domingo, maio 15, 2011

Pudim de chocolate branco e limão + combinações perfeitas

English version

White chocolate lime crème caramel / Pudim de chocolate branco e limão

Uma das combinações de sabor de que mais gosto é chocolate branco e sabores azedinhos, como limão (siciliano ou verdinho), laranja, maracujá – parece até que a doçura do chocolate branco se segura um pouco, dando espaço para os outros sabores brilharem, o que acaba dando uma nova dimensão ao próprio chocolate. Hum! :)

Isso lembra o discurso do Christian Bale no GG deste ano (aliás, se vocês ainda não viram “O Vencedor” recomendo muito) mas admito que o discurso dele no Oscar – com a história da “F bomb” – é o meu preferido. :D

Pudim de chocolate branco e limão
do The Art and Soul of Baking

- xícara medidora de 240ml

Pudim:
2 xícaras (480ml) de leite integral
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
raspas da casca de 3 limões
3 ovos grandes
170g de chocolate branco, bem picadinho

Caramelo:
½ xícara (120ml) de água
1 xícara (200g) de açúcar refinado

Aqueça o leite, o açúcar e as raspas de limão em uma panela média, em fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Quando começar a ferver, retire do fogo, cubra e deixe em infusão por 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o caramelo: separe seis potinhos refratários com capacidade para ¾ xícara (180ml) cada e coloque uma boa quantidade de água para ferver.
Coloque a ½ xícara de água em uma panela pequena e salpique com o açúcar. Leve ao fogo médio, mexendo somente até dissolver o açúcar – depois disso, continue cozinhando até obter um caramelo bem dourado, mas sem misturar com a colher, apenas girando a panela ocasionalmente. Retire do fogo e imediatamente divida o caramelo entre os potinhos, girando-os para que o caramelo cubra o fundo e as laterais de cada um deles. Faça isso rapidamente antes que o caramelo esfrie, mas tome bastante cuidado para não se queimar.
Pré-aqueça o forno a 165°C. Reaqueça a mistura de leite e limão em fogo médio até começar a formar bolhas nas laterais da panela. Em uma tigela média, bata os ovos levemente com um fuê. Retire o leite do fogo e derrame sobre os ovos aos poucos, mexendo sempre para evitar que cozinhem. Junte o chocolate e mexa até derretê-lo completamente. Passe o líquido por uma peneira fina, dividindo-o entre os potinhos caramelados. Coloque os potinhos em uma assadeira de beiradas altas e encha-a com a água quente, até que esta chegue à metade das laterais dos potinhos. Leve ao forno por 30-40 minutos ou só até que os pudins firmem levemente – não asse demais.
Com cuidado, retire a assadeira do forno. Remova então os potinhos da água e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Leve à geladeira por 3-4 horas antes de servir.
Desenforme os pudinzinhos na hora de servir (se necessário, passe uma faquinha nas laterais para soltá-los dos potinhos).

Rend.: 6 porções

21 comentários:

...Noêmia! disse...

Duas das minhas paixões unidas!
Perfeito!
:o)

Andréa Potsch disse...

Também adoro a combinação do cremoso com ácido!! Seu pudim deve ter ficado divino!
bjs

Cristina "Várias Paixões" disse...

Meu namorido babou vendo a foto. Vou ter que fazer! Rsrs...
Adoro seu blog!
Bjs!

Luciana Betenson disse...

Pat, amei!!! Acho que está aí uma ideia para fazer com os limões yuzu japoneses que comprei da Adega de Sake. Mas eu queria saber se dá para por suco de limão e/ou licor de limão na calda... faz caramelo do mesmo jeito? Quero sua opinão, minha guru rsrsr...

Valentina disse...

Citricos e chocolate branco se casam super perfeitamente. a acidez de um corta o excesso de doce do outro e o resultado e uma cremosidade ideal. em forma de pudim entao..genio. a minha textura ideal

Lari/Jê disse...

Queria um pudinzinho desse agora!!!
Realmente deve combinar perfeitamente o doce do chocolate branco com o azedinho do limão... Hummm!!!

Beijos
Lari

Rafaela H, disse...

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida: há possibilidade de fazer esse pudim em uma única porção? Ao invés de 6 potinhos? E linda a combinação e as fotos!

.a que congemina disse...

Uma das minhas combinações favoritas na vida é a de chocolate branco com limão. Mais uma receita sua pra minha TO TASTE LIST!


;*

tatiane disse...

Nossa, que coincidência! Ontem mesmo tava com este livro na mão pensando em fazer este pudim. E o seu ficou tão lindinho que me animou mais a fazer!
beijos

Cristina disse...

Nunca fiz essa combinação, parece deliciosa!A foto ficou linda!!

Andreia Braga disse...

Que delicia e diferente!!!

Bjs

Andreia Braga

Levi Pereira disse...

q pudimzinho mais lindo!
beijo"

Marmita disse...

Mesmo perfeito.. disso tens razão! adorei a receita!

ameixa seca disse...

Mais que o discurso, meu Deus, eu adorei a barba :) Fico endoidecida quando vejo um homem de barba! Nem o limão nem o chocolate branco têm tal efeito em mim, mas andam lá muito perto he he
Bjs

saborcomletras disse...

Combinação mais que perfeita. Abraços, Adriana.

Lili Ravag disse...

Adorei a idéia, e parece bem tranquilo de fazer.
Vou testar com certeza!

Lu Botter disse...

Oi Pat!
Adorei essa receita. Só queria tirar uma dúvida: duas xícaras de leite nao seriam 480 ml? Vc colocou 180 ml...
Dá uma olhadinha e depois me fala...
Bjo grande!

IVANEIDE disse...

Sóem olhar já dá agua na boca!!!

Raquel de Meneses disse...

Ai Pat, jogo baixo. Pudim + choco branco + limão. Seu site é minha eterna to do lis. =)

Sabrina disse...

nossa, deve ter ficado irresistível; será que eu consigo fazer? Está com cara de doce das Deusas...

Filha+Mae na cozinha disse...

Bela combinaçao.
Sao dos meus preferidos
So podia ser bom vindo da Patricia
bjs Mariana

Related Posts with Thumbnails