quarta-feira, abril 29, 2009

Bolo de coco com casquinha de açúcar

English version

Coconut cake / Bolo de coco com casquinha de açúcar

Maquiagem: não sou nenhuma expert – o máximo que uso é rímel e batom – mas sei quanta diferença faz. Isso sem contar a maquiagem nos filmes – há diversos profissionais fantásticos e talentosos. Caso contrário seria impossível transformar o charmosíssimo Gary Oldman num vampiro velho e feio... Especialmente depois de ele aparecer como um lindo cavalheiro do século XIX (tive uma paixonite aguda por ele na época em que o filme foi lançado). :D

Desta vez a maquiagem – ou seja, a casquinha de açúcar – serviu como um disfarce: deixei o bolo esfriar completamente e, ao desenformá-lo – um pouquinho ficou grudado no fundo da forma. :(

Apesar de a cobertura ter me sido útil, achei este bolo tão macio e gostoso que ele deveria ter sido servido apenas com uma polvilhada bem levinha de açúcar de confeiteiro. Nada mais.

Coconut cake / Bolo de coco com casquinha de açúcar

Bolo de coco com casquinha de açúcar
da Donna Hay magazine

250g de manteiga, amolecida
275g açúcar
1 colher (chá) de baunilha
4 ovos
300g de farinha de trigo com fermento, peneirada
80g de coco ralado
250ml de leite

Casquinha:
640g de açúcar de confeiteiro, peneirado
80ml de água fervente

Pré-aqueça o forno a 160ºC; unte bem uma forma canelada/ornamentada ou de buraco no meio com capacidade para 10 xícaras (2,5 litros).

Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata até conseguir um creme leve e clarinho. Junte os ovos aos poucos e bata bem.
Adicione a farinha, o coco e o leite e bata até bem incorporados. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por 1 hora ou até que esteja assado (faça o teste do palito).
Deixe na forma por 10 minutos e então desenforme sobre uma gradinha para que esfrie completamente – não deixe o bolo esfriar completamente dentro da forma ou ele pode grudar.

Para a cobertura: misture o açúcar e a água numa tigela até obter um glacê homogêneo. Espalhe a cobertura às colheradas sobre o bolo e deixe firmar.

* apesar de ter tido de adicionar mais água do que o pedido, minha cobertura ficou bem mais espessa do que a da revista; acabei deixando assim mesmo para cobrir as imperfeições do bolo

Rend.: 8-10 porções – fiz meia receita e usei uma forma de buraco no meio de 19cm de diâmetro (com capacidade para 6 xícaras)

Coconut cake / Bolo de coco com casquinha de açúcar

47 comentários:

moranguita disse...

esta um espectaculo este bolinho. avcho que tambem despensaria essa camda de çucar.
beijocas

Flor de Sal disse...

Com casquinha .... sem casquinha! Maravilha de qualquer jeito!!!

ameixa seca disse...

Há bolos em que a cobertura não ajuda nada. O sabor dele vale por si. Mas os desastres acontecem e a capa ficou bem bonita :)

Dani disse...

Esse seu bolo está me lembrando infância...rs

Bjs

Cacá disse...

A casquinha de açúcar ficou um charme!! Maquiou muito bem o seu bolo! :)
Parabéns, Pat!
Beijo!

Sarah disse...

Patrícia, que lindo ficou seu bolo! Adorei a casquinha! Fez um charme todo especial!Bjos

Richard disse...

Oi Patrícia! Visito seu blog pelo menos umas 4 vezes por semana, mas é difícil eu comentar, porém essa foto ficou muito bonita! Um bolo super simples mas com um resultado de encher os olhos, e uma apresentação perfeita! Parabéns!

Tina Lopes disse...

Que bolo mais lindo. Também sou louca (ainda) pelo Gary Oldman. Pena que esteja sumido, ou escolhendo uns filmes nada-a-ver ultimamente. Já reparou como o Lenine é a cara dele? Gostcho também. Bjk.

Delírios Gourmet disse...

Achei lindíssima essa cobertura. Um bolo simples com uma cobertura simples e bonita é um diferencial arrebatador! Vou aproveitar a receita desta cobertura para o aniversário de minha filhota. Obrigada. Bjs!

Luciana Macêdo disse...

Essa maquiagem só veio para completar o que já estava bom. Delícia de bolo!
Bjs!

Valeria disse...

Patricia O BOlo e a maquiagem ficaram fantásticos!!
Amo Bolo de cocô.
BJs
Valéria
Papos de Anjo

Karina disse...

Oi dona moça, também não sou de usar maquiagem, às vezes nem passo batom. Ah, sobre o bolo, parece delicioso, as fotos ficaram fantásticas; Bjos

grazi disse...

que maravilha!!

Paladares da Isa disse...

Ficou uma delicia esse bolo e eu adoro essa capinha de açúcar
Bjos

Miria disse...

Olá amiga, deve ter ficado uma gostosura, só a casquinha de açucar que eu achei meia grossa,e se colocasse chocolate na casquinha? bom feriado e um otimo final de semana. bjs.
Miria

cucchiaiopieno.com.br disse...

Este bolo parece aqueles feitos por mae, adorei! Um abraço. Léia

Cris disse...

Bela maquiagem Patrícia! Ficou realmente um show! E sua criatividade não conta? Beijos!

Andrea Dohashi disse...

Comeria uma bela fatia... sem culpa e remorsos, rs
Beijos

Mônica disse...

eu blog é lindo e muito, muito gostoso...essas fotos grandes nos dá água na boca...rs
Eu achei seu blog por que estava procurando uma receita de pão de mel..queria te perguntar uma coisa, é possivel fazer o pão de mel e colocar numa assadeira e depois cortar e fazer a cobertura com o chocolate? Me desculpa se não me expressei muito bem...deu pra entender?
Sobre esse bolo de coco...hummmm deve ser divino, ainda vou fazer...;-)
Beijos e desde já obrigada por nos dar um blog tão delicioso!
Môni.

Verenaj disse...

Pat, que lindo!!!
Adorei!
Confesso que algumas vezes também uso o recurso da maquiagem...fazer o que?
Um beijo e ótima semana!

Ana disse...

Olá Patrícia!
Q. cobrtura mais linda!Vou fazê-la usando limão num bolo de laranja.
Seu blog é m.to bom!
Boa semana p/ vc.


Ana.

Patricia Scarpin disse...

Moranguita, que bom que gostou, obrigada!
Um beijo!

Flor de Sal, obrigada!

Ameixa, esse aqui fica bom sozinho, viu?
Obrigada!

Dani, isso é bom, né? :D
Obrigada!

Cacá, tampou todinho o problema. :D
Beijo e obrigada!

Sarinha, obrigada!

Oi, Richard! Obrigada pela visita e que bom que resolveu comentar, adorei!
Um abraço!

Tina, eu particularmente não acho que os dois se pareçam (não acho o Lenine charmoso, sorry...)
E você esqueceu do Comissário Gordon? Escolha perfeita pro papel. :D
Beijoca!

Grazy, espero que dê certo!
Beijo!

Lu, obrigada!
Beijoca!

Valeria, que bom que gostou, também adoro coco.
Beijo!

Maria, me dá um pouco de agonia aquele monte de coisa na pele. risos
Beijoca!

Grazi, obrigada!

Isa, obrigada!

Miria, obrigada pela visita. A casquinha ficou grossa de propósito, como eu expliquei na receita. Quanto ao chocolate, não sei dizer.

Léia, obrigada, querida!
Beijo!

Cris, obrigada!
Beijo!

Andrea, isso mesmo - sem remorso. :D
Beijoca!

Mônica, cortando o pão de mel assim ele solta muito farelo na hora de banhar... Por isso é melhor fazê-lo nas forminhas individuais.
Obrigada pela visita!

Verena, que bom saber, querida!
Beijo e ótima semana para você, também.

Ana, muito obrigada por me visitar!
A sua idéia me parece fantástica.
Um abraço!

Lolla disse...

aaaaai, pára. essas fotos merecem ir parar no we heart it.

e eu amo essas coberturas acuçaradas. AMO. acho que complementam o sabor leve do bolo, mas é questão de gosto, mesmo.

Fabi disse...

Adooooooro casquinha!!!!!!!! Colocaria em tudo! Todos os bolos, doces, pães, roscas...

Eduardo Luz disse...

Uau, pelas fotos dá pra imaginar extamente como seria o gosto desta crosta !!
Abs.

Nayara Sopranzetti disse...

Oi...esse bolo não leva fermento??

Patricia Scarpin disse...

Nayara, o bolo leva farinha com fermento.

Nayara Sopranzetti disse...

é verdade....obrigada....vou fazer!!

Duda Fachini disse...

Uau adorei ! Eu tinha usado o leite de coco e o coco ralado e toda cubertura que procurava tinha que usar os ingredientes que acabaram .... muito obrigada !
Duda ;*

Patricia Scarpin disse...

Eduarda, que ótima notícia! Obrigada!
Um beijo!

Lilian disse...

Cara Patrícia, para os leigos, melhor informar o que fazer com os ovos indicados nos ingredientes, não? Eu bati as gemas com a massa e incorporei, ao final, as claras batidas em neve. Espero ter acertado. Neste exato momento meu bolo está assando - lindo - e espero voltar para postar o resultado.
Obrigada pela divulgação da receita. Estava mesmo querendo um bolo de coco que não fosse necessário o leite de coco e nem o leite condensado, pois, em todas as outras receitas que achei na minha pesquisa, esses ingredientes eram indispensáveis.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Lilian,
Acho que vc não leu atentamente a receita, pois no modo de preparo está escrito, sim, onde entram os ovos.

Anônimo disse...

Este blog é simplesmente fantástico. Tudo o que se imaginar de delícias se encontra aqui.Gostaria de ter mais tempo para testar todas essas maravilhas. Nota 1.0000000000.

Unknown disse...

Eu adoro essa cobertura, sempre tentava fazer e nunca ficava branquinha igual a sua kkk procurava na interet e nada :( até q desisti...mais vendo essa sua, vou tentar mais uma vez kkk acho q acgora vai dá certo...adorei a receita ^^

Mari disse...

Sabe o q adorei desse bolo? Ele ficou pouco doce, delícia pra comer com geléia! Amei! pode ser porque usei coco sem açúcar, caso não fosse a intenção, mas ficou perfeito pra mim! Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Mari, é uma receita da Donna Hay, que sempre faz coisas deliciosas. Que bom que você gostou, adorei saber!
Bj!

Anônimo disse...

Meu glacê ficou amarelo...porque?

lais couto disse...

desculpe-me gente as pela não prática minha ficou a duvida, mas como quero experimentar a cobertura tbem então, : a cobertura é so misturar fora do fogo né? se puder me respoder por email........ laizinhacouto@hotmail.com me desculpa o trabalho gente e obrigada....

Anônimo disse...

Da pra fazer com açucar refinado normal? Diz que siiiiiiiiiiiim! haha

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, a cobertura, não.

Patricia Luck disse...

Fiz o bolo e ficou delicioso, mas sou suspeita porque adoro côco!
Substituí a farinha com fermento por farinha comum e fermento separadamente e usei côco fresco...hmmm...
Também deixei de lado a casquinha de açúcar, eu sei que dá um charme e deve ficar mais gostoso ainda, mas para as crianças lancharem e levarem pra escola, preferi não colocar.

Muito bom mesmo assim!
Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Paty, eu precisei usar a casquinha porque o meu bolo grudou na forma, a casquinha foi "maquiagem". :D
Beijos!

Clara Johansson disse...

Oi Patrícia! Vou diminuir a receita pois somos só dois aqui em casa. 1º pergunta: Posso fazer numa forma de bolo inglês pq é a menor que tenho aqui e a segunda pergunta é se posso fazer num dia anterior e deixar fora da geladeira?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Clara! Talvez dê certo em uma forma de bolo inglês, mas só testando pra saber, não sei mesmo lhe precisar. Pode deixar fora da geladeira, sim, em um recipiente hermético.
Bj!

Unknown disse...

Não leva fermento?

Unknown disse...

Eu vi... a farinha é com fermento! Perdão!

Unknown disse...

Posso usar açúcar refinado para cobertura.