terça-feira, novembro 22, 2016

Crumble de banana, chocolate e amendoim para confortar um coração tristonho

English version

Banana, chocolate and peanut crumble / Crumble de banana, amendoim e chocolate

Já lhes disse diversas vezes o quanto amo a Internet – este bloguinho nem existiria se não fosse por ela. Por outro lado, as redes sociais às vezes me deprimem um pouco.

Há vezes em que vejo pessoas da minha família compartilhando várias fotos e opiniões e... Sinto que não as conheço. Já conheci, em um passado muito distante, mas a vida mudou tanto que não consigo mais me identificar com tais pessoas – são completos estranhos. Tenho pouquíssimos amigos próximos que considero muito mais minha família do que aqueles conectados a mim por sangue – isso me conforta, traz paz ao meu coração. Sentimentos assim me aquecem quando pensamentos sombrios me invadem, e às vezes também procuro conforto em forma de comida – sei que não é ideal, mas é o que tem pra hoje.

Depois do arroz doce que minha mãe fazia, nada me conforta mais do que um bom crumble, bem quentinho saído do forno regado com creme de leite fresco gelado. Desta vez adicionei farinha de amendoim e cacau à cobertura, criando um combo delicioso e tropical com as bananas.

Crumble de banana, chocolate e amendoim
criação minha

- xícara medidora de 240ml

3 bananas grandes, em rodelinhas de aproximadamente 1cm

Cobertura:
1/3 xícara (46g) de farinha de trigo
¼ xícara (25g) de farinha de amendoim
½ colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
¼ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ½ colheres (sopa) - 21g - de manteiga sem sal, gelada e picada

Preaqueça o forno a 180°C. Divida as bananas entre 2 refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amendoim, o cacau, o açúcar, o fermento e o sal. Junte a manteiga e esfregue os ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Espalhe-a sobre as bananas e leve ao forno por 20-25 minutos ou até a cobertura dourar e ficar crocante.

Sirva com creme de leite fresco ou sorvete de creme.

Rend.: 2 porções

5 comentários:

Luciana Leal disse...

Delicia de receita Pat, eu ando doida pra comer um doce com banana e chocolate!! Talvez eu faça esse!!
Sabe, eu tenho me assustado um pouco com as pessoas na internet. Tanto família, quanto amigos com opiniões tão doidas... simceramente nem sei o que fazer, faço de conta que não li aquilo? Fico com um pé atrás com a pessoa? Ou respeito a opinião dela? Não sei...
Beijos Patrícia!!

Mari Maciel disse...

Essa decepção com familiares e amigos é um mal comum, nos tempos que correm, infelizmente. A compaixão foi pro brejo, só nos resta respirar fundo, e comer crumble. :*

Anônimo disse...

Boa tarde, Patrícia! Fico feliz que você consiga desabafar, e a continuar nos alegrando com as tuas delícias! Que as boas coisas da vida, sejam comidas, lugares, pessoas conhecidas ou desconhecidas, etc possam trazer muitas alegrias para ti! Um abraço, Simone.

Paprika en la cocina disse...

Deve ser uma delícia de crumble e super apetitoso!
Beijinhos. http://paprikaenlacocina.blogspot.com.es/

Coisas de Ceci disse...

Meia noite e eu querendo comer essa receita kkkkk. No mais falando sobre família e amigos as vezes acho que muita intimidade atrapalha as relações,melhor cada um no seu espaço só se encontro nas alegrias e nas tristezas.