segunda-feira, abril 11, 2016

Bolo com geleia de laranja e cobertura streusel e "Girls"

English version

Crumb cake with orange marmalade / Bolo com geleia de laranja e cobertura streusel

Estou aqui hoje para confessar-lhes algo: depois de tentar assistir a “Girls” algumas vezes e falhar miseravelmente, acabei fazendo uma maratona da série em um final de semana de gripe. Conforme ia vendo os episódios, foi ficando cada vez mais claro para mim o porquê de eu ter odiado a série: eu achava difícil acreditar que pessoas pudessem ser tão estúpidas. Tentava lembrar de coisas dos meus vinte anos e agradecia ao Universo por não ter feito nada (ou quase nada) parecido com aquelas meninas. Finalmente entendi que a razão pela qual ver “Girls” me causava tanto sofrimento: me incomodava ver gente fazendo caca em cima de caca, cometendo erro atrás de erro, tomando uma decisão errada atrás da outra.

Talvez isso faça de mim uma pessoa ruim. Não sei. :S

Espero limpar um pouco a minha barra espalhando docinhos por aí, dividindo coisas gostosas com as pessoas que eu amo, como fiz com esse bolo: usei geleia de laranja e achei que o amarguinho dela combinou super bem com o doce da massa e da cobertura streusel, mas quem preferir pode usar uma geleia mais docinha.

Bolo com geleia de laranja e cobertura streusel
Um nadinha adaptado da sempre deliciosa revista Food & Wine

- xícara medidora de 240ml

Cobertura streusel:
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) - 56g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos

Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
3 ovos grandes
¾ xícara (180ml) de leite integral, temperatura ambiente
½ xícara de geleia de laranja

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de metal quadrada de 20cm funda.

Cobertura: em uma tigela media, misture o açúcar mascavo, a farinha, a canela e o sal. Junte a manteiga e esfregue com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Aperte montinhos com as mãos para formar pequenos grumos. Leve à geladeira por 15 minutos.

Enquanto isso, prepare o bolo: e uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, a canela e o sal. Reserve. Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo, cerca de 2 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela com uma espátula regularmente. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Não bata demais.

Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Espalhe a geleia sobre a massa às colheradas e cubra a geleia com a farofinha. Asse por cerca de 50 minutos, ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma. Corte em quadrados para servir.

Rend.: 16 porções

7 comentários:

São Ribeiro disse...

Adoro bolos com streusel e este parece-me bem delicioso
Boa semana

O Cantinho dos Gulosos disse...

bolo maravilhoso cheio de sabor que aspeto bom.


O Cantinho dos Gulosos

Thaís disse...

Tenho a mesma percepção acerca de Girls, nunca consegui me identificar com as personagens, nem pegar o ritmo da série.

Acho que desequilibra no outro extremo (muitas pessoas gostam de dizer que seria o contraponto ao excessivo glamour de Sex And The City)...irreal por irreal, prefiro Carrie e suas amigas!


Beijos

Ana Elisa Granziera disse...

Que bolo lindo, Pat!
Sabe que eu gosto de Girls? Inclusive li o livro da Lena Dunhan, que escreve a série, e fiquei em choque em saber que a série é mais baseada na vida dela do que eu imaginava. Mas também tive essa sensação, de ver os personagens fazendo m*rda atrás de m*rda e começar a ficar aflita. Larguei Game of Thrones por isso. :P
Saudades, moça! :)

Bjs

Anônimo disse...

so vi o primeiro episódio e odiei. super pueril, a audiência alta deve ter sido de meninas de 12 anos. só isso explica

Anônimo disse...

Só rindo. Achei lindo o seu eufemismo ou insight sobre a série mas é bem mais simples: a série é horrorosa. Prepotente, pueril, tudo é forçado, hipster. Uma montanha de adjetivos ruins. Mas como é sobre pessoas muito jovens a gente dá aquele desconto mas acredite é bem ruim. Beijinhos Ana Affonso

omlet disse...

This looks amazing! Can’t wait to try it. Pinning it now!