quarta-feira, agosto 26, 2020

Amanteigado formigueiro

English version

Amanteigado formigueiro / Anthill shortbread

Por causa do amor do Pingo pelo bolo formigueiro com farinha integral, acabei comprando um pacotão de chocolate granulado no final do ano passado, pois o meu pequeno vinha me visitar toda semana e fazíamos juntos o bolo.

Veio a pandemia, a necessidade do distanciamento social, e os bolos formigueiros foram deixados de lado. Vira e mexe dou de cara com o vidro de granulado no armário, me dá uma saudade danada dos sábados na cozinha com o Pingo. Queria arrumar um jeito de usar o ingrediente dias desses, e adicioná-los à massa de biscoito foi uma ideia.

Estes amanteigados são simples, mas deliciosos: ficam crocantes e desmancham na boca. Assei o primeiro cilindro de massa no dia em que a preparei, que foi também o dia em que fiz as fotos, e congelei a outra porção. Domingo passado meu marido estava querendo algo gostoso para acompanhar o seu cafezinho e não tinha mais bolo: liguei o forno a assei o outro cilindro de massa - biscoitos fresquinhos e gostosos para um domingo gelado em São Paulo. 

Amanteigado formigueiro / Anthill shortbread

Amanteigado formigueiro

um tiquinho adaptados dos amanteigados de açúcar mascavo da Annie Bell

 

200g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos

50g de açúcar mascavo claro

50g de açúcar cristal

300g de farinha de trigo

1/8 colher (chá) de sal

6 colheres (sopa) de chocolate granulado

3 ½ colheres (sopa) de leite integral, gelado


Para polvilhar os cilindros de massa:

1 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal ou demerara

 

Coloque a manteiga e os açúcares na tigela da batedeira e bata até que a mistura lembre uma farofa grossa – neste ponto, ainda haverá pedaços grandes de manteiga. Junte a farinha, o sal e o chocolate granulado e bata novamente, até que a mistura pareça areia molhada. Com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando o leite, aos pouquinhos, até que uma massa comece a se formar – você pode nem precisar usar todo o leite.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira até firmar bem, cerca de 4 horas ou de um dia para o outro – os cilindros de massa podem ser congelados por até 2 meses: apenas embrulhe-os com papel alumínio por cima do papel manteiga para proteger a massa de umidade.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro na geladeira), pincele-o levemente com água e salpique com metade do açúcar, espalhando de maneira uniforme. Em seguida, corte em fatias de 1cm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2cm entre uma e outra.

Asse por 15-18 minutos ou até que os biscoitos dourem nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa e o açúcar restante.

Os biscoitos podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 5 dias.

Rend.: 40 unidades

Um comentário:

São Ribeiro disse...

Além de lindos tem um aspecto delicioso.
Gostei muito.