Dias atrás fiz uma pesquisa no Instagram para saber o que desanima as pessoas quando elas decidem preparar uma receita nova: recebi uma infinidade de respostas, mas notei que as opções abaixo foram as que mais apareceram:
- ingredientes difíceis de encontrar e/ou caros;
- utensílios específicos para determinadas receitas
- receitas que pedem batedeira ou liquidificador
- ingredientes que serão usados naquela receita apenas
- receitas com etapas de descanso
- receitas que sujam muita louça
- receitas com medidas imprecisas
Ah, houve também gente que reclamasse de receita que leva buttermilk, o que eu sinceramente não entendo, já que buttermilk caseiro é apenas leite com suco de limão ou vinagre – facílimo de fazer e com ingredientes que todo mundo tem em casa.
Devo dizer que concordo com quase tudo na lista, entretanto levando em conta que o Brasil é um país continental ingredientes difíceis de encontrar é algo um pouco vago: há coisas que são difíceis de encontrar em uma região e mais fáceis em outras. Eu não vejo problema em usar batedeira, aliás, acho que facilita demais a vida da gente, mas confesso que morro de preguiça de usar liquidificador – inclusive, com exceção do bolo de cenoura, bolos feitos no liquidificador não me agradam, não gosto da textura. Houve gente que reclamou de medidas em gramas, o que eu achei um tanto bizarro, já que medir os ingredientes de maneira precisa é o primeiro passo para ter sucesso ao reproduzirmos uma receita. E sobre as etapas de descanso... Bem, concordo que nem sempre temos tempo e/ou paciência para esperar, mas sendo assim fica impossível fazer pão ou pizza, por exemplo.
Também li um comentário sobre tipos de farinhas diferentes e por isso trago a receita de hoje: já tive essa fase de querer fazer um milhão de receitas com ingredientes de todo o tipo, e há diversas receitas assim no blog que provam isso. Entretanto, isso faz parte do passado, e hoje em dia só compro mesmo ingredientes que sei que usarei até o fim e logo. As panquequinhas de hoje são da época em que eu provava tudo de diferente que aparecia na minha frente, e guardei a receita por tanto tempo... Mas gosto dela, é saborosa, e pode ser útil para quem não pode consumir glúten.
Socca, também chamada de "farinata" (mas não a do Doria, pelo amor de deus!) é um tipo de panqueca fininha feita de farinha de grão-de-bico comum na Itália e em alguns lugares da França. A
minha versão é recheada com abobrinha e feta, mas já usei esse recheio delicioso
em panquecas tradicionais, também trocando o feta por mozarela, como o recheio
desta receita.
Socca com recheio de abobrinha e feta
receita minha, inspirada por várias que vi na internet
- xícara medidora de 240ml
Socca:
2 xícaras (260g) de farinha de grão de bico
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (480ml) de água
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
óleo de canola, para pincelar a frigideira
Recheio:
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho grandes picadinhos
2 abobrinhas (400g) em cubinhos
sal e pimenta do reino moída na hora
½ xícara (120ml) de água quente
100g de feta ralado ou esmigalhado
Comece pela socca: junte todos os ingredientes em uma tigela
grande e misture com um batedor de arame. Passe por uma peneira, cubra e deixe
descansar em temperatura ambiente por 1 hora.
Aqueça uma frigideira antiaderente de 24cm em fogo médio-alto e pincele com um pouquinho de óleo. Despeje ¼ xícara (60ml) de massa na frigideira e vá girando até cobrir todo o fundo. Cozinhe por 2-3 minutos, vire e faça o mesmo do outro lado, até dourar. Repita a operação com o restante da massa – você deverá obter 8 panquecas.
Faça o recheio: em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o alho e refogue até perfumar (não deixe queimar). Junte a abobrinha, tempere com sal e pimenta e doure por 2 minutos. Acrescente a água, abaixe para fogo médio e cozinhe até a água secar e a abobrinha ficar macia, cerca de 8 minutos. Desligue o fogo, junte o feta e misture.
Recheie as panquecas com a mistura de abobrinha, enrole ou dobre ao meio e sirva.
Rend.: 4 porções
2 comentários:
Adorei a receita! Sempre quis fazer algo com farinha de grão de bico ~ e a combinação com feta deve ficar sensacional. :)
É com certeza uma ótima opção de café da manhã!
Postar um comentário