quinta-feira, agosto 13, 2020

Bolo de buttermilk, ou bolo de nada

English version

Bolo de buttermilk, ou bolo de nada

Por causa dos cafés da tarde aqui em casa, ando buscando receitas de bolo gostosas em livros e pela Internet – nem me lembro mais quando tinha sido a última vez que havia ficado horas procurando e marcando receita de bolo para fazer: por bastante tempo, meu foco foi mesmo somente receitas salgadas, com alguns eventuais cookies ou brownies para adoçar o dia do pessoal do escritório.

Estava com vontade de comer um bolo simples, ou bolo de nada, mas que ficasse com uma textura bem macia. Quando vi as fotos do bolo da Sydney fiquei com água na boca: era exatamente o que eu queria! Já fui logo para a cozinha tirar o tablete de manteiga da geladeira.

A receita dela não especifica tamanho de forma, mas eu sabia que com 3 xícaras de farinha a massa não caberia mesmo na forma que uso geralmente. Adaptei a receita para um bolo menor e fiquei bem feliz com o resultado. João disse que a casquinha açucarada de cima é a melhor parte do bolo, já eu fiquei doida mesmo com o miolo branquinho e incrivelmente macio.

Usei Frangelico para perfumar – adoro uma desculpa para usar bebidinhas em receitas, sou dessas – mas use extrato de baunilha se preferir (a Sydney não usa nada no bolo dela). Já ando pensando em fazer esta receita novamente usando raspas de laranja e Cointreau no bolo – delícia!

Bolo de buttermilk, ou bolo de nada

Bolo de buttermilk, ou bolo de nada

um tiquinho adaptado deste blog lindo

 

- xícara medidora de 240ml

 

2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente

1 xícara (200g) de açúcar cristal ou refinado

2 ovos grandes, temperatura ambiente

2 xícaras (280g) de farinha de trigo

1 ½ colheres (chá) de fermento em pó

¼ colher (chá) de sal

½ xícara (120ml) de buttermilk*, temperatura ambiente

1 ½ colheres (sopa) de Frangelico – opcional; Amaretto também ficaria ótimo. Se não quiser usar bebida alcoólica, substitua por 1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha

 

Para polvilhar o bolo antes de assar:

1 colher (sopa) de açúcar cristal ou demerara – aqui, o refinado não funciona, pois é muito fininho. Se não tiver os outros açúcares em casa, pule esta etapa da receita

 

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobrar nos dois lados mais longos, formando “alças” de papel, e unte o papel também. 

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura bem clara e fofinha – bata por pelo menos 4-5 minutos; quanto mais você bater a mistura nesta etapa da receita, melhor vai ficar a textura do seu bolo.

Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela algumas vezes durante todo o preparo. Junte o Frangelico (se for usar – ou a baunilha).

Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos em três adições, alternando com o buttermilk em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Misture até a massa ficar homogênea, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha (o bolo ficará duro e embatumado).

Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Salpique com o açúcar e asse por 50-60 minutos, ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).

Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 30 minutos, e então remova o bolo com cuidado da forma, usando as alças de papel, e transfira para a gradinha. Deixe esfriar completamente. 

O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 5 dias, entretanto achei que depois do terceiro dia ele começou a ficar mais sequinho (mas comemos mesmo assim). :D

* buttermilk caseiro: coloque ½ xícara de leite integral em um potinho e misture ½ colher (sopa) de suco de limão. Aguarde 10 minutos e use na receita 

Rend.: 8-10 fatias

6 comentários:

Mariana disse...

Nossa!! Deu água na boca aqui. Definido o bolo do fim de semana! ;)

Regia disse...

Nossa esse bolo com café deve ser um par perfeito!!! Vou fazer hoje...

Edna H B Born disse...

Patricia, que delicia de sugestão!!! Ficou demais!!!
Obrigada pelos detalhes no preparo, fizeram toda a diferença!!! Usei amaretto. 😘

Patricia Scarpin disse...

Edna, fiquei tão feliz sabendo que você gostou do bolo! Obrigada pelo comentário. Um beijo!

Celia Cotrim disse...

Fiz agora, no lugar do amaretto coloquei essência de limão, vamos ver se fica bom depois eu volto pra contar!

Sandra Barros disse...

Receita maravilhosa e fácil, parabéns! Fiz e adorei!