quarta-feira, julho 12, 2017

Bolo de amêndoa e sementes de papoula para celebrar coisas simples

English version

Almond poppy seed cake / Bolo de amêndoa e sementes de papoula

Tempos atrás estava pensando nas coisas que tem o poder de melhorar os meus dias e foi meio que uma surpresa perceber que muitas delas são incrivelmente simples: chegar em casa do trabalho e imediatamente tirar os sapatos (especialmente quando estou usando salto alto), tomar um banho pelando nos dias frios – a pele sofre, mas quem consegue resistir? –, vestir o pijama e relaxar no sofá com uma caneca de chocolate quente... Alguns dias são bem difíceis e me espanta quanto conforto encontro nas pequenas coisas (ou talvez eu seja fácil de agradar, quem sabe?). :)

Enquanto preparava o almoço sábado passado, de repente me dei conta que não batia um bolinho havia séculos – fazer bolos é algo que me deixa bastante feliz: entra na categoria das coisas simples que alegram o meu dia, sobre a qual escrevi no início do post. E também há a vantagem de comer uma fatia de bolo fresquinho entre as refeições, quando bate aquela fominha misturada com uma vontade de comer um doce e uma fruta não resolveria.

Esta é uma receita que já fiz algumas vezes e como as coisas que descrevi no texto é bastante simples, porém ótima: o bolo é saboroso e úmido. Vai bem sozinho, com chá ou café, mas como eu tinha morangos lindos na geladeira decidi servir com o bolo e uma colherada de chantilly. Ainda assim simples, ainda assim boa e reconfortante: como ficar descalça depois de um dia se equilibrando em sapatos de salto. :)

Bolo de amêndoa e sementes de papoula
receita minha

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 ½ colheres (sopa) de sementes de papoula
½ xícara (100g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de Amaretto
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (130g) iogurte natural desnatado

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento, o sal e as sementes de papoula. Reserve.
Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de casca de laranja e esfregue com as pontas dos dedos até aromatizar o açúcar. Junte a manteiga e bata em velocidade médio-alta até obter um creme claro e fofo – raspe as laterais da tigela ocasionalmente durante todo o preparo da receita. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente o Amaretto e a baunilha.

Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o iogurte em duas adições – comece e termine com os ingredientes secos. Bata somente até obter uma massa homogênea. Despeje na forma preparada, alise a superfície e leve ao forno por 30-35 minutos ou até que o bolo cresça e doure – faça o teste do palito. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado, remova o papel e transfira o bolo para o prato de servir.

Rend.: 8 porções

6 comentários:

Brazilmt04 disse...

Olá! É sempre um prazer ler seu blog e colocar as mãos na massa! Como hoje posso, estou indo para cozinha testar a receita de sua autoria e aproveitar a farinha de amêndoas que comprei outro dia... Não vai rolar ficar descalça pelo clima, e temporariamente os saltos estão no armário esperando o meu retorno ao mercado de trabalho, mas o meu chá da tarde estará muito bem acompanhado. Abraço grande, Maria Teresa

O Cantinho dos Gulosos disse...

esse bolo está super bonito e com um aspeto delicioso.


Blog - O Cantinho dos Gulosos

Ana disse...

Eu estava justamente refletindo sobre isso, sobre como limitamos o conceito de felicidade e conforto ao estipular: só vou ser feliz se isso e aquilo de difíceis aconteceram, quando na verdade perdemos a oportunidade de ser feliz no presente, com as coisas simples. E o seu post me lembrou da Amélie Poulain!
O bolo está lindo, como todas as outras receitas do blog.
Tenho feito muitas receitas daqui, e todas tem me dado um resultado muitoooo gostoso! Ontem fiz os seus blondies (de limão e chocolate branco) maravilhosos

Unknown disse...

Nossa, parece delicioso este bolo. Amo semente de papoula em bolos, mas não tenho Amaretto, posso substituir por outro ingrediente?

Clarinha disse...

Belo bolo.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/07/sangria-de-melao.html

Patricia Scarpin disse...

Maria Teresa, querida, amei o seu comentário! Espero que você goste muito do bolo e que ele lhe traga alegria. Um grande beijo!

Ana Carol, acho que na ânsia de sermos felizes esquecemos das pequenas alegrias do dia a dia. Adorei saber que você está gostando das receitas e que as blondies foram sucesso (olha aí, mais uma pequena alegria para o meu dia saber disso!). Beijo!

Micheli, eu sempre coloco um pouquinho de Amaretto em receitas com amêndoas para deixar o sabor delas mais forte, mas você pode fazer o bolo sem, não há problema! Um beijo!