Thursday, August 30, 2018

Bolo de iogurte e maracujá para matar a saudade dos bolos

English version

Bolo de iogurte e maracujá

Há tanto tempo que não posto um bolo por aqui, e sempre tenho a impressão de que as receitas mais queridas pelos leitores do blog são as de bolo: vira e mexe recebo comentários sobre elas ou então as vejo nas redes sociais (e isso me deixa super feliz, vocês sabem). :)

O de hoje é adaptado de diversas receitas de bolo preparadas usando-se o copinho do iogurte como medidor. Dei uma padronizada nas medidas para que a receita fique mais “certinha” (eu e minhas manias). O maracujá adicionado tanto à massa quanto à calda deixa o bolo muito saboroso – eu mantive as sementes, pois acho que o bolo fica mais bonito assim, mas se elas lhe incomodam é só passar a polpa pela peneira.

Bolo de iogurte e maracujá
adaptado de diversas receitas já vistas por aí

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
¾ xícara (1 potinho de 180ml) de iogurte natural integral
¾ xícara (180ml) de óleo de canola
2 ¾ xícaras (350g) de açúcar cristal
3 ovos grandes, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de polpa fresca de maracujá, com as sementes
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda:
¼ xícara (60ml) de polpa fresca de maracujá, com as sementes
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de água

Comece pelo bolo: preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de furo central com capacidade para 10 xícaras de massa.
Em uma tigela grande peneire a farinha, o fermento e o sal. Junte os outros ingredientes e misture com uma colher de pau somente até obter uma massa lisa – não bata demais para não ativar o glúten da farinha, senão o bolo ficará duro.
Transfira a massa para a forma e alise a superfície. Asse por 40-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos e então desenforme na gradinha, com cuidado.

Nestes 20 minutos, prepare a calda: junte os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe cozinhar por 4-5 minutos ou até espessar levemente e ficar com consistência de calda. Pincele a calda sobre todo o bolo ainda quente. Deixe esfriar completamente e sirva.

Rend.: 10-12 porções

5 comments:

Patricia Luck said...

Estou com 3 maracujás e um bocado de iogurte caseiro em casa. Acho que amanhã vou tentar esse bolo, está muito simpático!

Ameixinha said...

Fiz bolo de maracujá e iogurte a semana passada mas, antes, vim aqui fazer uma pesquisa. Por acaso, acabei não fazendo nenhuma receita sua porque queria um bolo de iogurte com calda de maracujá. Acho que tivemos a mesma ideia ao mesmo tempo 😊 Ficou lindo o seu bolo!

Lorenna Neves said...

Vi a receita ontem, e hoje corri para testar. Não dá pra descrever! Bolo de maracujá é meu preferido, e esta receita ficou muuuuito boa! Super úmido, maravilhoso.

Patricia Scarpin said...

Lorenna, você não imagina como eu fico feliz sabendo que a receita fez sucesso! Muito obrigada por vir aqui me contar o resultado! Beijos!

Luisa M. said...

Caraca que receita ótima!!! Fiz na versão cuocakese ficou uma delícia também. Amo maracuja, com iogurte então, perfeitos!

Related Posts with Thumbnails