
2 ovos
½ xícara (100g) de açúcar cristal
1/3 xícara (80ml) de óleo de canola
1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Calda de chocolate:
1/3 xícara (30g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
2 colheres (sopa) – 28g – de manteiga sem sal
¼ xícara (60ml) de leite integral
Waffles: leve as cenouras, os ovos, o açúcar e o óleo ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Transfira para uma tigela e incorpore a farinha, o fermento e o sal, mexendo com um batedor de arame até obter uma massa lisa, com jeitão de massa de bolo.
Aqueça a máquina de waffle e pincele levemente com manteiga – se a máquina for antiaderente, não é necessário. Derrame aproximadamente 1/3 de xícara de massa por waffle, feche a máquina e cozinhe até dourar e firmar. Transfira-os para uma gradinha dentro de uma assadeira e deixe no forno baixinho para que os waffles não esfriem – a gradinha faz o ar circular por todos os lados, evitando que os waffles fiquem úmidos.
Calda: misture todos os ingredientes em uma panelinha e cozinhe em fogo alto, mexendo sempre com um batedor de arame, até que comece a ferver. Cozinhe por mais 2-3 minutos, mexendo, até engrossar levemente. Retire do fogo, reserve por 5 minutos e então sirva sobre os waffles.
Rend.: cerca de 6 porções
sábado, maio 27, 2017
Waffles de cenoura com calda de chocolate - para quem quer bolo, mas tem pressa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Olá Patricia.
Adorei a ideia, amo waffles, e é uma receita ótima pra variar e ter um sabor diferente, ou sempre ficamos na mesma receita né :/
Patrícia, tenho uma receita semelhante,mas como não tem máquina de waffle em casa, faço como pancakes americanas, e ficam ótimas também!
Nunca tinha pensado em juntar a cenoura nos waffles, que bela e deliciosa ideia!!
Beijinhos
Rita
Pat, isso deve ficar divino. Deu vontade até de comprar uma waffle maker só pra isso. A propósito, seus waffles ficam tão, tão lindos! Você coloca a massa bem no meio para eles ficarem sem bordinha, né? Acho um charme!
Beijos!
Adoro panquecas.
Não tenho máquina mas tenho a forma de silicone.
Levo comigo a receita.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Lê, isso mesmo! Às vezes vai a massa inteira antes de eu conseguir um waffle do jeito que eu quero para a foto... :)
Bj, querida!
Um achado, essa receita! Virou moda aqui em casa!
Postar um comentário