Sabem aqueles dias em que a
gente acorda meio estranha, com vontade de ficar quietinha em um canto, sem interagir
com ninguém? Vocês também se sentem assim?
Eu estava assim dias atrás, brinquei no trabalho que eu estava “sem carisma”. 😊 Quando estou em casa, tenho uma solução para dias assim: vou para a cozinha. Preparo algo gostoso, mesmo que seja bem simples, e o processo de abrir a geladeira, separar os ingredientes, picar os vegetais – tudo isso vai me dando uma energia gostosa, me sinto leve e alegre, e ao final de tudo ainda tenho algo delicioso para comer.
Enquanto escrevo isso, me lembro de um post de dezembro de 2021, quase três anos atrás, em que desabafei com vocês sobre um momento difícil que eu estava vivendo – naquela época, a cozinha tinha o efeito contrário em mim, eu só queria sumir toda vez que pensava em cozinhar alguma coisa. A pandemia realmente desgraçou a cabeça da gente.
Relendo os comentários de vocês, me emociono e derrubo algumas lágrimas na camiseta – a avalanche de afeto e apoio que recebi foi imensa, e meses depois, continuando o meu tratamento para depressão, fui saindo do buraco e até mesmo cheguei a terminar e lançar o meu livro. A cozinha voltou a ser um lugar que eu amo, meu refúgio, onde busco alegria em dias “sem carisma”. E é pra lá que vou também quando estou feliz, animada, me sentindo bem, como estava domingo passado: liguei o forno, separei alguns ingredientes e preparei estes brownies deliciosos que foram sucesso no trabalho do João.
Como eu só tinha um punhadinho de nada de oleaginosas diferentes, resolvi juntar todas no brownie e deu muitíssimo certo: usei macadâmias, pecãs e castanhas de caju, mas use as oleaginosas que tiver em casa – todas combinam lindamente com chocolate.
Brownies com macadâmias, pecãs
e castanhas de caju
receita minha
- xícara medidora de 240ml
¾ xícara (170g) de manteiga
sem sal, picada
¼ xícara (60ml) de óleo vegetal
de sabor neutro, como canola, milho, soja
2/3 xícara (60g) de cacau em
pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
cristal ou refinado
3 ovos grandes, temperatura
ambiente
1 colher (chá) de extrato de
baunilha
2 colheres (chá) de Amaretto
ou Frangelico – opcional, servem para enfatizar o sabor das oleaginosas
1 xícara (140g) de farinha
de trigo
½ colher (chá) de sal
200g de oleaginosas da sua
preferência, ou uma mistura delas
Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga ou óleo uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Em uma tigela grande, leve a manteiga ao banho-maria em fogo baixo (sem deixar o fundo da tigela tocar a água) até derreter. Retire do fogo e junte o óleo e o cacau, misturando bem com um batedor de arame. Acrescente o açúcar, misture vigorosamente e então espere esfriar.
Junte os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Junte a baunilha e Amaretto/Frangelico (se for usar). Peneire a farinha e o sal sobre a mistura e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima. Não misture demais. Incorpore as oleaginosas. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por 25-30 minutos ou até que as laterais e o topo estejam sequinhos, porém o centro ainda esteja úmido (faça o teste do palito: ele deve sair úmido com massa grudada nele).
Deixe esfriar completamente
na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir. Os brownies
podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 4
dias.
Rend.: 24 unidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário