Receitas com quantidades enormes de ingredientes geralmente não me assustam – afinal de contas, já fiz esse bolo – mas confesso que quase desisti de preparar o bolo da foto. Quase. Lendo a receita com a calculadora nas mãos soltei um grito ao perceber que usaria quase 400g de manteiga, 500g de açúcar e – meu deus! – mais de 700g de farinha de trigo em um único bolo; uma receita que praticamente esvaziaria a minha despensa. :)
Entretanto, pensei no bolo enorme que a receita renderia e que eu o cortaria em vários quadradinhos para alimentar o pessoal do trabalho – 12 pessoas – por isso decidi que 60g de farinha + um tiquinho de manteiga e açúcar não matariam ninguém. Até agora ninguém se queixou – e eu achei este um dos bolos mais gostosos que já fiz. ;)
Bolo-cuca com geléia de amora
um nadinha adaptado do The Weekend Baker, inspirado no bolo da Valentina
- xícara medidora de 240ml
Cobertura:
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, picada
½ xícara (100g) de açúcar granulado
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 ½ colheres (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de noz-moscada moída na hora
1 pitada de sal
2 ½ xícaras menos 1 colher (sopa) - 340g - de farinha de trigo
Bolo:
2 ¾ xícaras (385g) de farinha de trigo
1 ¼ xícaras + 2 ½ colheres (sopa) - 280g - de açúcar refinado
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
2 ovos grandes
1 xícara (240ml) de buttermilk*
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, derretida e já quase fria
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de geléia de amora – ou use o seu sabor de geléia preferido
Comece preparando a cobertura: em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Retire do fogo e junte o açúcar granulado, o mascavo, a canela, a noz-moscada e o sal. Misture bem, desmanchando quaisquer grumos de açúcar que possam se formar. Junte a farinha e misture até obter uma mistura pastosa. Coloque na geladeira enquanto prepara a massa do bolo.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de metal de 32x22cm*.
Prepare a massa: em uma tigela grande, misture bem a farinha, o açúcar refinado, o fermento em pó e o sal. Em uma tigela média, misture os ovos, o leite, a manteiga e a baunilha com um garfo ou fuê até combiná-los bem. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos e misture delicadamente com uma espátula de silicone até incorporar tudo – não misture demais. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Com cuidado, espalhe a geléia sobre a massa de maneira homogênea. Retire a cobertura da geladeira e espalhe sobre a geléia, quebrando os pedaços de cobertura conforme for espalhando, formando uma camada bem generosa.
Asse até que o bolo volte ao lugar quando levemente pressionado com a ponta do dedo e um palito sair seco quando inserido no centro do bolo, 40-50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos e sirva.
* para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita
** fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20x30cm
Rend.: 15-18 porções
terça-feira, setembro 06, 2011
Bolo-cuca com geléia de amora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
As quantidades assuatam mas o resultado foi delicioso!!!Que quadradinhos tão belos!
Bjoka
Rita
Gente... vou fazer a compra do mês e tentar.
:-)
bj
Rita
Tem um aspecto fantastico adorava ter provado. um beijo
Pat, bate um espírito de nonna em mim, e eu fico toda feliz quando faço receitas enormes pra distribuir por aí. O bolinho ficou com uma cara ótima!
beijos
uau que! delicia!
copiado!
Beijos e bom feriado!
Humm como boa catarinense, essa cuca está mais do que aprovada! Sempre faço de banana, mas está na hora de ousar um pouco mais, vou fazer essa sua!!! beijos e bom feriado!
Pat!!!!!
Semana passada eu fiz a sua receita de pudim de banho maria!!!!!
Ficou uma delícia!!!! Eu nunca tinha feito, achei que ele não fosse endurecer nunca, ahahah cozinhou mtoo .. mas deu tudo certo, e ficou BEM gostoso, todos adoraram, não durou nem 24hrs!!!
beijoss
Tentarei! minhas amoreiras estão carregadas!
Hmm..que optimo aspecto :) Todos os seus bolos são uma tentação! Vou tentar este! Tenho aqui um açúcar mascavo escuro para gastar, não deve fazer muita diferença, pois nao?
Hummm
Amorinhaaaaaaa
que delicia!!!
Bom feriado!
Beijinho Jê
Olá, Patrícia, quero comentar sobre seu post da receita de sorvete de abacate: Que lindas suas
lembranças com sua mãe... Como o pouco tempo que passaram juntas foram proveitosos e como ela a in-
fluenciou nas "coisas" da culiná-
ria e como ela deixou "sua marca"
sobre você...parabéns, sempre!
Glaucia
Provavelmente eu teria desistido ou feito o bolo propositadamente para dividir com outras pessoas :) São tão lindos os bolos com farofinha na cobertura!
Samy, que notícia boa! Adorei saber, querida!
xx
Um belo pedaço de pecado, é o que é!
Beijo
Babette
Postar um comentário