Monday, August 17, 2020

Risoto de espinafre e mozarela - almoço na mesa, mesmo com a geladeira pelada

English version

Risoto de espinafre e mozarela / Spinach and mozzarella risotto


Tempos atrás fiz um risoto com vários vegetais diferentes, usando quase que tudo o que havia no meu gavetão de legumes: ficou uma delícia e super nutritivo, cheio de coisas boas para a saúde. Desta vez, foi o completo oposto: a geladeira estava bem vazia, então fui ao freezer e fiz um risoto usando espinafre congelado, e joguei um pouco de queijo na equação para melhorar tudo. Nunca uso alho em risotos, mas no de hoje usei porque alho e espinafre ficam ótimos juntos.

Fiquei bem surpresa com o resultado do risoto, não imaginei que ficaria tão gostoso! João não é fã de risotos e repetiu – fiquei impressionada, porque isso nunca acontece. Sempre tenho espinafre congelado no freezer, uso muito em sopas, como esta, mas em risoto foi a primeira vez que usei. O resultado me deixou animada e mais ainda por colocar o almoço na mesa em menos de meia hora, o que é ótimo nos dias de faxina do apartamento. :D


Risoto de espinafre e mozarela

receita minha

- xícara medidora de 240ml

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal

½ colher (sopa) de azeite de oliva

1/3 xícara de salsão picadinho – pique, depois meça; usei congelado, direto do freezer

½ cebola pequena, picadinha

1 dente alho pequeno, picadinhos

¾ xícara (165g) de arroz arbóreo ou Carnaroli

¼ xícara (60ml) de vinho branco seco

sal e pimenta do reino moída na hora

3 bolinhas (100g) de espinafre congelado, já descongelado

3 xícaras (720ml) de caldo de legumes fervente

1 xícara (70g) de mozarela ralada grosseiramente – rale, depois meça

2 colheres (sopa) de parmesão ralado grosseiramente – rale, depois meça

Em uma panela média, junte metade da manteiga e o azeite e quando aquecer adicione o salsão e a cebola, refogando até que fiquem macios, 3-4 minutos. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto apenas – não deixe queimar para não amargar a receita.

Junte o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo, até que todos os grãos fiquem cobertos de gordura. Junte o vinho e refogue até que evapore. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente o espinafre e misture. Acrescente 1 concha do caldo quente por vez e vá mexendo até que o caldo quase seque. Acrescente outra concha de caldo mexa novamente até que ele quase seque – repita o processo até que o arroz fique al dente, o que vai levar cerca de 20 minutos. Adicione a manteiga restante e os queijos, misturando bem. Prove, acerte o sal e a pimenta se necessário, tampe a panela e aguarde 5 minutos. Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções 

2 comments:

DulceBeeNYC said...

Amiga,
Vou fazer. Kenzo nao eh chegado em risoto, mas esta curtindo comidas cremosas. Vou fazer risoto com ingredientes que ele gosta.
Bjs.

Eloisa Vidal Rosas said...

Oi querida, amo risoto e faço de tudo. Sempre tenho caldo de galinha congelado - eu cozinho as sobre coxas Korin com os temperos de sempre, guardo a carne que depois vou usando com diferentes "acabamentos". Essa semana recebi um risoto "mar e terra" de um chefe que aprecio, e ele faz com arroz cateto do MST. Sempre faço com arborio ou carnaroli, mas sabe que esse com arroz cateto me fascinou?! 😋 Beijão 🥰

Related Posts with Thumbnails