segunda-feira, junho 18, 2012

Biscotti marmorizado com semente de cacau + minha opinião sobre um certo ator

English version

Nibby chocolate marble biscotti / Biscotti marmorizado com semente de cacau

Enquanto assistia a “A Outra” – de novo – há alguns dias tive certeza sobre uma “teoria” que desenvolvi há pouco mais de um mês: para mim, Eric Bana era quem deveria receber todos os papéis bons que acabam nas mãos de Brad Pitt. Além de ser absurdamente bonito e charmoso, o homem sabe atuar. Atuar mesmo. E é versátil. Fiquei imaginando o quão maravilhosamente bem Bana teria interpretado o Sr. O’Brien, o tenente Aldo Raine ou até mesmo Benjamin Button; quanta sutileza ele teria trazido para aqueles personagens. É uma pena que o poder do estrelato aparentemente sempre ganha do talento. Isso me deixa triste.

***

O preparo destes biscotti não foi a brisa que havia sido o preparo dos biscotti anteriores – marmorizar a massa com chocolate derretido foi bem chatinho. Mas o produto final valeu cada segundo de palavrões na minha cozinha: os biscotti ficaram deliciosos e lindos. A receita original pede por 1 xícara de nozes, por isso sintam-se à vontade para substituir as sementes de cacau.

Biscotti marmorizado com semente de cacau
um nadinha adaptados do maravilhoso Great Cookies: Secrets to Sensational Sweets, inspirados no delicioso Unforgettable Desserts

- xícara medidora de 240ml

2 ¾ xícaras (385g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, ligeiramente firme
1 xícara (200g) de açúcar cristal
3 ovos grandes
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (60g) de sementes de cacau – comprei aqui
85g de chocolate meio-amargo, derretido

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande com papel manteiga.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Junte o açúcar em um fio contínuo e depois bata por mais 2 minutos. Junte os ovos, um a um, raspando as laterais da tigela ocasionalmente. Junte a baunilha.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes peneirados em duas adições, misturando apenas até incorporá-los. Com o auxílio de uma espátula, incorpore as sementes de cacau.
Divida a massa em duas partes iguais e coloque uma das metades em uma outra tigela. Trabalhando com uma parte de massa por vez, regue a massa com metade do chocolate derretido e então, com a espátula, misture levemente o chocolate à massa – não misture demais pois você quer manter o efeito marmorizado.
Transfira a massa para a assadeira preparada e formate-a como um cilindro de aproximadamente 30x5cm. Repita o processo com a outra metade de massa.
Asse por 25-30 minutos ou até que os cilindros firmem e a parte inferior deles esteja dourada. Retire do forno, coloque a forma sobre uma gradinha e deixe esfriar por 20-25 minutos. Reduza a temperatura do forno para 150°C. Forre uma assadeira grande com papel manteiga.
Com o auxílio de uma faca serrilhada, corte os cilindros em fatias de 1,25cm e coloque-os na assadeira preparada. Asse por 10 minutos de cada lado ou até dourar. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Rend.: cerca de 30 biscotti

13 comentários:

Fê Dayrell disse...

Nunca comi, até agora, pois vou levar a receita, parecem maravilhosos.
bjo

PoliCBA disse...

Eric Bana é tudo isso que você mencionou e mais um pouco. E Brad Pitt é mesmo uma nulidade como ator. Compartilho sua dor :D
Aliás, se me permite acrescentar, Clive Owen é outro talento subaproveitado pelo alto escalão das produções hollywoodianas. Mas confesso que frequentemente estou hipnotizada pelo charme deste homem, o que torna suspeita minha opinião.

Nunca provei sementes de cacau. Esta receita é mais uma ótima "desculpa" para visitar aquela tal casa... ;)

Ameixinha disse...

Concordo, até porque eu sou mais virada para os morenaços :) E chocolate também é moreno né? Então pra mim tá bom :)

Vera disse...

OLÁAA,
eu tnh de me aventurar e fazer uns biscotti!!têm tão bom aspecto....e aki no teu blogue tens várias receitas, cada uma mais apetitosa k outra....

Mariana Pitanga disse...

Hmmm parece ser muito bom! com um cafezinho então...
A não muito tempo criei um blog de receitas também, dá uma olhada: www.umapitanganacozinha.com

Beijos

Ana Chris disse...

Oi, querida! Mais uma vez, concordamos quanto ao ator... vc viu como ele se transformou em Star Trek? Esta irreconhecivel... bjs

Dricka disse...

Estou amando a saga dos biscottis.
E concordo com vc , Eric Bana é extremamente talentoso (alem de lindo e absolutamente sexy)

rita disse...

Adoro suas receitas, faço todas! Mas, nunca dizendo palavrões, sempre cantarolando e dançando. Quanto aos atores, considero empate, pois os dois são lindos e muito talentosos. Vc já assistiu "Pérolas e porcos"? ciao, bj

Bianca disse...

Seria realemente interessante, porém não lucrariam tanto quanto com o Pitt... Não digo somente nesse caso, tem outros tantos totalmente injustos, se for fazer uma lista, não acabao mais! Talento já deixou de ser principal quesito faz tempo né? Apesar que o Brad"ão" trabalha bem...
Quanto a receita, hummmm...

Parabéns pelo blog!
Adoro!!

Amanda N. disse...

Olá Patrícia,
Há alguns dias assisti um filme que me fez pensar que você iria gostá-lo. Trata-se do filme Ramona and Beezus. A personagem Ramona me conquistou.
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelos comentários!

Poli, infelizmente a mediocridade toma conta e gente mediana é tida como grandes talentos, enquanto que os realmente talentosos nem sempre têm oportunidade de brilhar.
Sabe que eu sempre gostei de Clive Owen? Há um comercial da BMW de vários anos atrás em que ele é o motorista da Madonna (o comercial foi dirigido por Guy Ritchie) - é fantástico! Vc já viu?
Bj!

Rita, hahaha, xinguei em alguns momentos pois a danada da receita deu trabalho. Eu não acho Brad Pitt tudo isso, não. Nem como ator, nem como beleza. Vc se refere a "Snatch - Porcos e Diamantes"? Gosto bastante do filme.
Bj!

Amanda, não vi esse filme mas pelo que li a respeito não tem nada a ver com o tipo de filme de que gosto. De qualquer forma, obrigada!
Bj!

Patricia Scarpin disse...

Ana Chris, só com tudo aquilo mesmo para conseguirem deixar o Eric Bana feio, não?
Bj!

PoliCBA disse...

Já tinha ouvido falar desse comercial (da BMW, com o Clive Owen e a Madonna). Recorri ao Youtube para relembrá-lo. É mesmo ótimo e é mais uma prova de que Clive Owen é puro talento e charme. :)