“Você adora fazer barquinhas, não?” – João comentou quando me viu fazendo a foto da receita de hoje, pouco antes de a devorarmos no almoço. Eu adoro fazer barquinhas, sim, legumes recheados são deliciosos – mesmo quando o formato é outro! – e posso usar diferentes ingredientes nos recheios, criando sabores diferentes, e também usando aquelas sobrinhas rolando na geladeira. Aquele restinho de refogado do dia anterior, o cotoco de queijo no fundo da geladeira, os tomates que já estão passando do ponto: tudo pode virar um almoço bem gostoso, dentro de uma barquinha de abobrinha ou berinjela, por exemplo.
Para facilitar ainda mais a minha vida, quando faço barquinhas eu as sirvo com arroz e pronto – no máximo um salada de folhas verdes, mas só se tiver mesmo. Sem muita firula, apenas a vontade de comer algo gostoso que fique pronto rapidamente e não suje muita louça – e além de tudo eu posso fazer outras coisas enquanto as barquinhas estão no forno.
Tem dia que dá vontade de fazer torta, sopa, bolo e cookie,
e tem dia que eu só quero mesmo é comer um pão com queijo – na metade desse
caminho de altos e baixos, estão as barquinhas: quando as preparo, sei que
ainda não desisti :)
Barquinhas de abobrinha e 3 queijos
receita minha
- xícara medidora de 240ml
2 abobrinhas pequenas (cerca de 250g cada)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho grande, bem picadinhos
1 tomate grande bem maduro, sem as sementes e em cubinhos
sal e pimenta do reino moída na hora
6 ramos de tomilho fresco, só as folhinhas
raspas da casca de 1 limão taiti
2/3 xícara de ricota, esmigalhada com o garfo se estiver
muito firme
3 colheres (sopa) de gorgonzola, esmigalhado ou ralado
grosseiramente
1 colher (sopa) de folhas de salsinha picadinhas – pique,
depois meça
4 colheres (sopa) de parmesão ralado fininho
Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio.
Com cuidado, usando uma colher, remova a polpa das abobrinhas, formando as barquinhas – não cave demais, para que não fiquem muito frágeis. Pique bem a polpa e reserve. Pincele a parte de dentro das barquinhas com o azeite, salpique com sal e pimenta do reino e arrume na forma preparada, com o lado cortado virado para cima. Asse por 20 minutos.
Enquanto isso, faça o recheio: aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Junte o alho e refogue por 1 minuto apenas – não deixe queimar, para não amargar. Junte o tomate, tempere com um pouquinho de sal e pimenta, e refogue, apertando com as costas da colher de pau para que o tomate comece desmanchar.
Acrescente a polpa de abobrinha e o tomilho e misture bem. Tempere com sal e pimenta do reino, junte as raspas de limão (cuidado com o sal, porque o gorgonzola já é salgadinho) e refogue, mexendo algumas vezes, por 3-4 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Junte a ricota, gorgonzola e a salsinha e misture bem.
Retire as abobrinhas do forno e, com cuidado para não se queimar, acomode o recheio dentro das barquinhas (deixe o forno ligado). Salpique com o parmesão e volte ao forno por mais 20 minutos. Sirva em seguida.
Rend.: 2 porções como prato único, ou 4 servidas com
acompanhamentos
Um comentário:
Oi, Paty! Nem acredito que vim aqui caçar receita com semente de papoula (a Ana recomendou na newsletter dela e eu estava sem, fui correndo comprar) e me dou de cara com post novo!
Adorei a ideia das barquinhas, tem muito tempo que não faço.
Beijo grande!
Postar um comentário