Uma das coisas das quais mais me lembro das idas ao supermercado com minha mãe na infância é o chocolate Toblerone: além de difícil de achar, era super caro – quem passou dos trinta deve lembrar – e por isso mesmo era um docinho que nunca comíamos. As coisas mudaram e agora encontro Toblerone em qualquer lugar e por alguns R$ apenas – talvez seja por isso que eu raramente lembro que o chocolate existe. :D Entretanto, comprei duas barras semana passada e elas foram transformadas nestes brownies deliciosos: eles são úmidos e quase cremosos – como todo brownie deveria ser – e os pedacinhos de nougat espalhados pela massa os tornam bem especiais; em minha humilde opinião estes brownies são um presente de Páscoa bem mais interessante do que ovos de chocolate comuns.
Brownies de Toblerone
um nadinha adaptados do lindo e delicioso Nigella Kitchen
- xícara medidora de 240ml
¾ xícara (68g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
10 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal
1 ¾ xícaras (306g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
4 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 barras de Toblerone, 100g cada, picadas – usei um Toblerone ao leite e um amargo
Pré-aqueça o forno a 190°C; unte levemente com manteiga uma forma de 32,5x22,5cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças” – unte o papel com manteiga também*.
Em uma tigela média misture o cacau, a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo brando. Junte o açúcar e, ainda em fogo baixo, misture com uma colher de pau para unir os ingredientes. Junte a mistura de farinha à panela e mexa para incorporar tudo – trata-se de uma mistura seca e não vai ficar muito homogênea neste estágio.
Retire a panela do fogo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Espalhe a massa na forma preparada e cubra com os pedacinhos de Toblerone. Asse por cerca de 20 minutos ou até que o brownie pareça firme, escuro e seco na superfície, mas ainda esteja molinho por dentro – um palito inserido no centro do brownie deve sair com um tiquinho de massa ainda úmida.
Transfira a assadeira para uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de cortar.
Os brownies podem ser preparados até 3 dias antes de servir e duram um total de 5 dias se guardados em um recipiente hermético.
* fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20x30cm
Rend.: 20 pedaços
quarta-feira, março 27, 2013
Brownies de Toblerone para a Páscoa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Ui meu Deus... eu lembro-me que a minha mãe trazia quando iam para fora... era o melhor presente que nos poderiam trazer.. :)
esses brownies estão com um ar delicioso...
beijinhos e Páscoa Feliz
deve ficar delicioso!!
bjs e Feliz Páscoa
Brownie com Toblerone, não tem como errar! E realmente: melhor presente que ovos de chocolate.
Feliz Páscoa, Patrícia!
Deve ser realmente maravilhoso, mas como não sou muito de doce e toblerone é um dos poucos chocolates que eu gosto, valeu a dica! Quando meu marido perguntar de novo o que quero de Páscoa vou pedir um toblerone... Quem sabe se ele der sorte eu não faço meia receita desse brownie para ele.
Beijos e feliz Páscoa
Adoro dar coisas de comer como presente e esse brownie é uma ótima ideia! Acho que ainda dá tempo de incrementar os presentes de páscoa! Obrigada pela dica, Patrícia.
Credo cada vez que aqui venho, deparo-me sempre com tentações como tudo o que fazes, bjokitas
Oi Patricia eu ficaria bem mais feliz com um presente desse do que ganhar um ovo de páscoa.Este é um presente para o ano todo.Arrasou.Anotei e quando fizer venho te contar como ficou.Beijos querida.
Patrícia, você pode anotar meu endereço, por favor?! rsrsrs
Vc tem toda razão: um bom brownie dá de 10 a 0 no ovo de Páscoa. E olha que eu faço os ovos, hein!
Agora, se sobrar um ou outro pedaço de chocolate com nougat dando mole aqui em casa, já sei o que fazer: brownie!
Bjos e boa Páscoa!
Pati, bem lembro que Toblerone era pra comer em grupo. Nunca um inteiro. Isso acabava comigo. Aí cresci e experimentei, achei sem graça, hahaah só de birra ;)
Pat, eu era louca por toblerone. coisa especial mesmo. Achei bem bacana usar no brownie. Nao tinha prestado muito atencao nesta receita no livro, mas vc a vendeu bem. ; o )
Valentina, na verdade a receita original pede chocolate ao leite picado, mas resolvi usar Toblerone e deu super certo. :D
xx
brownies de toblerone! meu deus, que tentação!! devem ficar maravilhosos!
Ganhei uma super barra de toblerone de uma amiga que foi a Suíça. Não poderia ter usado melhor!
A receita ficou maravilhosa e foi aprovada até pelas minhas amigas americanas que sempre saem na frente pela corrida do melhor brownie. Hoje o Japão se rendeu, pela receita de uma brasileira talentosa e seu blog, e pela curiosidade de uma outra brasileira radicada na terra do sol nascente! Que belo par, não?!
Erica, que delícia ler esse seu comentário - amei! Obrigada pelo carinho, querida. Beijão!
Postar um comentário