sexta-feira, novembro 23, 2012

Pãezinhos de limão siciliano e amêndoa + Dragonette

English version

Lemon and almond buns / Pãezinhos de limão siciliano e amêndoa

Tenho vários programas de TV favoritos e um deles é o “Receitas de Chuck”: não só porque a comida parece deliciosa mas também porque é dele a melhor trilha sonora dentre os programas de comida. Assisti a vários episódios e percebi que uma capa de álbum vivia aparecendo no final do programa – depois de ouvir algumas faixas me apaixonei perdidamente por “Fixin To Thrill”, do Dragonette. Minhas faixas favoritas são “Don’t Be Funny”, “Pick Up the Phone” e “Easy” – como não amar uma canção que começa com aquela batida e a frase “you love me like a bull in a china shop”? :)

Às vezes tenho a sensação de que vicio em certas coisas fácil demais, como fiz com o álbum do Dragonette e com o marzipã do Paul Hollywood – usei-o novamente, desta vez para rechear os deliciosos e absurdamente macios pãezinhos de limão siciliano do Dan Lepard.

Pãezinhos de limão siciliano e amêndoa
um nadinha adaptados da coluna do Dan Lepard no Guardian

400g de farinha de trigo para pães – usei farinha de trigo comum
½ colher (chá) de sal
raspas da casca de 2 limões sicilianos
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
100g de manteiga sem sal
1 xícara (240ml) de leite integral
1 ovo grande
250g de marzipã – usei caseiro
manteiga derretida, extra, amêndoas em lascas tostadas e açúcar de confeiteiro para finalizar

Comece na noite anterior: em uma tigela grande, misture a farinha, o sal, as raspas de limão, o fermento e o açúcar. Derreta a manteiga, junte o leite e o ovo e bata com um garfo. Acrescente esta mistura aos ingredientes secos e misture até obter uma massa macia e grudenta – usei a Kitchen Aid com o batedor de gancho para fazer isso. Misture bem, remova quaisquer resquícios de massa de seus dedos, cubra a tigela com filme plástico e deixe na geladeira até a manhã seguinte.
Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Forre uma assadeira quadrada de 25cm com papel alumínio e unte-o com manteiga – usei uma forma retangular de 20x30cm.
Em uma superfície levemente polvilhada com farinha, sove a massa até que fique macia (de novo, usei a batedeira). Abra a massa em um retângulo de 70x10cm. Forme um cilindro de 70cm com o marzipã e coloque-o no centro do retângulo de massa. Enrole a massa para cobrir o marzipã, formando um cilindro. Deixe a massa descansar por 10 minutos e então corte em 9 fatias. Coloque as fatias com os topos para cima na forma preparada, deixando um espaço entre elas. Deixe crescer por 1 ½ horas ou até que dobrem de volume.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Asse os pãezinhos por cerca de 35 minutos ou até que dourem bem. Deixe esfriar na forma e então pincele com a manteiga derretida, polvilhe com as amêndoas e o açúcar de confeiteiro.

* os pãezinhos ficaram ótimos, mas se eu os fizer novamente vou cortar o marzipã em pedacinhos e espalhar por todo o retângulo de massa (como se estivesse fazendo cinnamon buns) para depois enrolá-lo – assim o sabor do marzipã ficaria mais bem distribuído na massa

Rend.: 9 pãezinhos

7 comentários:

Um toque de canela disse...

Olá! Que ótimo aspecto, ficaram lindos!
Beijinhos
Paula

Ana E.G. Granziera disse...

Afe, que coisa linda, Pat! o_O

karol disse...

Nossaa, esses paezinhos estão com cara de deliciosos e fofinhos!!

Pat, já estou viciada em limão siciliano e tudo que é azedinho + nuts e a culpa é sua! rs

PS: te mandei um e-mail com minha dúvida sobre a Kitchen Aid, dá uma lidinha lá, pleease :)

beijos

Anônimo disse...

Tenho vontade de experimentar o cafezinho... hehe

wair de paula disse...

Deliciosos ... será que ficam gostosos sem o recheio também? forte abraço.

Patricia Scarpin disse...

Wair, a massa é ótima.

Samira Abreu disse...

Gosto mt de cozinhar. JÁ tentei fazer alguns pães, mas não deram mt certo. Gostei deste, vou tentar. Quem sabe!

Related Posts with Thumbnails