terça-feira, agosto 03, 2010

Bolo de banana com cobertura streusel

English version

Banana streusel snack cake / Bolo de banana com cobertura streusel

Não sou muito fã de nomes de receitas à la Jamie Oliver como “o melhor ___ do mundo”, “o ___ definitivo”, e assim por diante; acho gosto algo extremamente subjetivo, por isso algo fantástico para alguns pode não ser tudo isso para outros.
Mas se vocês me permitirem ser uma contradição ambulante hoje lhes direi que este é o melhor bolo de banana que já comi – ainda bem que a minha avó não lê o blog. :D

Bolo de banana com cobertura streusel
do Baking for All Occasions

- xícara medidora de 240ml

Farofinha (streusel):
6 colheres (sopa) - 60g - de farinha de trigo
6 colheres (sopa) - 75g - de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, amolecida
¼ colher (chá) de canela em pó

Bolo:
1 1/3 xícaras (233g) de farinha para bolos*
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (255g) de bananas, bem maduras e amassadas ligeiramente com um garfo (2 médias ou 3 pequenas)
3 colheres (sopa) de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar demerara
1 ovo grande, levemente batido com um garfo

Prepare a farofinha (streusel): numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até consegui uma farofa grossa; leve à geladeira.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma quadrada de 20cm. Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente.
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal numa vasilha pequena e reserve. Coloque as bananas amassadas em outra tigelinha e misture o leite e a baunilha.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-baixa até obter um creme fofo, 2-3 minutos. Junte o ovo e bata até incorporar completamente. Adicione a mistura de banana (a massa pode parecer talhada, não tem problema, vá em frente) e bata até misturar. Agora, na velocidade mais baixa da batedeira, junte aos poucos os ingredientes secos reservados, batendo somente até incorporá-los. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone. Salpique o streusel reservado sobre a massa e asse até o bolo dourar e ficar firme ao toque, cerca de 35 minutos (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir.
O bolo é uma delícia, muito, muito úmido, e permanece desta forma por 3-4 dias se guardado num recipiente hermético.

* farinha especial para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

Rend.: 16 porções

49 comentários:

tatiane disse...

Pra mim o mais insano é que quando encontro alguma receita que é a melhor que já comi, logo fico inquieta procurando outra para ver se supera àquela.
Ficou tão bonito o bolo, tem cara daqueles super fofinhos!
beijos

akombi disse...

gostei bastante da seguestão da crosta.

Ana Elisa Granziera disse...

Pat,
esse bolo ativou fortemente minhas lombrigas. Eu sou como a Tatiane, que comentou aí em cima: também nunca me conformo, mesmo quando concordo com o título "o melhor do mundo", e logo saio buscando outras receitas p/ comprovar o "pole position". heheh...
Bjs

ameixa seca disse...

Só há pouco tempo provei bolo com farofinha e achei a coisa mais fantástica do mundo :) Quem diria que manteiga, farinha e açúcar resultavam em algo tão bom!?

Dani Hoffmam disse...

Patricia, esse bolo realmente parece estar uma delicia, eu amo bolo de bananas e confesso que nunca comi com farofinha em cima. Vai pra minha lista!
Bjs

Letrícia disse...

Nem preciso dizer que esta receita já está salva nos meus bookmarks, né?

Em tempo: minha tara por bolos de maçã e banana está descontrolada - já tenho quase 50 receitas reservadas para preparar algum dia :-P

Beijo!

Quéroul disse...

que bonitinho que é o nome da farofa.
e eu sempre lio 'bolo de banana' e torço o nariz. aí eu me lembro que toda vez que experimento um deles, gostcho muitcho.
agora quero experimentar esse também. :P

beijo

Juliana Reis disse...

Patricia, obrigada pela resposta sobre o extrato de baunilha. Vou aguardar o post sobre isso. Olha, minha vida mudou muito depois que minha amiga me apresentou ao seu site há algumas semanas. Ficou mais doce e feliz. Obrigada por essas receitas lindas e deliciosas! O ruim é que a partir de agora, fazer dieta ficou MUITO mais difícil...rs

Camila disse...

Onde vc encontra açúcar mascavo claro pra vender aqui no Brasil?

Rosangela disse...

Oi, Patricia!
Reforço a dúvida da Camila, onde você encontra AÇÚCAR MASCAVO CLARO?Hummm, que maravilha este bolo!!!

Lílian disse...

Pat, adoro quando o autor do blog deixa "muito claroooo" que a receita ficou boa. Com sua observação, esta receita pulou para primeira da lista de testes : ) Tks

Flávia disse...

Patrícia, você é incrível!

(btw, desencanei dos doces e resolvi aceitar que mando bem em sopas. isso sim veio de família :)

Rosana M. Xavier disse...

Pat.Amo bolos com banana ,e essa farofinha chique e tudo de bom....
Sempre receitas e fotos encantadoras....
Rosana M. Xavier

Noelle Aquino disse...

Acredito em você, até por que eu já comi o melhor bolo de maçã do mundo, receita que peguei lá da Paula Cinini, agora tô louca pra testar a receita do melhor bolo de banana do mundo!
Bjos!
Noelle

Elisangela disse...

Oi Pat...
Amei de paixão e sou doidinha por bolo de banana... mas me diz, e esse açúcar demerara, pode ser substituido por outro tipo??? Não sei se aqui no "interior" vou encontrar (é como caviar, nunca vi, só ouvi falar... hahahahaha)
Beijos

Jean Y. disse...

Paat!

as tortinhas já estão postadas!
alias, já faz um tempinho que as postei!
hihihi!

beijao!
e parabéns pelo bolo de banana!
amo bolos de banana!

Levi Pereira disse...

Paty, tenho uma amiga que faz um bolo de banana q eu amoOOo, com bananas carameladas que é uma delííícia, vou passar essa receita pra ela tmb...
bjOos

Suzi disse...

Bolo de banana com café fresco me lembra meus filhos pequenos. Era o mimo que eu me fazia depois de botar os bichinhos pra dormir. A foto ficou linda! O cheiro e sabor eu imagino.
beijos!

Regina disse...

Patricia, desculpe a pergunta, mas estou começando a desbravar o mundo culinário, vc comenta que deve ser usado a batedeira com a pá, comprei uma planetária semana passada, a pá seria aquele batedor para massas médias? Obrigada pela ajuda seu blog é d+.

Patricia Scarpin disse...

Tati, essa é uma boa maneira de se descobrir mil novas receitas ótimas!
Beijo, querida!

Kombi, muito obrigada!

Ana, é isso mesmo! Assim você vai sempre descobrindo novas delícias.
Beijo!

Ameixa, você vai amar, tenho certeza!
Beijo!

Dani, a farofinha faz uma diferença deliciosa!
Obrigada!

Lê, nem me fale e listas descontroladas, se visse as minhas... :)
Beijo, querida!

Quéroul, bolo de banana é uma delícia, mas confesso que prefiro os de maçã. :)
Beijo, querida!

Ju, por nada! Imagina! Que bom que pude ser útil. E obrigada pelo seu comentário e pela sua gentileza - isso sim é um doce. :)
Beijo!

Camila, é só comparar as marcas e comprar o mais claro.

Rosangela, é só comparar as marcas e comprar o mais claro.

Lílian, que bom que gostou! :)
Beijo e obrigada!

Flávia, querida, imagina! Vc tá exagerando, moça. :)
Ei, eu adoro sopas!

Rosana, muito obrigada pela visita!
Um beijo!

Noelle, eu preciso fazer aquele bolo da Paula também! Me deu vontade! :)
Beijo, querida!

Elisangela, hahaha, sei como é, algumas leitoras do interior sempre me escrevem. Pode ser substituído nesta receita por açúcar granulado ou cristal.
Boa sorte!

Jean, as suas tortinhas ficaram as coisas mais tchucas desse mundo!
Um beijo e obrigada!

Levi, passa, sim, acho que ela vai gostar!
Beijo!

Suzi, que delícia de lembrança, não?
Obrigada pela visita, um beijo!

Regina, é esse aqui, olha: http://migre.me/12squ

Valentina disse...

Estes superlativos são um hábito bem ingles. Bem , sou louquinha, louquinha por banana cozida,então...

Maria disse...

Pat, fiz o bolo na batedeira normal, usei açúcar mascavo orgânico que tinha em casa mesmo e que delícia de bolo!!! Uma amiga disse exatamente isso: que foi o melhor que ela já comeu (passei o endereço do blog pra ela, claro). Beijos.

Patricia Scarpin disse...

Tina, esse bolo é a tua cara, amiga.

Maria, que notícia ótima! Adorei saber - obrigada por vir aqui me contar e por indicar o blog para a sua amiga!
Um beijo!

tati perolada disse...

menina, fiz esse bolo hoje (mas dobrei a receita, né, que essa não ia dar pra nada, hohohoo).
e guria, que ABUUUUUUUSO, o troço é bom ainda cru, minha filha comeu a massinha e se lambuzou toda :)
ficou indecente :)
obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Tati, eba! Que bom que a receita deu certo - amei saber, obrigada por me contar! :)
A massinha é boa demais, viu? Tua pequeninha sabe das coisas.
Um beijo!

Talita Alves disse...

Este bolo simplismente é sensacional! Consegui arrancar suspiros do homem mais chatinho do mundo: meu pai! Hahahaha..
Uma receita foi pouco! Tive que fazer outra!
Paty, obrigada pelas receitas maravilhosas!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Talita!
Que bom que você comentou aqui - adorei saber!
Beijo e obrigada a vc por ter me contado!

Alessandra Foletto disse...

Oi Patricia
Fiz o bolo e ficou maravilhoso!!! a unica coisa q mudei foi que coloquei um pouco de canela na massa (pq adoro canela).
Realmente o melhor bolo de banana q ja comi!!!
Olha como ficou http://thecakeland.blogspot.com/2010/10/bolo-de-banana-com-farofinha-crocante_599.html

Minha foto nao ta tão bonita quanto a sua e o bolo ficou um pouco mais escuro(p causa da canela.
Uma delicia!!!!
Obrigada pela receita
Bjos
ale

Patricia Scarpin disse...

Alessandra, que notícia ótima! Obrigada por vir me contar - teu bolo ficou com uma cara de fofinho, deu vontade de roubar um pedaço! :D
Beijo!

moranguita disse...

se dizes que e melhor teremos de testar ca em casa
esta lindo e se leva canela ui que bom

Carol Jardim disse...

Testei e aprovei! Já coloquei a receita no meu blog com um link para você! Dá uma olhada lá: http://caroljardim.com/gengibre/?p=641

bjs

Carol

Patricia Scarpin disse...

Carol, que bom! Obrigada!

carladuc disse...

Oi Pat,
Estou aqui pra contar que fiz esse bolo hoje a tarde e ficou delicioso! Sucesso total! Substitui a farinha por uma farinha 70% integral que tem aqui e deu super certo! Dos bolos de banana q ja comi, esse foi ateh agora o melhor! :)
Obrigada por compartilhar essa delicia!
Beijo,
Carla

Patricia Scarpin disse...

Carla, querida, que notícia ótima! Amei saber! Um beijo!

Dilecta disse...

Oi Patricia,
Acabei no seu blog por causa de uma receita de bolo de banana que estava postada no blog de uma brasileira que vive na Holanda. Ela disse que foi o melhor bolo de banana que ela comeu na vida dela. Curiosa vi o link e "caí"no seu lindo blog.
Após bisbilhotar suas receitas fiquei me sentindo como no filme "Julie e Julia", só que com um blog em vez de um livro. Sério, são tantas receitas deliciosas que pensei: "Vou fazer todas!". :-)
As suas historinhas junto as receitas são gostosas de ler e as fotos muito bonitas. Adorei! Vou acompanhar direto.

Patricia Scarpin disse...

Oi!
A dona do blog holandês é a Carla, o comentário está um pouquinho acima do teu.
Que bom que vc "caiu" aqui, seja muito bem-vinda! Teu comentário tão doce me deixou muito feliz. Que bom que vc está gostando do blog.
Beijo!

Edu Godinho disse...

Patricia, só uma duvida... Quando você diz para transferir para uma grade e deixar esfriar, você tira da forma, esfria na grade e depois volta pra forma?
Pergunto porque vários bolos que faço, acabam murchando depois que tiro do forno...

Thanks a lot!,

Edu

Patricia Scarpin disse...

Edu, bolo que murcha quando saiu do forno é porque o forno estava quente demais...
Na receita está escrito: "Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir" - ou seja, o bolo esfria dentro da forma e esta é colocada sobre uma gradinha.
Boa sorte!

Edu Godinho disse...

Legal Patricia, fiz e ficou excelente!!!!! Muito obrigado e parabéns pelo blog. Acompanho sempre

Patricia Scarpin disse...

Oi, Edu - menino, que notícia boa! Adorei saber!

Fabiane Camara disse...

Olá! Ficou maravilhoso o bolo!!! Amei!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Fabiane - que notícia ótima, obrigada por me contar!

Anônimo disse...

Fiz o bolo há pouco e fiquei acordada esperando esfriar um pouco para experimentar o tão famoso. Delícia! Macio, corado, cheiroso.... Adorei a tal da farofinha. Ficou excelente! Vou sapecar a farofa em mil bolos que eu fizer. rs Assei em forma de bolo inglês e sobrou um pouco da farofa. Fiquei com medo de "exagerar", mas me arrependi, viu? Obrigada por esta ótima receita. Um abraço de BH, Adriana.

Patricia Scarpin disse...

Adriana, que notícia ótima! Que bom que a receita deu certo e que vc gostou do bolo, amei saber!
Beijo e obrigada a você por vir aqui me contar o resultado.

Blog Mel e Pimenta disse...

Patrícia
Fiz esse bolo, encontrei a receita no Entre Panelas, mas me senti na obrigação de agradecer por me ajudar a conhecer essa maravilha.
É o melhor bolo de banana que já comi. Postei a receita no meu blog e coloquei os créditos para os dois blogs.
Beijo

Blog Mel e Pimenta disse...

Esqueci de enviar o link da minha postagem.
http://www.melepimenta.com/2013/10/bolo-de-banana-com-farofa-doce-de.html

Bj

Aline disse...

Meta de vida: fazer todas as receitas do blog hahaha
Aprovadíssimo!

Unknown disse...

Olá... Fiz o bolo. Estou com restrição ao leite de vaca devido à uma suspeita de aplv no meu BB de 5 meses. 🙄. Então... Adaptei a receita. Usei oleo de coco em substituição à manteiga e leite de coco em substituição ao leite. Acrescentei um pouco do extrato de baunilha na cobertura, pq fiquei com medo de ficar sem graça. Não sei como é. Com o leite e a manteiga mas ficou muito delicioso, espero que tenha ficado parecido. A cobertura não fica tão crocante mas ficou bom assim mesmo. Obrigada por postar. Deus te abençoe sempre!

Patricia Scarpin disse...

Olá!
Que bom saber que a receita deu certo com as suas adaptações, notícia ótima!
Obrigada por vir aqui me contar o resultado!