sexta-feira, abril 03, 2009

Brigadeiro de pistache

English version

Pistachio brigadeiro

Como vocês sabem, sou apaixonada por cinema – daí o nome que escolhi para o blog. Mas também amo livros, apesar de já não ler tanto quanto costumava.

Diferentemente de várias pessoas, uma coisa com a qual não me estresso é quando livros viram filmes – para mim, é muito claro: são duas formas de comunicação completamente diferentes e uma jamais será exatamente igual à outra. O autor tem um ponto de vista que talvez não seja compartilhado pelo roteirista e pelo diretor. É a versão de alguém sobre o trabalho de outro alguém – nunca será idêntico e isso não precisa ser algo ruim: fiquei com lágrimas nos olhos hoje de manhã com a reação do José Saramago ao ver seu “Ensaio sobre a Cegueira” pelas mãos do Fernando Meirelles.

Agora lhes mostro a minha versão do brigadeiro de pistache da Morena Leite – não ficou igualzinho ao dela (que provei junto com o brigadeiro tradicional e o de castanha do Brasil), mas, ainda assim, bem gostoso.

Pistachio brigadeiro

Brigadeiro de pistache
adaptado daqui

100g de pistache, sem casca e sem sal
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal + um pouquinho extra para untar

Unte um prato fundo grande com manteiga e reserve.
Moa o pistache no processador até obter uma farofa - textura de areia úmida.
Misture o pistache moído, a manteiga e o leite condensado numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até que solte do fundo da panela. Transfira para o prato preparado e deixe esfriar completamente.
Para servir, retire colheradas do brigadeiro e disponha as colheres em um prato, ou faça bolinhas.

Rend.: 10-12 porções

Pistachio brigadeiro

20 comentários:

Aline disse...

hummmmmmmmmmmmmmmmmmm
Que ruim heim???
hahaha, deu água na boca!
Bjos!

Patricia Vieira disse...

Esse eu já fiz!!!
Servi no aniversário da minha filha na versão "copinho"!
Para ele ficar bem cremoso adicionei um pouco de creme de leite... Foi um sucesso!
Mas, claro, que não ficaram tão charmosos quanto o seu Pat...

Unknown disse...

Patrícia, nunca comentei ... mas brigadeiro de pistache + Saramago emocionado me fizeram vir correndo dizer o quanto gosto do seu cantinho. Beijos e bom final de semana.

ps: mandei para a mamãe a receita do brigadeiro e ela agora está louca para testar.

Letrícia disse...

Depois de ficar com a boca cheia d'água, fiquei com os olhos... não tinha visto a reação do Saramago ao filme. Mas já imaginava que teria sido positiva.

Esse brigadeiro deve ser maravilhoso.

Beijos!

Cacá disse...

Que delícia!
E ficaram tão bem apresentados nessas colherinhas de pau com lacinho verde. Adorei!
Vc sempre muito criativa! :)
Beijo!

ameixa seca disse...

Eu não li o livro mas vi o filme e adorei :)
Acho que ia adorar também provar este brigadeiro em tons de verde :)

Anônimo disse...

Muito legal essa do Saramago, e olha que emocionar esse senhor não deve ser tarefa fácil...
Beijos
Bel

Gina disse...

Adoro pistaches e esse brigadeiro ficou divino. Na próxima semana vou publicar uma receita de biscoitos de pistaches.
Beijos.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Hummmmmm! Que deliciosa e perfeita idéia. A foto é muito meiga e linda, adorei tudo. Um abraço. Léia

Viviane disse...

Adorei a receitinha e a idéia de servir na colher! Um charme!!
Achei engraçados os comentários deste post em inglês...deve ser difícil, para quem não é brasileiro, imaginar o que é "brigadeiro", um doce que faz parte da nossa vida desde a infância e está tão enraizado na nossa cultura.
Você está expandindo os horizontes gringos!!! rsrs
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Aline, obrigada pela visita!

Patricia, eu acho que a sua versão deve ter ficado deliciosa, além de linda nos copinhos!
Beijoca!

Ana P., muito obrigada por comentar - é sempre tão bom conhecer quem lê o blog!
Um beijo!

Lê, o brigadeiro é bem gostoso, sim!
Beijoca!

Cacá, obrigada! Que bom que gostou!

Ameixa, eu quero ler o livro agora.

Bel, você tem razão...
Obrigada pela visita!

Gina, eu adoro tudo com pistache. :D
Beijo!

Léia, que bom! Obrigada!

Viviane, alguns deles já conhecem brigadeiro e adoram!
Gosto de mostrar a eles o que temos de gostoso aqui.
Um beijo!

Fabi disse...

Pat, adooooro brigadeiros diferentes! Os seus ficaram lindos nas colheres super charmosas! Beijos!

Anônimo disse...

Pat,

Morri agora!
Amo essa sobremesa, mas a sua versão com certeza é infinitamente melhor... Faz tempo que não comento, mas estou sempre por aqui, viu?

Um beijo!

Andreza

Renata disse...

Oi Patricia,
Amo seu blog e sempre entro para ver as receitas novas...
Amei as colherinhas, onde as comprou?
Um beijo,
Renata.

Raquel disse...

Oi Patricia,
Vi seu blog numa matéria da revista da Gol e resolvi entrar...simplesmente lindo!
adoro blogs fofos como o seu...ainda mais com receitinhas faceis e deliciosas!

Aproveitei o feriado agora e fiz o seu brigadeiro de pistache...mas coloquei como cobertura de um bolo de choco simples mesmo...divino p/ uma tarde de domingo!

Virei visita frequente :p
beijobeijo

Anna disse...

Estas colheres de madeira, elas são pequenas? onde compra? achei tão delicadas principalmente com estas fitinhas.

Lee disse...

Coo que faz pra dessalgar o pistache?

Patricia Scarpin disse...

Anna, estas comprei no shopping Iguatemi.

Lee, eu já compro pistache sem sal.

Anônimo disse...

Olá, por gentileza me ajudem, estou em Goiânia e não encontro pistache sem sal, como dessalgar, pois em São paulo eu sei que encontramos tudo, mas preciso fazer um brigadeiro gourmet e o pistache que achei aqui é salgado, me socorram urgente!!!!Obrigada e um abração

Paula disse...

Quanto de creme de leite você colocou? Eu prefiro mais cremoso Tb!