sábado, julho 04, 2020

Bolo de iogurte, limão e semente de papoula e 14 anos de TK!

Bolo de iogurte, limão e semente de papoula

Hoje é um dia especial: meu blog completa 14 anos! É muito tempo, gente! Quando comecei a escrever aqui jamais pensei que duraria tanto, e muito menos que haveria tanta gente me seguindo, fazendo as receitas... É uma alegria enorme receber os comentários, mensagens e fotos de vocês me contando das receitas – fico com o coração quentinho!

Para comemorar, fiz um bolinho bem simples, porém delicioso, novamente a receita da Epicurious que já fiz mármore e com laranja, desta vez adaptada com limão taiti e sementes de papoula. Antes que me perguntem, vocês encontram as sementes no site da Bombay Temperos (não é publi), mas se vocês não tiverem em casa façam o bolo mesmo sem as sementes: ele fica macio e delicioso, perfumado de limão.

Que venham mais muitos anos de TK! Obrigada por me fazerem companhia por todo esse tempo, me inundando de carinho. <3


Bolo de iogurte, limão e semente de papoula
um nadinha adaptado do Epicurious, de novo!

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (200g) de açúcar, cristal ou refinado
raspas da casca de 2 limões taitis pequenos
¾ xícara (180g) de iogurte natural integral – usei de ovelha, por causa da lactose
½ xícara (120ml) de óleo vegetal – usei de canola
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) extrato de baunilha
1 colher (sopa) de sementes de papoula

Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.
Em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Em uma tigela grande, junte o açúcar e as raspas de limão e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Acrescente o iogurte, o óleo, os ovos e a baunilha misture usando um batedor de arame, até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos – se a massa ficar muito engrumada, misture levemente com o batedor de arame, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha. Acrescente as sementes de papoula e misture.

Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície.
Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 3 dias.

Rend.: 8 porções

5 comentários:

Anônimo disse...

Que bom q vc nos presenteia há 14 anos com as melhores receitas da Internet.
Gratidão eterna e que venham mais muitas décadas pela frente.

Liu disse...

Oi Patricia! Parabéns pra você e pro blog, te leio acho que deve ter uns 10 anos ou mais. Outro dia fiz essa receita mas tive que fazer umas adaptações pra usar o que eu tinha e pra terminar umas coisas que tinha na geladeira. Usei manteiga derretida porque não tinha óleo, açúcar mascavo porque não tinha o normal, yogurte grego porque só tinha esse e completei com um pouco de leite. Misturei também um creme de pistache que precisava dar fim e coloquei pistaches por cima. Ficou maravilhoso apesar de todas as adaptações!! Um abraço de bem longe pra você e mais uma vez parabéns! Obrigada por esse blog lindo e pelas opiniões tão contundentes!

Janis disse...

Parabéns, Patricia! Já faz alguns anos que acompanho seu blog e não lembro de alguma receita que tenha feito e não tenha gostado! Muitos anos e muita inspiração pra ti :)

somanu disse...

Parabéns ! Pra vc e pra nós !

Bruna Molozzi disse...

Parabéns!!! Acompanho o blog há uns 12 anos hahaha. Já testei várias receitinhas e sempre indico teu blog pra quem me pede alguma dica de receita legal. Que o TK continue por mais muitos e muitos anos!