quarta-feira, janeiro 15, 2014

Batatas com especiarias e ovo frito

English version

Indian spiced potatoes with fried egg / Batatas com especiarias e ovo frito

Vocês que me visitam há algum tempo já sabem do meu amor por todas as coisas doces, mas eu também adoro pratos salgados e estou sempre em busca de ideias gostosas para o almoço ou o jantar.

Quando criança, nossa família vivia com um orçamento restrito – especialmente depois que minha mãe descobriu que tinha câncer – mas a comida foi sempre algo importante: ela assegurava que tivéssemos legumes e frutas frescos todos os dias, peixe uma vez por semana, e sempre fazia um bolo para que meu pai e eu tivéssemos algo para lanchar no trabalho e na escola, respectivamente. Ovos eram um ingrediente importante em casa e minha mãe (e anos depois, minha avó) os preparava de vários jeitos diferentes para as refeições – meus favoritos eram as suas omeletes e ovos fritos, e são pratos que adoro até hoje; pra ser sincera, com exceção de crus, como ovos de qualquer jeito possível (aposto que isso lhes lembra alguma coisa). ;)

Por isso esta receita, tirada deste livro lindo, me chamou a atenção: as batatas apimentadas já pareciam saborosas, mas o ovo frito por cima ganhou o meu coração. Depois de ter feito este prato vi o Bill preparar uma versão parecida em um programa de TV e nela ele cortava as batatas em pedaços um pouco maiores – vou tentar assim da próxima vez. Usei pimenta Sichuan simplesmente porque não tinha dedo-de-moça em casa – substituam conforme o gosto de vocês.

Batatas com especiarias e ovo frito
um nadinha adaptadas do lindo e delicioso Bill Granger Easy (comprei o meu aqui)

800g de batatas do tipo Desiree, descascadas e em cubinhos de 1cm (usei umas batatas esquecidas que tinha em casa, não sei de que tipo eram)
4 colheres (sopa) de óleo de canola
2 dentes de alho bem picadinhos
1 colher (sopa) de curry em pó
½ colher (chá) de cúrcuma
¼ colher (chá) de pimenta Sichuan moída na hora
25g de manteiga sem sal
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de folhas de salsinha picadas
4 ovos grandes

Cozinhe as batatas em uma panela grande de água salgada até que fiquem macias (aproximadamente 13 minutos). Escorra e deixe esfriar por alguns minutos.
Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio-alto e aqueça nela 2 colheres (sopa) do óleo. Junte o alho, o curry, a cúrcuma e a pimenta Sichuan e refogue por 30 segundos, mexendo sempre.
Acrescente a manteiga à frigideira e assim que ela derreter acrescente 1 colher (sopa) do óleo e as batatas. Frite por cerca de 5 minutos, virando as batatas com frequência. Tempere com o sal e a pimenta do reino e refogue por mais 1 minuto. Retire do fogo, junte a salsinha e misture. Divida a batata entre quatro pratos aquecidos.

Em outra frigideira antiaderente, aqueça a colher (sopa) de óleo restante em fogo médio-alto e frite os ovos por 2-3 minutos ou a seu gosto. Coloque um ovo frito sobre cada porção de batata e sirva.

Rend.: 4 porções

9 comentários:

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Olá Patricia!

Antes de mais nada, devo-lhe dizer que sou sua fã! Adoro o seu blog, sempre acompanho, mas, quase nunca comento... uma falha minha, me desculpe!
A maneira que vc escreve os posts e suas fotos estupendas são de encher os olhos. E as receitas? Serei redundante se disser que são magníficas?
Me identifiquei com o post de hoje, porque ovo era a minha comida favorita quando eu era criança! E achei bem interessante essa combinação, com certeza irei testar! E além da receita, usarei o vídeo do Forrest em minha aula, que será sobre comida! A-m-e-i! Meus alunos amam assistir vídeos e eu adoro preparar atividades mais dinâmicas para eles.
Conclusão, a sua postagem de hoje foi útil para o estômago e para a mente! Mais perfeito, impossível!
Muito, muito obrigada!

Beijocas!

May disse...

Ovos assim também me lembram minha infância. Só tinham ovos na geladeira mas minha mãe sempre fazia eles de um jeito especial..
amei o blog, parabéns! :)

Dafne Augusto disse...

Ola.
Eu tb adoro ovo frito. Em casa não tenho o hábito de fazer. Esses dias me bateu aquela vontade, fritei e comi com o maior gostos kk Ahh as coisas simples da vida né?
Adorei as batatinhas.

Beijos

Tertúlia da Susy disse...

O menos é mais e eu amei :)
Bjs

valeria rezende disse...

Oi Patrícia. Esta receita me lembrou uma que minha avó fazia sempre. Ela cozinhava ervilhas tortas bem temperadas, e quando estavam quase prontas quebrava ovos por cima. AHH, que delícia...

Maira G. disse...

Vamos dizer que essa é a sua versão dos "huevos rotos" espanhóis. SUPER vou experimentar fazer :)
Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Cintya, obrigada por comentar, é sempre bom "conhecer" quem lê o blog! :)
Depois me conte se gostou da receita.
Bj!

May, obrigada!

D Augusto, ovo frito é amor. <3

Val, eu amei essa receita da sua avó, que delícia! Bj!

Maira, não conheço huevos rotos, mas pelo que vi no Google já gostei. :D

CrisDF disse...

Já tarde, 21:30, quando vi a receita e fui direto para a cozinha. Não tinha curry nem a pimenta Sichuan (usei a Cayena). Menos de 30 minutos depois já estava saboreando minha refeição. Ficou muito saboroso, ainda que adaptadíssima!

Patricia Scarpin disse...

Cris, adorei a ideia de usar pimenta caiena, que delícia, menina! Adorei saber que vc gostou das batatinhas, obrigada por vir aqui me contar!