sexta-feira, abril 29, 2016

Bolo de chocolate e vinho tinto e Vincent, de novo

English version

Red wine chocolate cake / Bolo de chocolate e vinho tinto

Dias atrás terminei de ver a segunda temporada de “Demolidor” e apesar de toda a ação trazida à série pelo Justiceiro não gostei tanto quanto gostei da primeira temporada – aquela história toda da Elektra? Tão chata...

Estava quase desistindo do seriado quando Vincent D’Onofrio apareceu: não é segredo o quanto ao adoro esse danado e provavelmente estou sendo parcial aqui, mas os dois episódios em que Wilson Fisk estava foram os melhores da temporada toda – é isso que um ator talentoso faz com um filme ou série. Ele adicionou ainda mais profundidade a um personagem feito à perfeição uma temporada antes, além de criar uma dinâmica incrível com o Frank Castle de Jon Bernthal – os dois juntos estavam ótimos.

O eterno Bob Goren adicionou uma camada maravilhosa a um seriado pelo qual eu já não estava mais tão empolgada assim, mesmo que por dois episódios apenas – depois que ele apareceu, tudo ficou bem mais interessante. É isso que o vinho tinto faz ao bolo que eu lhes trago hoje: não é possível sentir exatamente o sabor da bebida, mas ela adiciona profundidade ao sabor do chocolate, deixando-o mais intenso, e ainda por cima torna a textura do bolo absurdamente macia. Tim tim!

Bolo de chocolate e vinho tinto
um nadinha adaptado do lindo e delicioso Delicious. Love to Cook

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
200g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar + um pouquinho a mais para polvilhar a forma
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal
200g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
200g de chocolate meio-amargo, derretido e frio – usei um com 53% de cacau
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de vinho tinto, temperatura ambiente

Calda:
2 ½ colheres (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
2 colheres (sopa) de açúcar cristal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma de furo central do tipo Bundt com capacidade para 10 xícaras de massa, polvilhe-a com cacau e retire o excesso. Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Usando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição (raspe as laterais da tigela depois de cada adição). Junte a baunilha. Em velocidade baixa, adicione o chocolate derretido e incorpore. Ainda em velocidade baixa, adicione metade dos ingredientes peneirados, seguidos pelo leite e pelo vinho, e finalize com o restante dos ingredientes peneirados – vá raspando as laterais da tigela entre cada adição. Bata somente até incorporar os ingredientes.

Transfira a massa para a forma e alise a superfície. Asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos e então desenforme com cuidado na gradinha. Deixe esfriar completamente.

Calda: coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo médio-alto, mexendo, até que a manteiga derreta e o açúcar dissolva. Ferva por 2-3 minutos ou até que fique brilhante e engrosse levemente. Retire do fogo, deixe esfriar por 2-3 minutos e espalhe sobre o bolo.

Rend.: 8-10 porções

7 comentários:

Ana Claudia disse...

Uau...que coisa maravilhosa...bolo lindo!

Andreza Emília Marino disse...

Superconcordo com vc! A Elektra é uma das personagens mais chatas dos últimos tempos. E fiquei na dúvida se era ela ou a atriz. E achei o Murdoch muito mala com o Foggy também. Eu sei que faz parte da dinâmica e dos dilemas dele, mas…

Agora, o que mais gostei na série, fora a aparição do Fisk/Vincent, foi o diálogo entre Demolidor e Justiceiro no telhado. Foi um dos diálogos mais bacanas que já vi. E os dois atores estavam ótimos.

PS: Teremos Bloodline logo mais. Ou seja, Ben Mendelsohn
PS2: Veja Doc Martin (tem no Netflix)
PS3: Vc viu/gostou de Kimmy Schmidt?

Bjs

Renata SP disse...

Olá! Sempre vejo seu blog, fico com vontade de comer tudo q você faz! Fiz esse bolo e ficou delicioso, sem dúvida o melhor bolo de chocolate q já fiz e comi!! Obrigada

Patricia Scarpin disse...

Andreza, eu adorei a cena do telhado, tb. Jon Bernthal é um ator incrível!
Eu e meu marido estamos contando os dias para "Bloodline". Ainda não vi KS, é bom? E o outro vou procurar. Estou doida para ver "Mr. Robot", mas não quero baixar nada. A minha esperança era o Space reprisar a série.

Renata, que bom saber que vc gostou do bolo! Fiquei super feliz! Bj e obrigada a você pelo feedback!

Anônimo disse...

Fiz o bolo!!! Maravilhoso! Será receita pra vida toda.
Parabéns pelas delícias! Adoro o blog, só acho que teria que postar mais fotos dos pratos.
Bj

Renata Rabuske disse...

Pat, vim aqui falar de amor! =)

Posso dizer que sou uma leitora fantasma mas acho que sou mais cadáver do que fantasma, acredito que nunca comentei! Mas tentei recapitular desde quando sou leitora e me lembrei que vim parar aqui numa busca por receita de cookies pra levar na festinha do final do intesivo de francês que fiz no verão de 2008 - ou seja, tem tempo!

Desde então seu blog é a minha referência eterna para bolos, cookies, tortas e o que mais eu quiser fazer. Já fiz mais de 10-15 receitas e nada nunca falhou.

Mas a motivação-core pra esse cometário finalmente acontecer é: me mudei para a Alemanha em agosto/2015 e vou receber minha sogra para bolo pela primeira vez. Só que ela é toda natural e sei que o meu paladar doce não vai agradar! Rodei meia internet googlando em ingles e alemão diferentes combinações pra achar o meu "bolo dos sonhos" e claro que achei aqui.

Enfim, depois de realizar que tem 8 anos que te sigo quietinha por aqui, vim te dizer que, se algum dia faltar motivação, tem sempre alguém do outro lado que aprecia o seu trabalho.

Te desejo muito sucesso!

Abraços, Renata

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, que bom que vc gostou do bolo! Obrigada!

Rê, que lindeza esse seu comentário, me emocionou, querida! Espero que a sua vida aí na Alemanha seja maravilhosa. E apareça por aqui de vez em quando para contar das suas peripécias na cozinha. Um grande beijo e obrigada pelo carinho!