segunda-feira, janeiro 30, 2017

Brownies super simples - receita fácil, deliciosa e que rende um montão

English version

Really simple brownies / Brownies super simples

Estava com vontade de fazer brownies fazia semanas, mas queria uma receita nova em vez de recorrer aos meus preferidos, os brownies de cacau da Alice Medrich. Conforme fui folheando livros e revistas e fuçando a Internet encontrei brownies lindos – e vocês sabem o efeito que lindas fotos de comida tem sobre mim –, porém, ao ler as receitas, não quis prepará-las: não estava a fim de usar 350g de chocolate e 500g de açúcar para uma forminha de 20cm de brownies.

Desisti deles e fiz um bolo de limão siciliano. :)

Entretanto, dias depois voltei a pensar nos brownies e fui novamente em busca de uma receita – acabei encontrando esta: facílima de fazer, pedia um nadinha de chocolate e ainda me rendia uma forma grandona de 20x30 de brownies com aquela casquinha maravilhosa. Dei uma adaptada de nada na receita, pois não tinha chocolate 99% de cacau em casa – usei um com 53% – e os brownies ficaram fabulosos. Embrulhei alguns para meus amigos do trabalho e espero que eles gostem tanto quanto eu gostei.

Really simple brownies / Brownies super simples

Brownies super simples
um tiquito adaptados daqui

- xícara medidora de 240ml

150g de chocolate amargo, picadinho ou em gotas – usei um com 53% de cacau
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
1 ¾ xícaras (350g) de açúcar cristal
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
¼ colher (chá) de sal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de metal retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.

Em uma tigela refratária grande, junte o chocolate e a manteiga e leve ao banho-maria (em fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela tocar a água) até que os ingredientes derretam. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o açúcar e misture com um batedor de arame. Junte os ovos, um a um, e misture bem com o batedor. Junte a baunilha.

Adicione a farinha, o cacau e o sal e incorpore-os usando uma espátula de silicone, misturando até obter uma massa homogênea. Espalhe na forma preparada e alise a superfície. Asse por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do brownie saia com migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Corte em quadradinhos para servir.

Rend.: 24 unidades

6 comentários:

Jessica Lorena disse...

Humm deve ficar uma delicia, já quero fazer

Unknown disse...

HAHAHAHHAHAHAHAHAHA tenho tido um período péssimo de timing e vc não faz idéia de como eu tô louca pra comer brownie! HAAHHAHAHAHHAHA
Que timing maravilhoso!
Esse fds consigo fazer
muito obrigada !!!!!!
beijão

Unknown disse...

Será que se trocar o açúcar cristal pela refinada, ainda funciona?

Priscila Beneducci disse...

Delicia 💋💋💋

Patricia Scarpin disse...

Dá certo sim, Ingrid!

Unknown disse...

Acabei de fazer, hummm uma delícia