terça-feira, agosto 01, 2023

Brownies de manteiga queimada com doce de leite e uma comemoração atrasada de dezessete anos


Brownies de manteiga queimada com doce de leite


Da última vez em que atualizei o blog e postei aquele macarrão com sardinha e abobrinha delicioso percebi que tenho um total de 1.572 posts publicados aqui (sem contar o de hoje): fiquei meio “uau” por um momento, afinal de contas é coisa pra caramba e, em seguida, lembrei que há talvez, no máximo, uns 10 posts aqui sem receita. Ao longo destes dezessete anos, completados no último dia 04 de julho, compartilhei com vocês mais de 1.500 receitas diferentes, doces e salgadas. É coisa pra caramba mesmo.

 

Foram bolos, cookies, muffins, pães, sopas, várias versões de macarrão (eu amo), barrinhas de tudo quanto é jeito. Receitas com frutas, com chocolate, receitas com carne e vegetarianas (algumas até mesmo veganas), algumas prontas em 20 minutos, outras que levam horas até chegarem à mesa. Receitas boas para almoços de domingo, outras práticas para o jantar do dia a dia, coisinhas gostosas para o café da manhã ou da tarde. Tem de tudo um pouco neste blog, para agradar a todos os gostos.

 

Por muitos anos preparei um bolo bonito para comemorar o aniversário do Technicolor Kitchen, mas a vida tá bem corrida e, infelizmente, não deu tempo. Chego agora, quase um mês atrasada, com uns brownies muito gostosos que inventei, combinando o sabor amendoado da manteiga queimada com o docinho do doce de leite: sem falsa modéstia, ficaram excelentes e acho que são uma boa ideia para comemorar a existência do bloguinho, afinal de contas, continuo aqui, mesmo depois de o Instagram e o TikTok terem tomado conta (neste último sequer tenho conta, nunca tive vontade de entrar pra ver) e os blogs terem meio que se perdido no meio do caminho. Quem gostou dos brownies com doce de leite que postei aqui nos primórdios vai pirar com a receita de hoje: são muito mais gostosos.

 

Fico feliz sabendo que ainda tem gente que passa por aqui, procura uma receita gostosa para fazer, me manda mensagem nas redes sociais. Tem muffin do TK nas lancheiras da criançada por aí, sopinhas no jantar de vocês, bolos nos aniversários – é uma alegria imensa acompanhar. Além disso, também já andei recebendo algumas fotos das receitas do meu e-book (à venda aqui neste link) sendo preparadas por vocês: deixo aqui um obrigada enorme, um beijo e um brownie.

 

Brownies de manteiga queimada com doce de leite

receita minha

 

- xícara medidora de 240ml

 

2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, picada

150g de chocolate meio amargo, picadinho

1 xícara (200g) de açúcar cristal/granulado

¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir

2 colheres (chá) de extrato de baunilha

3 ovos do tipo grande

½ xícara (70g) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) – 20g – de cacau em pó, sem adição de açúcar

½ colher (chá) de sal

5 colheres (sopa) – 125g – de doce de leite

 

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de metal quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.

 

Comece preparando a manteiga queimada: coloque a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo médio – evite usar panela antiaderente escura, pois você não conseguirá controlar a cor da manteiga. Cozinhe a manteiga, misturando com um fouet, raspando as laterais da panela, até que a manteiga fique com um tom marrom claro/dourado e o cheiro fique amendoado – vigie de pertinho, pois a manteiga pode queimar rapidamente. Transfira para uma tigela refratária grande (se deixar na panela a manteiga continuará cozinhando), raspando todos os sólidos que estiverem na panela. Junte o chocolate e deixe de lado um pouquinho para que ele derreta no calor residual da manteiga.

 

Acrescente os açúcares à mistura de manteiga e chocolate e bata bem com o fouet. Junte a baunilha e bata bem. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – a massa vai começar a ficar mais firme. Junte a farinha, o cacau e o sal e misture bem, mas sem bater demais – mexa somente até os ingredientes secos sumirem na massa. Despeje na forma preparada e alise a superfície. Espalhe pequenas porções do doce de leite sobre a massa e, em seguida, misture levemente com uma faca sem ponta ou o cabo de uma colher, para dar um efeito marmorizado.

 

Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do brownie saia úmido, mas não com massa ainda muito líquida – o topo do brownie tem que estar opaco. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

 

Corte em quadradinhos para servir – como esse brownie é bem úmido e a massa é permeada com doce de leite, deixar um pouquinho na geladeira ou alguns minutos no freezer ajuda na hora de cortar.

 

Rend.: 16 unidades

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns atrasaso por mais um ano desse blog incrível. Deus te abençoe gigante. Seu trabalho é maravilhoso. Puxa vida 1500 experiências é um acervo e tanto. Gratidão por mais esse tesouro.

Luciana Zimmermann disse...

PS: suas fotos são incríveis

Unknown disse...

Parabéns por mais um ano! As receitas e as suas reflexões muitas vezes são um oásis dos meus dias mais difíceis. Obrigada por tanto!

Janis disse...

Muitos parabéns e muito obrigada por continuar aqui postando receitas maravilhosas!

Anônimo disse...

Suas receitas são incríveis .Obrigado por nos ensinar pratos maravilhosos.

Anônimo disse...

seu blog é minha inspiração há 15 anos. Dos poucos que sigo há tempos e continua postando delícias até hoje. QUando penso em fazer algum doce, é aqui que venho procurar. Muito obrigada!!!

Anônimo disse...

Sou leitora do blog desde os primórdios e é muito reconfortante vê-lo na ativa depois de tantos anos e de um cenário onde receitas de segundos (e muitas vezes que dão errado por falta de explicação no preparo) tomam conta de nossas redes sociais.
Obrigada por continuar compartilhando suas receitas e conhecimento com a gente :)