O dilema do tema das férias acabou se resolvendo: no fim das contas, durante a viagem todinha fiquei com “1901” do Phoenix grudada na cabeça de um jeito que a canção acabou jogando as outras duas para escanteio até agora. Vai entender. :D
Este bolo de iogurte delicioso da Dorie ficou na minha cabeça por séculos, mas o evento “Tuesdays with Dorie” me fez ignorar o livro por meses a fio; nem sei se o evento ainda continua, mas eu o achava irritante – nada pessoal, mas para mim era absurdamente chato ver a mesma receita milhões de vezes em tantos blogs diferentes. :/
A geléia de laranja que eu tinha em casa foi a desculpa perfeita para fazer a receita e o bolo ficou tão bom que comprei outro vidro de geleia para prepará-lo novamente. :D
Bolo de iogurte com calda de geléia de laranja
do sempre delicioso e agora interessante novamente Baking: From My Home to Yours
Bolo:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano
½ xícara de iogurte natural integral
3 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (120ml) de óleo vegetal
Cobertura:
½ xícara de geléia de laranja
1 colher (chá) de água
Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma de bolo inglês de 21x11xcm e coloque-a sobre uma assadeira de beiradas baixas.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal.
Em outra tigela média, junte o açúcar e as raspas de limão siciliano e esfregue os ingredientes com as pontas dos dedos até o açúcar ficar perfumado. Junte o iogurte, os ovos e a baunilha e bata vigorosamente com o batedor de arame até obter uma mistura homogênea. Ainda batendo, junte os ingredientes secos. Agora, com uma espátula de silicone, incorpore o óleo, misturando gentilmente. Transfira a massa para a forma preparada.
Asse até que o bolo cresça, doure e comece a se soltar das laterais da forma, aproximadamente 50 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então, com jeitinho, passe uma faca nas laterais da forma para soltar o bolo e desenforme-o sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.
Calda: junte a geléia de laranja e a água em uma panelinha e leve ao fogo médio, mexendo, até a geléia derreter. Pincele a calda ainda quente sobre o bolo. Deixe esfriar e firmar antes de servir.
Rend.: 8 porções
quarta-feira, setembro 26, 2012
Bolo de iogurte com calda de geléia de laranja e um dilema resolvido
Marcadores:
bolo,
cítrico,
farinha de amêndoas,
geléia de laranja,
iogurte,
nuts
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Oi Patrícia,
Que bom que voltou das férias e está de volta com suas delícias!
Esse bolo vai ser outro para ser testado e aprovado.
Bj,
Lylia
Nossa, que bolo mais lindo, adorei!!
Beijinhos
Aninha
Que bolo mais delicia!!! Quero provar.
Bjuuu!!
Uh, só porque eu tô querendo fazer bolo de iogurte hoje. :D
Nhac.
Hummm
Adoro bolo de iogurte, delicia!
Mas a geléia eu colocaria damasco.
um beijo grande
Adoro bolo com iogurte, mas quando tento fazer ele fica pesado, sabe? Como se faz pra não acontecer isso? Minha receita é um bolo de chocolate, se não me engano, devido ao fato encostei a receita.
Esse seu não parece que pesou, algum segredinho? Vi que você bateu rigorosamente, seria isso?
Bjss
Vi
Milhões de anos que não faço bolo de iogurte, e essa geléia por cima deu uma aparência ótima!
Parece que agora usam o novo (acho que nem tão novo) livro da Dorie para fazer as blogagens coletivas, e alguns blogs em português também fazem o Dorie às sextas, com o Baking.
Olá, alguns meses atrás eu conheci seu blog, separei um montão de receitas para testar mas meu pc deu pane e eu perdi a pasta. Agora em agosto redescobri seu blog e fiquei muito feliz, já corri pra salvar nos favoritos as suas receitas que tinha perdido.
Beijos e sucesso!
Daria tudo por um pedaço agora!
Fiquei na vontade e nem posso fazer pois meu forno deu defeito! Aff...
Preciso urgente comprar um novo e acho que já achei a receita para a estreia, pois uma das coisas que mais amo fazer: Bolo!
BJs,
Dani
Patricia,
seu blog é uma inspiração.
Adoro as receitas e as fotos.
Outra inspiração é a Dorie, e o seu fabuloso livro Baking, que adoro.
Cá em Portugal estamos fazendo um "Dorie às Sextas" semelhante ao Tuesdays with Dorie e é um encanto poder celebrar receitas dessa fabulosa senhora.
E haverá algo melhor que um bolo de iogurte, simples, macio e fofo? :)
Um beijinho.
Patrícia, você já deve ter respondido isso um milhão de vezes, mas qual óleo vegetal você usa nos seus bolos? Quando eu era baker novata (não que agora eu seja boa, ahahaha), eu demorei dois ou três bolos pra perceber que o óleo de soja que eu costumava usar deixava um cheiro e um gosto meio desagradável. Geralmente acabo substituindo por manteiga derretida só pra deixar mais gordo, ahahahaha.
Camila, eu uso óleo de canola.
Descobri o seu blog ontem e já vou fazer esse bolo que me deixou com água na boca... Será que tem algum problema eu usar uma forma de pão de forma?
Abraço e parabéns pelo blog
Thatiana Bandeira
Acho que eu fucei quase uma hora aqui até achar essa receita.. rs Tinha feito ela alguns anos atrás e refiz nesse fim de semana. Continua delicioso esse bolo!!
Bruna, que bom saber disso! Obrigada por vir aqui me contar. Beijo!
Postar um comentário