quarta-feira, julho 20, 2016

Muffins de banana e amendoim

English version

Banana peanut muffins / Muffins de banana e amendoim

Por mais que eu tente me ater aos ingredientes que já tenho em casa na hora de fazer meus docinhos, nem sempre consigo: há vezes em que não consigo resistir às frutas no mercado, ou a comprar mais um pouco de chocolate ou um vidro de geleia (já fui muito pior no passado, se serve de consolo). :)

É como comprar outro livro quando não se está nem perto de terminar de ler os que já se tem (ainda bem que isso eu já não faço mais). Mas os ingredientes... Às vezes, me rendo a eles. :)

Final de semana passado, entretanto, ao abrir o freezer para pegar uma porção de caldo de legumes caseiro dei de cara com algumas bananas. Como havia uma outra madura na fruteira, decidi que faria algo com elas. A ideia inicial era um bolo, mas depois mudei para muffins ao ver esta receita na revista Olive – eu tinha todos os ingredientes em casa, me senti uma vencedora. :D

Além de usar as bananas, também pude usar um pouco mais do meu pote gigante de manteiga de amendoim, os amendoins restantes desta receita e a farinha de amendoim que vi no Santa Luzia tempos atrás (e que é claro que eu trouxe para casa – ao contrário da maioria das coisas lá, ela era baratinha). :)
Não se preocupe caso não tenha a farinha de amendoim – a receita original pede farinha de amêndoa, dá pra usar ambas.

Muffins de banana e amendoim
um nadinha adaptados da sempre ótima revista Olive

- xícara medidora de 240ml

1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
2 ¾ colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de farinha de amendoim
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 78g - de açúcar demerara
3 bananas maduras, 2 amassadas com um garfo e 1 picada
1/3 xícara generosa (100g) de manteiga de amendoim do tipo “smooth”
2 ovos
½ xícara (120ml) de buttermilk*
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 punhado de amendoins torrados (não tem problema se forem salgados)

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma forma de muffin de 12 cavidades com forminhas de papel.

Em uma tigela grande, misture bem com um batedor de arame a farinha de trigo, o fermento, o sal, a farinha de amendoim e o açúcar. Reserve.
Em uma tigela média, misture bem as 2 bananas amassadas, a manteiga de amendoim, os ovos, o buttermilk e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture levemente com um garfo, sem misturar demais – massa de muffin não é lisa como massa de bolo e se misturar demais os muffins ficarão duros. Incorpore a banana picada e então distribua a massa entre as forminhas de papel – elas ficarão bem cheinhas e os muffins terão topos altos e bonitos. Salpique os amendoins sobre a massa crua e aperte levemente com a ponta dos dedos para fixá-los na massa.

Asse por cerca de 20 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem – faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo-os para a gradinha. Sirva mornos ou deixe esfriar completamente.

* para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 12 unidades

7 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

que muffins maravilhosos, mesmo com um ar maravilhoso.


O Cantinho dos Gulosos

CRISTIANE LARA disse...

Oi, Paty, tudo bem ? Lindos Muffins ! Receita super fácil ! :)

Patricia Luck disse...

Bananas são sem dúvida as frutas mais práticas que existem, não é? Estive na casa da minha vó em fevereiro e ela me deu um CACHO inteiro delas, de uma das bananeiras do quintal. O dito cujo viajou mil quilômetros comigo. Cheguei em casa, descasquei todas e as congelei. Que maravilha poder abrir o congelador e em questão de minutos ter o ingrediente chave para um muffin ou uma vitamina de frutas para as crianças. E essa combinação com amendoim (que sem dúvida é a minha nut favorita) deve ficar deliciosa! Obrigada pela inspiração!

IPD disse...

Patrícia,
eu nao sou de comentar muito, mas TENHO que lhe escrever que ADORO, AMO o seu blog. Eu sou leitora assídua há muito tempo e já experimentei muitas das suas receitas, todas MARAVILHOSAS!

Muito, mas muito obrigada por este blog delicioso. Espere continuar cliente por muitos e muitíssimos anos, séculos :-)

Abracao, Ingrid

Patricia Scarpin disse...

Ingrid, querida, que delícia ler o seu comentário! Linda! Muito obrigada pelo carinho!
Beijão!

Unknown disse...

Patrícia, querida, poderia tirar as duvidazinhas? O q seria a manteiga "smoth"? Pode ser manteiga de amendoim caseira, sem açúcar, dessas artesanais? E posso triturar o amendoim para formar a farinha? Grata!
Vi sua foto na Casa Júpiter. Seus cachos são leves e lindos. Espero q vc esteja curtindo. Bel Pacheco

Patricia Scarpin disse...

Oi, Bel - claro que sim! Smooth é um tipo de manteiga de amendoim lisa, sem pedacinhos. Para esta receita a manteiga de amendoim caseira funciona, sim, e você pode triturar sim o amendoim para obter a farinha, mas ela tem que ficar fininha, tá?
Obrigada pelo comentário e um beijo!