Monday, November 14, 2016

Bolo de morango e ruibarbo com cobertura crumble e Mark Rylance

English version

Strawberry rhubarb buckle / Bolo de morango e ruibarbom com cobertura crumble

Tenho, aos poucos, conseguido ver todos os filmes indicados ao Oscar deste ano – não tem sido uma tarefa muito rápida, mas certamente tem sido bem divertida. :)

Um dos filmes que vi nas últimas semanas foi “Ponte dos Espiões” – fiquei em completo choque quando Mark Rylance foi anunciado como Melhor Ator Coadjuvante e sei que não fui a única. Eu me lembrava dele em “Anjos e Insetos”, um bom filme que vi há uns vinte anos, e nada mais além disso, por isso fiquei bem curiosa pra ver o que ele tinha feito ao lado do sempre ótimo (com exceção de “Filadélfia”) Tom Hanks.

O filme é… OK. História interessante, mas nada de outro mundo (não sou uma grande fã do Spielberg). E a performance de Mark Rylance é rasa e tola – ele deveria embrulhar o seu Oscar em plástico bolha e enviá-lo a Tom Hardy por Fedex. :)

Tenho aqui um coadjuvante bem mais interessante aqui: morangos – diferentemente do Sr. Rylance, seu sabor e aroma trabalham para criar um bolo (um buckle, no original) muito saboroso, em uma linda combinação com ruibarbo. Foi difícil não comer vários quadradinhos de uma só vez - sintam-se avisados. :)

Bolo de morango e ruibarbo com cobertura crumble
um tiquinho adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
115g de morangos, sem os cabinhos e picados
225g de ruibarbo, em pedacinhos de 1cm
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, uso dividido
1 xícara (140g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
85g de manteiga sem sal, amolecida
raspas da casca de 1 limão siciliano pequeno
1 ovo grande
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara de creme azedo (sour cream)*

Cobertura crumble:
½ xícara (70g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) (28g) de manteiga sem sal, derretida

Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças” e unte o papel também.
Em uma tigela média, misture o ruibarbo, o morango e ¼ xícara (50g) do açúcar. Deixe macerando por 30 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.

Prepare a cobertura crumble: em uma tigela média, misture a farinha, o açúcar e o sal. Com um garfo, incorpore a manteiga, mexendo somente até obter uma mistura parecida com uma farofinha. Deixe na geladeira enquanto prepara o restante da receita.

Bolo: em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga, as raspas de limão siciliano e o restante do açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte o ovo e a baunilha e bata bem. Em três adições, acrescente os ingredientes secos, alternando com o creme azedo em duas adições – comece e termine com os ingredientes secos.

Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Escorra os morangos e o ruibarbo e descarte o líquido. Arrume as frutas sobre a massa de bolo e então salpique com a farofinha. Asse por 50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 16 porções

3 comments:

Divânia's- trabalhos manuais said...

Ah aí aí. ..que deve ser uma delicinha ...massssss e o ruibarbo onde você compra????abreijos

Tertúlia da Susy said...

Que delícia!

CRISTIANE LARA said...

Olá Patricia ! Tudo bem ? O bolo está lindo ! E com esse friozinho combina muito bem ! Abraços :)

Related Posts with Thumbnails