terça-feira, novembro 13, 2012

Bolo chiffon de pecã e xarope de bordo com cobertura de manteiga queimada

English version

Maple pecan chiffon cake with brown butter icing / Bolo chiffon de pecã e xarope de bordo com cobertura de manteiga queimada

Do mesmo jeito que comprei o livro mais recente da Alissa Huntsman por causa de seu lindo livro anterior, mal podia esperar para ter em minhas mãos o novo livro da Julie Richardson já que adoro seu "Rustic Fruit Desserts"; um livro só de receitas de bolo? Vocês sabem o quanto gosto disso. :D
Minha primeira idéia foi fazer um angel food cake - por causa da quantidade absurda de claras no meu freezer - mas quando vi este chiffon tive de prepará-lo: afinal de contas, não é todo dia que encontro um bolo tão sardento quanto eu. :D

A cobertura é super encorpada e deliciosa - a manteiga queimada aqui tem gostinho de caramelo - mas quem não estiver a fim de consumir tanta manteiga e açúcar de uma só vez pode ficar tranqüilo pois o bolo é muito gostoso sozinho, também.

Bolo chiffon de pecã e xarope de bordo com cobertura de manteiga queimada
do absolutamente lindo Vintage Cakes: Timeless Recipes for Cupcakes, Flips, Rolls, Layer, Angel, Bundt, Chiffon, and Icebox Cakes for Today's Sweet Tooth

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2 ¼ xícaras (270g) de farinha para bolo – caseira: pese 270g de farinha comum, remova 4 colheres (sopa) e complete com amido de milho
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
6 gemas, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de óleo de canola
½ xícara (120ml) de xarope de bordo (maple syrup)
¼ xícara (60ml) de água
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
8 claras, temperatura ambiente
½ colher (chá) de cremor tártaro
½ xícara (100g) de açúcar cristal
½ xícara (55g) de pecãs levemente tostadas, frias e bem picadinhas

Cobertura:
450g de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em cubinhos
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 165°C. Você vai usar uma forma de furo central de 25cm de diâmetro e 10cm de profundidade, com fundo removível, sem untar, fundo forrado com um círculo de papel manteiga (esta é a forma que usei).
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Junte o açúcar mascavo e misture com um batedor de arame.
Em uma tigelinha, misture com um batedor de arame as gemas, o óleo, o xarope de bordo, a água e a baunilha. Junte esta mistura aos ingredientes secos e misture levemente com uma espátula de silicone até homogeneizar – não misture demais.
Na tigela grande da batedeira, bem limpa e seca, bata as claras em velocidade média até que comecem a espumar. Junte o cremor tártaro e bata em velocidade alta até que picos suaves se formem. Volte para a velocidade média e junte o açúcar cristal aos poucos, em um fio constante, batendo sempre. Aumente novamente para a velocidade alta e bata até que as claras formem picos firmes (e não duros demais).
Com a espátula, misturando delicadamente de baixo para cima, incorpore 1/3 das claras à massa do bolo. Junte o restante das claras, misturando da mesma forma, e incorpore junto as pecãs. Delicadamente, despeje a massa na forma preparada. Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito – ele deve sair com algumas migalhas). Retire o bolo do forno e inverta a forma usando os pés dela (caso seja uma forma para angel food cake) ou encaixe-a em uma garrafa*. Deixe esfriar completamente.
Inverta a forma novamente e, com uma faca ou espátula flexível e fina solte as laterais do bolo da forma, pressionando bem a espátula contra as paredes da forma para evitar danificar o bolo. Solte o bolo também das laterais do tubo central e do fundo da forma. Coloque um prato sobre a forma e inverta o bolo, removendo-o da forma, e em seguida inverta-o novamente em outro prato. Remova todos os farelos do bolo antes de aplicar a cobertura.

Cobertura: coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigela média e reserve. Derreta a manteiga em uma panela pequena (use uma panela de fundo claro para poder controlar a cor da manteiga) e continue cozinhando até que a manteiga passe de um amarelo intenso para um tom dourado (gire a panela ocasionalmente para que a manteiga cozinhe por igual). Retire do fogo e despeje sobre o açúcar de confeiteiro. Junte o creme de leite, a baunilha e o sal e misture até homogeneizar – conforme a manteiga esfria a cobertura vai ficando mais firme – se for usar a mistura como uma caldinha, espalhe sobre o bolo. Se preferir uma cobertura mais espessa, aguarde (levei a minha à geladeira por 15 minutos pois estava muito calor).
Espalhe a cobertura no topo e nas laterais do bolo. Guarde em recipiente hermético por até 3 dias.

Rend.: 10-12 porções

5 comentários:

Petiscos e Miminhos disse...

Que delicia! adorei a foto:)

Susana Antunes disse...

O bolo ficou lindo...
Sem dúvida que é tentador...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

Anônimo disse...

Patricia,

Posso substituir as peçãs por nozes?
Obrigada

Mafalda disse...

o bolo ficou com um aspecto maravilhoso... acho que também vou ter que fazer...hehehehe ;)
um beijinho

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, pode, mas eu não faria isso porque acho nozes amargas.

Related Posts with Thumbnails