segunda-feira, janeiro 16, 2017

Bolo de mel com amêndoas - quatro anos depois

English version

Honey bee cake / Bolo de mel com amêndoas

Eu já lhes disse que fotos bonitas me influenciam bastante – se vejo uma foto incrível de um bolo ou de um prato de macarrão imediatamente adiciono a receita à minha lista mental e fico ansiosa para prepará-la. Às vezes isso acontece nos finais de semana seguintes, às vezes meses depois, até mesmo anos – é muita receita boa para pouco tempo. :)

Este bolo, deste livro lindo, ficou nos meus pensamentos por séculos – a foto grudou na minha memória quando comprei o livro, muito tempo atrás (2012, para ser mais exata). Houve vezes em que eu quis prepará-lo, mas não havia mel na despensa, outras em que o meu estoque de amêndoas em lascas estava pobrinho. Então aqui estamos, mais de quatro anos depois, com um bolo que eu não via a hora de dividir com vocês: macio, perfumado, docinho, delicioso – espero que vocês não demorem tanto quanto eu para fazê-lo.

Bolo de mel com amêndoas
um nadinha adaptado deste livro lindo

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de sal
¾ xícara + 2 colher (sopa) - 200g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (100g) de açúcar cristal
1/3 xícara (100g) de mel
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes
1 gema grande
¾ xícara (180ml) de buttermilk, temperatura ambiente*

Calda:
½ xícara (150g) de mel
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¼ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
½ xícara (56g) de amêndoas em lâminas, tostadas e frias

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm – use uma forma desmontável ou que tenha fundo removível –, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, a canela e o sal. Reserve.
Em outra tigela, usando a batedeira, bata a manteiga, o açúcar, o mel e a baunilha em velocidade baixa até misturá-los. Aumente para a velocidade alta e bata até obter um creme claro e fofo, 5-7 minutos. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente durante todo o preparo da receita. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a gema.
Com a batedeira em velocidade mínima, junte os ingredientes secos em três adições, alternando com o buttermilk em duas adições – comece e termine com os ingredientes secos e não bata em excesso. Raspe as laterais da tigela.

Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Bata a forma na pia algumas vezes para eliminar as bolhas de ar da massa. Leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito) – não se preocupe se o topo do bolo rachar durante o tempo de forno.

Quanto o bolo estiver quanto pronto, prepare a calda: leve o mel e a manteiga ao fogo médio em uma panelinha, mexendo até a manteiga derreter. Quando a mistura começar a ferver, desligue, junte o sal e a baunilha e reserve – a cobertura deve estar quente/morna na hora de derramá-la sobre o bolo.
Quando o bolo estiver pronto, retire-o do forno e faça furinhos com um palito de dente. Derrame metade da calda sobre o bolo, espalhe as amêndoas no topo e então derrame o restante da calda delicadamente sobre as amêndoas. Volte o bolo ao forno por 5 minutos. Retire do forno e transfira para uma gradinha, deixando esfriar completamente na forma. Desenforme com cuidado, remova o papel e transfira para um prato de servir.

*para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 8-10 porções


11 comentários:

Luciana Leal disse...

Eu sou totalmente visual em relação à comida. Se eu olhar uma foto e me der água na boca aí sim eu leio a receita,senão, normalmente eu passo batida pela receita.
E esse bolo está lindo e apetitoso Pat.
Beijinhos

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adoro bolos com amêndoa.
Ficou lindíssimo o teu bolo.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/segundas-sem-carne-nabo-gratinado.html

O Cantinho dos Gulosos disse...

que belo bolo mesmo com um aspeto delicioso.


O Cantinho dos Gulosos

Marcele disse...

Também tenho muitas receitas guardadas esperando o dia de serem testadas! Esse bolo parece incrível! Um beijo Patricia!

Leda calfat disse...

Deve ser maravilhoso, obrigada por compartilhar tantas delícias!!
Vou fazer em breve. Abraços

CRISTIANE LARA disse...

Boa tarde, Patricia, tudo bem ? Que bolo lindo e fofo ! Vou fazê-lo, com certeza ! A foto está linda também ! Parabéns e sucesso sempre ! ;)

Fabiane Camara disse...

Fiz este bolo! PERFEITO!!! Parabéns pelo Blog Patricia! Todas as receitas que testei do seu blog, eu amei!!! Perfeitas!!!

Alcidia disse...

Ai mas que lindo bolo de mel, eu adoro bolos assim, acho que o mel torna o bolo mais suave, o teu ficou fantástico! parabéns! bjs
http://www.iguaria.com/

Patricia Scarpin disse...

Fabi, que bom saber que vc gostou da receita! Obrigada por vir aqui me contar o resultado! Bj!

Amanda disse...

Tens razão quanto ao visual, eu mesmo AMO as suas fotos, pra mim são as mais bonitas da internet. Eu fico com vontade de fazer todas as suas receitas. Essa aqui em especial, além de ser um bolo lindo deve ter um perfume maravilhoso de mel.
Parabéns pelas receitas (e pelas fotos!!)
=**

Patricia Scarpin disse...

Oi, Amanda!
Você é muito gentil, obrigada! Um bj grande!