quarta-feira, agosto 27, 2008

Polenta grelhada recheada com queijo e manjericão

English version

Grilled cheese and basil polenta

Nunca pensei que isso pudesse acontecer, mas... Donna Hay me desapontou.

Aconteceu sábado passado – minha caixinha da Amazon chegou e mal pude esperar para ver os livros novos. O livrinho da Donna era tão fofo! Comecei a folheá-lo, ansiosa para escolher a primeira receita para preparar. Infelizmente, ao bater os olhos nas fotos, apenas uma coisa me veio à mente: “Já vi isso antes. E isso também. E isso”.
Muitas daquelas receitas haviam sido publicadas anteriormente em outros livros e revistas da Donna Hay – aqueles na minha estante. :(

Não estou interessada em comprar livros com receitas que já possuo e acho que vocês também não – por isso quis lhes contar o ocorrido. Deletei da minha wish list os outros volumes da coleção “Simple Essentials”.

Como um lembrete do quão maravilhosas as receitas da Donna Hay são, preparei esta polenta (da revista, #40). Vou lhes dizer: isto é o que chamo de fazer as pazes. :)

Grilled cheese and basil polenta

Polenta grelhada recheada com queijo e manjericão
da Donna Hay magazine

3 xícaras (750ml) de água
1 xícara (170g) de polenta instantânea (Polentina)
60g de manteiga em cubos
½ xícara (50g) de parmesão ralado bem fininho
sal e pimenta do reino moída na hora
½ xícara de folhas de manjericão
2 xícaras (200g) de mozarela passada no ralo grosso
azeite de oliva, para pincelar

Leve a água ao fogo médio numa panela até ferver. Aos poucos, junte a polenta, mexendo sempre para não empelotar – cuidado para não se queimar, pois a danada começa a “pular” quando muito quente. Continue mexendo, cozinhando por 2-3 minutos, ou até engrossar.
Retire a polenta do fogo e acrescente a manteiga, o parmesão, o sal e a pimenta, mexendo bem. Despeje metade da polenta numa forma quadrada de 20cm forrada com papel manteiga untado (usei papel alumínio, sem precisar untar) e espalhe por todo o fundo da forma. Cubra com o queijo e o manjericão e finalize com a polenta restante, alisando a superfície. Leve à geladeira por 15 minutos ou até endurecer.
Corte em quadrados ou retângulo e pincele com azeite. Aqueça uma frigideira antiaderente e frite a polenta por 3-4 minutos de cada lado, até dourar e o queijo do recheio derreter – você pode grelhar a polenta na grade da churrasqueira, se preferir.
Sirva com vitela, cordeiro ou filé grelhados e salada de espinafre.

Rend.: 2 porções – tenho certeza de que a receita serve 4 pessoas dependendo do que for servido junto

31 comentários:

Mirella disse...

Nossa, amo polenta! Babei na frente do pc.

Mão na Massa disse...

Olá

Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues culinários estão abertas.

Vamos lá!

www.maonamassablogue.blogspot.com

Mari Rezende disse...

Patrícia, você fez as pazes com a Miss Hay em grande estilo! Céus, que polenta maravilhosa...
Beijinhos!

Paulinha disse...

Realmente Pat, concordo com a Mari, ótima receita.
Queria saber se tem algum dificuldade, para comprar pela Amazon, estou querendo comprar livros e como nunca utilizei, queria saber de você se é muito complicado.
Beijos.
P.S:. Vi suas fotos no Flickr, continua linda como sempre.

Silvia Arruda disse...

Pat, querida, amei esta receita.

Vou fazê-la, com certeza, depois te conto!

Quanto á decepção ao livro... isso chega a doer até a alma, né, amiga? Mas infelizmente isso é bem comum no mundo editorial... o que eles querem é, como sempre, dinheiro!

Agdah disse...

Nem fale. Eu fico danada da vida quando isso acontece.

Mari disse...

Oi minha querida,
Realmente é decepcionante quando compramos um livro de receitas e a maioria vem repetida... que chato! :(
Mas ao mesmo tempo, vc fez as pazes com a Donna Hay de maneira espetacular... que prato liiiindo... e deve ser fabuloso, aqui em casa todo mundo ama polenta frita... ah, esse vou ter q fazer, rsrsr, depois te conto!
A apresentação, como sempre, pra lá de impecável!!
Super beijo flor, e ótimo restante de semana pra ti

Mari

Sabrina disse...

Que polenta maravilhosa, e principalmete grelhada...anotei a receita.
Beijos

Laurinha disse...

Ah, é o fim mesmo! E não é só o investimento econômico que se perde, e toda a expectativa? Se esvai rapidinho, é frustante...

Bem, e voltando à polenta, espetacular...

Beijinhos

Simone Izumi disse...

Que delícia! La bella polenta!
bjs

Carla disse...

Oi Patricia, eu adoro polenta e essa receita realmente me parece divina!!

Gostaria de comentar com vc, que sempre tive problemas com Bolo de Cenoura...tenho até fotos de alguns bolos que não deram certo.
Hoje resolvi fazer o Bolo que está no seu blog e não é que deu certo?
Meu 1º Bolo de Cenoura!!!
Estou muito contente e queria dividir com vc!!

Grande beijo!!

Cinthya Rachel disse...

indo na cozinha fazer AGORA! tenho tudo na despensa, ehhhhhhhh

laila disse...

é realmente chato isso, mas enfim...já passou então aproveita-se os bons momentos...

e esse realmente é um deles!!bjs

Cláudia disse...

É muito chato publicarem receitas já publicadas e que estão na sua estante!!!! Pelo menos deviam falar que seria um repeteco para os que não conhecem, e no seu caso não gastaria dinheiro à toa. Mas voltando a polenta, é realmente maravilhosa e vale a pena fazer as pazes (por interesse, rsrs). Receita anotada!

bjs

Andrea disse...

maravilhosa! As suas fotos parecem produção de revistas! E vc fez as pazes em grande estilo! Vontade de provar. Beijos.

Tina Lopes disse...

Duas histórias de polenta: 1) meu marido, quando morava com os irmãos (20 anos atrás...) praticamente só comia polenta. São uns polacos do interior, sabe. Um dia me convidou pra comer na casa deles; cheguei lá, tinha polenta com molho de chuchu. Tem coisa com menos gosto do que isso???? Blé. Mas eu adoro polenta. Só não faço porque 2) minha empregada tem trauma de polenta: quando era criança, muito pobre, praticamente só comia polenta, tadinha. Passa mal de ver. Então quando eu tenho vontade, espero o sábado. Adorei essa receita e vou fazer SIM. Bjk.

Fer Ayer disse...

Patricia, para com isso...é uma coisa boa atrás da outra agora..senhor...SOCORRO...risos

Eduardo Luz disse...

As fotos estão excelentes.
E quanto ao livro, é por isso que eu só compro depois de folhear !

Fabi disse...

Essa polenta está de dar água na boca! Beijos!

Silvinha disse...

Pat, babei nessa polenta! Vou fazer no final de semana ja!

Beijos

Carla disse...

Oi Patricia, preciso perguntar algo...vc às vezes usa farinha de trigo com fermento. Eu não achei aqui na minha cidade...como posso substituí-la?
Obgda...bjs

Elaine Beneduzi disse...

Patrícia,
Meu marido, que é gaúcho (descendente de italianos) A-D-O-R-A polenta!
Vou fazer essa receitinha pra ele provar!
E,quanto à decepção, eu entendo seu sentimento, pois dá uma certa revolta quando esperamos muito de alguém que não atende àquilo que tanto esperávamos dela... Cest la vie...
bjo.
Elaine

Ana disse...

Ah, que pena q vc ja tinha as receitas do livro, eu tbem fico chateada quando isso acontece, ainda mais com livros de receita - q eu adoro e tenho a maior expectativa quando vou comprar um novo! rs!
Mas no fundo vai ter muita gente q nao possui os outros livros/revistas dela q irao aproveitar o livro com as receitas republicadas, ne!
Mas deixa te perguntar uma coisa, o livro em si eh bom, as receitas sao legais? Eu nao tenho livros da Donna Hay ainda (acredita???!), e essas coletaneas as vezes sao uma boa ideia p/ ter as melhores receitas reunidas!
Adorei a receita da polenta, aqui em casa vai fazer sucesso, vou fazer logo logo!! Super facil e pratica p/ jantar durante a semana!
Ana

Canela disse...

A sua polenta tem uma apresentação muito boa!

Akemi disse...

Patricia, adoro polenta e esta versão grelhada está perfeita para a minha missão de comer pratos mais light e saudáveis! Vou TER que fazer logo!!!! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Mirella, também adoro!

Mão na Massa, obrigada.

Mari, esta aqui até o marido, que é chato pra comer, adorou. :)
Beijo!

Paulinha, não tem dificuldade, não, desde que você tenha um cartão de crédito internacional. O único porém é que as coisas demoram a chegar; de resto, compensa bastante.
Beijos e obrigada pelas palavras doces, querida!

Si, aposto que você vai amar, amiga!
E você tem razão - o que importa é vender!

Agdá, fiquei uma arara, amiga.

Mari, espero mesmo que você prove pois é bem gostosa - e depois vou querer saber de tudo! :)
Beijo grande e um ótimo final de semana para você!

Sabrina, espero que goste!

Laurinha, fiquei contando os dias para a caixinha chegar... :(
Beijo, querida!

Simone, grazie!
xx

Carla, o teu comentário me deixou tão feliz - obrigada por vir me contar!
Amei saber e tenho certeza de que outras gostosuras sairão da sua cozinha.
Um super beijo!

Cinthya, corre, querida! :)

Laila, obrigada, amiga!
Beijoca!

Cláu, também acho que deveriam avisar se tratar de uma espécie de coletânea... :(
Beijo!

Andrea, muito obrigada!
Beijo!

Tina, o meu pai cresceu à base de polenta, também - o pai dele era italiano. E eles comiam tanto salgada quanto doce, você acredita?
Depois me conta, querida.
Beijo pra ti e pra Nina.

Fer, morri de rir contigo. :)
Beijo!

Eduardo, obrigada!
Eu também folheio antes de comprar, mas como era Donna Hay resolvi confiar... :(

Fabi, obrigada!
Beijoca!

Silvinha, querida, faça sim!
Beijos!

Carla, já tentei umas substituições que encontrei na Internet mas não funcionaram direito... :(
Beijo!

Elaine, faça sim, acho que ele vai gostar!
Beijo!

Ana, e não é pra ficarmos tristes, amiga?
Tem receitas bem bacanas, sim. Posso fazer uma lista com as receitas e te mandar, que tal, querida?
Beijão!

Canela, obrigada!

Clarice, você pode diminuir bastante a quantidade de azeite, amiga, e tornar a polenta ainda mais magrinha!
Beijo!

Leila disse...

amo polenta e desse jeito é o meu favorito.
beijinhos

Bia Belliard disse...

Obrigada pela dica do livro, ja estava de olho, e agora tirei da lista !! E a polenta hmmm, deu agua na boca ! bjs

Patricia Scarpin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thais disse...

Fiz essa polenta na sexta e deu super certo! Foi um sucesso, fiz como entrada num juntar! Dobrei a sua receita e fiz em uma assadeira retangular e no sabado teve repeteco no almoço! Adorei! Nunca havia comentado, mas já fiz também uma receita sua de cookie, muito boa! Adoro seu blog, como você escreve e suas fotos são lindas! beijos, Thais.

Patricia Scarpin disse...

Thais, que notícia maravilhosa! Amei saber - obrigada por vir me contar! Que bom que as receitas deram certo pra vc!
Um beijo!

Related Posts with Thumbnails