segunda-feira, agosto 27, 2018

Sopa de couve-flor com curry

Sopa de couve-flor com curry


Algo que sempre me traz boas lembranças das minhas viagens são as comidas: sinto saudade de determinados pratos e vinhos dos lugares por onde passei.

Em 2016 estive em Buenos Aires e tomei uma sopa de couve-flor com curry em um restaurante chamado Restó: deliciosa, foi servida em uma xícara e vinha com um lagostim boiando nela (era um jantar com vários tempos e as porções eram pequenas). Quando voltei de lá ainda estava naquele ritmo frenético de testar receitas para o livro e foi assim que a sopa que lhes trago hoje surgiu. Ficou mais cremosa do que a do Restó e não coloquei o lagostim – confesso que de lá era mais gostosa, mas ainda assim a minha versão me trouxe boas recordações. :)

Sopa de couve-flor com curry
receita minha

1 colher (sopa) de manteiga sem sal
½ colher (sopa) de azeite extra virgem
1 alho-poró grande, só a parte mais clara, em rodelas
1 dente de alho grande, picadinho
1 batata grande, descascada e em cubos pequenos
1 cenoura, descascada e em cubos pequenos
1 couve-flor de aproximadamente 500g, cortadas em floretes pequenos (para que cozinhem mais rapidamente)
500ml de caldo de legumes caseiro, fervente
300ml de água fervente
1 folha de louro
1 colher (chá) de curry em pó
½ colher (chá) de cominho em pó
sal e pimenta do reino moída na hora

Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio-alto. Junte o azeite. Em seguida, junte o alho-poró e refogue, mexendo ocasionalmente, até murchar. Junte o alho e refogue por apenas por 1 minuto – não deixe o alho queimar, ou a receita vai amargar. Junte a batata, a cenoura e refogue por 3-4 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente a couve-flor, o caldo, a água, o louro e as especiarias. Tempere com sal e pimenta do reino, misture bem e assim que começar a ferver abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que os legumes estejam macios.
Retire o louro da sopa e bata com um mixer ou no liquidificador até ficar lisa (se usar o liquidificador, tome muito cuidado para não se queimar: remova a tampinha menor e então cubra a tampa com um pano de prato seco dobrado – desta forma o vapor tem por onde sair e a mistura não espirrará em você).
Sirva imediatamente.

Rend.: 3-4 porções (ou 2 porções generosas)


Um comentário:

Patricia Luck disse...

Hmmm. Friozinho por aqui e eu com uma couve-flor na geladeira. Perfeito para o jantar, obrigada!